Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Outros verões: lembranças enviadas por leitores

08 de fevereiro de 2016 0

Em 1968: Juliana e Dalmira Mazzochi, Francisco Massochi e Justina Mazzochi na chamada praia dos colonos. Foto: acervo de família, divulgação

Janeiro e fevereiro são meses para recordar de antigos veraneios, no litoral ou na Serra mesmo. Da leitora Ledionara Massochi recebemos um curioso registro, feito pelo tio Rufino Mazzochi em 1968. A imagem foi tirada em um riacho na Capela de São José, interior de Caxias do Sul.

Naquele tempo, o lugar era considerado “a praia dos colonos”, além de ser fonte de energia para as famílias da comunidade de São Braz. Na foto vemos Juliana Mazzochi, Dalmira Mazzochi, Francisco Massochi e Justina Mazzochi.

Na sequência, outras contribuições enviadas por leitores.

Outros verões: Torres em 1954, Areias Brancas em 1964.

Fioravante Cetolin em Tramandaí em 1959. Foto: acervo de família, divulgação

Tramandaí em 1959

Fioravante Cetolin nasceu em 1912 no município de Daltro Filho e veio para Caxias com a esposa Ernesta Pivatto e seus oito filhos em 1952. Eles sempre residiram na Rua Ernesto Alves, esquina com a Isidoro Moretto.

Por anos, dedicou-se à confecção artesanal de cartucheiras e bainhas de facas e espadas, em couro, atividade ainda exercida pelo neto Cesar Cetolin, na mesma casa, na mesma rua.

Seu Fioravante gostava muito de viajar, o que comprova a foto acima, do veraneio de 1959, em Tramandaí. Ele faleceu em 2007, aos 95 anos.

Família Comandulli nos primórdios de Rainha do Mar.

Os Furlan em uma ainda bucólica Torres em 1968. Foto: acervo de família, divulgação

Torres em 196

Marta F. Matuella envia um registro da família Furlan, de Galópolis, em Torres, em 1968 (acima). Avelino Furlan e Dorinda Furlan aparecem com os filhos (da esquerda para a direita) Joel, Rita e Marta. E no colo, Juarez Furlan.

Família Lucchese em Arroio do Sal em 1966.

Quinteto de Vacaria: Paulo Gargioni e os amigos Celço, Lucidio, Rocha e Bruno, em Arroio do Silva (SC), em fevereiro de 1964. Foto: acervo de família, divulgação

Virando sereia: Miguelina Astha Heis da Silva em Tramandaí, em meados de 1950. Foto: acervo de família, divulgação

Arroio do Sal em 1961: Geni Dallegrave Dutra, Jussara Serra, Izaura Lucchese, Gessy Serra, Sergio Serra e Horizau Lucchese. Foto: acervo de família, divulgação

Envie seu Comentário