Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 11 junho 2009

Eles aprendem a comer bem

11 de junho de 2009 1

Para evitar o sobrepeso e não cair à tentação das calorias a mais, o pessoal do Colégio Rosário criou uma alternativa inteligente. Leia o relato da escola e inspire-se para dar novas ideias à instituição que seu filho estuda. Outra atitude que você pode ter é mudar o lanche da garotada, substituindo bolachas e salgadinhos por sanduíches vitaminados, frutas e bolos feitos em casa.

 

(Foto: Divulgação, Colégio Rosário)

“Nomes então complicados e distantes da realidade das crianças estão se tornando familiares .

Proteínas, carboidratos, cereais, pirâmide alimentar entre outros termos passaram a fazer parte do dia-a-dia da sala de aula dos alunos da 5ª série do Colégio Marista Rosário. Além de entender o que significam, os estudantes estão aprendendo na prática a importância de uma alimentação saudável, e como realizar boas escolhas na hora do lanche escolar.

Esse conteúdo diferenciado faz parte de um projeto interdisciplinar, onde até uma praça de alimentação saudável foi montada.

A exposição dos trabalhos ocorreu no ginásio do colégio. No espaço, os alunos foram responsáveis por organizar lanchonetes saudáveis, desde a preparação das bancas, até a produção dos alimentos que eram oferecidos aos colegas e visitantes.

A atividade faz parte do projeto Cuidando para uma Vida Saudável. Desde o início do ano, assuntos como ecossistemas, cadeias alimentares e hábitos saudáveis de alimentação foram aparecendo de forma sistemática na sala de aula. Os alunos também receberam a visita de profissionais das áreas da Nutrição e Odontologia, para entender o quanto a opção por um lanche saudável reflete na saúde como um todo.

Postado por Anelise

Livros didáticos serão recolhidos no Rio

11 de junho de 2009 0

A Secretaria Municipal de Educação do Rio determinou o recolhimento de um livro didático de História, usado em algumas escolas para alunos do 4º ano do ensino fundamental, por considerar inadequada uma ilustração que mostra índios tupis executando seus inimigos para vingar seus antepassados

A gravura aparece num capítulo que se propõe a ensinar os rituais das tribos indígenas do século 16, na Coleção Projeto Pitanguá, da Editora Moderna.

“É inaceitável que falhas como essa ocorram. Consideramos esse tipo de imagem inadequada e já estamos recolhendo os exemplares desse livro” disse, em nota, a secretária de Educação, Claudia Costin, ressaltando que os pais também podem devolver os livros às escolas.

Os livros utilizados na rede de ensino do Rio são escolhidos pelo próprio professor, por uma lista elaborada e avaliada pelo Ministério da Educação.

Também em nota, a Editora Moderna informou que todas as ilustrações do livro são reproduções de pinturas ou gravuras históricas presentes em museus, bibliotecas e acervos públicos. “Por se tratarem de material histórico, inserido num livro de estudo de História, as ilustrações devem ser analisadas dentro de seu contexto de época e cultura.”

(Agência Estado) 

Você acha adequados os livros didáticos adotados pela escola de seu filho?

Postado por Fabíola

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...