Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 11 julho 2009

Cárie precoce da infância

11 de julho de 2009 1

A odontopediatra Mircelei Saldanha Sampaio nos mandou um textinho para ajudar os pais a prevenirem a cárie nas crianças.

 

A cárie de mamadeira, cárie de peito, cárie precoce da infância ou ECC (sigla do inglês Early Childhood Caries) é uma doença de evolução rápida e agressiva que leva à destruição dos dentes decíduos (dentes de leite), e pode evoluir para quadros tão severos que interferem negativamente, no crescimento, desenvolvimento e na qualidade de vida do bebê.

As causas mais comuns para sua instalação são:

_ Hábito de amamentação noturna sem horários determinados, em livre demanda, após a irrupção dos primeiros dentes;

_ Ingestão de mamadeiras açucaradas várias vezes ao dia, principalmente durante a noite;

_ Introdução precoce do açúcar na alimentação do bebê e o uso de carboidratos fermentáveis entre as refeições;

_ Falta ou inadequada higienização bucal do bebê, principalmente após as mamadas;

_ Utilização de bico com mel, açúcar ou geléias;

_ Fatores imunológicos;

_ Quantidade e qualidade da saliva do bebê, entre outros.

O bebê tem seu primeiro dente irrompendo por volta dos seis meses e, se nenhuma medida educativa e preventiva com relação à dieta e à higiene bucal for dada aos pais, esse bebê poderá ser um provável candidato a essa severa doença. A ECC em países desenvolvidos tem uma prevalência de 1% a 12% enquanto em países em desenvolvimento, e em suas populações carentes, é de 70%.

Um estudo feito aqui no Estado constatou que a doença cárie (51%) foi o motivo que mais levou as mães a procurarem o atendimento odontológico para crianças de zero a três anos.

Um alerta é necessário aos pais do bebê com relação a essa doença, que tem características peculiares e pode-se dizer que é muito influenciada pelo estilo de vida da família. Recomenda-se aos pais que procurem orientações odontológicas o mais cedo possível, antes da irrupção do primeiro dente do bebê, pois assim estarão promovendo a saúde bucal de seu bebê.

 

(foto AP, banco de dados)

Postado por Anelise

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...