Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A agenda do seu filho

27 de outubro de 2009 6

A psicóloga Renata, que nos fala sobre a importância do brincar, e o filho Matheus/Arquivo Pessoal
Um alerta é o que nos dá a psicóloga Renata Görski Bedin Damian, mãe do Matheus, de 4 anos. Natural de Santiago e morando atualmente em Nova Esperança do Sul (RS), ela pede que os pais evitem sobrecarregar a agenda dos seus filhos, para que eles tenham tempo de algo muito importante no seu desenvolvimento: BRINCAR.

E a Renata dá a dica, a partir de sua experiência como mãe. Confira:

Minha casa está sempre cheia de crianças, amigos do meu filho que está com 4 anos. É muito bom poder observar as brincadeiras, a personalidade, o comportamento e as diferenças entre eles e seus modos de brincarem.

O brincar é muito importante na infância, através dele a criança interpreta a sua realidade, coloca em ação suas fantasias, busca solução para seus problemas, aprende a conviver com o outro, apresenta seus sentimentos e emoções, interpreta o mundo adulto, elabora seus valores e aprende a conhecer o mundo em que vivemos. O brincar faz parte do desenvolvimento infantil e auxilia na formação da personalidade.

Meu filho gosta muito de joguinhos educativos, que, na minha opinião, são maravilhosos para a construção do eu. Com os jogos, a criança aprende a conviver com as regras, aprende a respeitar ao próximo e ao que é pré-estabelecido. Meu filho também gosta de construir cabanas, usa colchões, lençois e travesseiros, recebe seus amigos – reais ou imaginários – conversa “sozinho”, planeja estratégias, soluciona problemas e toma decisões. Às vezes, ele se torna profissional da saúde e age como tal, administra sua cabana como se fosse uma clínica. Muitas vezes, a cabana se desmacha e mais um aprendizado: recomeçar do zero!

Acredito que os pais, pensando no futuro dos filhos, fazem os mesmos pularem etapas do desenvolvimento, as agendas encontram-se sobrecarregadas de atividades extraescolares e resta pouco tempo para dedicar-se à infância e aos brinquedos. Na minha opinião, a agenda sobrecarregada deve ser deixada para quando nossos filhos forem adultos, claro que essas atividades são importantes, mas não a ponto de deixar as crianças com pouco tempo para a diversão.”

Postado por Fabiana Sparremberger

Comentários (6)

  • Débora Rodrigues Frescura diz: 9 de novembro de 2009

    Muito boa a forma como a psicóloga Renata expôs o assunto, com exemplos de seu próprio filho,nos fazendo perceber que em torno do brincar existe bem mais do que diversão. Parabéns!

  • Anderson Bonoto diz: 27 de outubro de 2009

    Parabéns Renata,vc sempre em busca do bem da humanidade.

  • Daniela Colpo diz: 27 de outubro de 2009

    Adorei o modo como a Psicóloga Renata expos o assunto.
    Estou grávida e tenho acesso a todas postagens para que eu possa, sossegadamente enfrentar as dificuldades e os prazeres em ser mãe.
    Um abraço a todos!

  • Clarice Franz diz: 3 de novembro de 2009

    Parabéns pela forma abordada.Quantos pais sobrecarregam a agenda de seus filhos pensando ser útil para a vida e acabam prejudicando e pulando etapas importantes da infância.

  • marcelo diz: 8 de setembro de 2011

    ola renata parabens pelo brilhante trabalho, pala dedicaçao e desempenho que vem demostrando em seu perfeito papel . ser uma pessoa assim deve ser satisfatorio, nesta vida nada acontece por acalso tudo tem um porque e vc como pisicologa deve enterder como é ser difisil estar loje de uma pessoa expecial e de grande importacia, pessoas assim ajente d guardar dentro do peito e vc pode ter a serteza q vc se encontra no meu . interpretacoes boas so se encontra dentro de uma pessoa como vc . renata as pessoa jiram em torno deste mundo e nao veem oq esta passando ao seu redor, muintas veses a fadiga do proprio trabalho nao deixa a pessoa enchergar a carencia ou uma necesidade de um ser humano . a palavra chave de tudo isso é AMOR :

  • marcelo diz: 16 de outubro de 2011

    És legal como proficional, e fabulosa como mulher todos tem varias caracteristicas e vc RE és a beleza e simpatia que torna a vida valer apena sonhar com alguma coisa é esparar que um dia se torne realidade . tudo na vida pode ser ossivel.

Envie seu Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...