Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 17 fevereiro 2010

Corrente do bem

17 de fevereiro de 2010 1

Desde a chegada da pequena ao mundo, integramos uma espécie de “corrente do bem” (esse é o título traduzido de um filme tocante e antigo que vale a pena conferir).
São tantas as expressões de carinho e energias positivas direcionadas à pequena que nem conseguimos dimensionar o tamanho dessa corrente.
Saímos na rua e recebemos palavras amáveis de um ilustre desconhecido… Doces recados chegam por meio de telefonemas, e-mails e comentários no blog. Tudo isso sem falar na energia positiva gerada por inúmeras visitas (apesar do cansaço inevitável dessa nova rotina, as visitas são sempre bem-vindas).
Os pequenos e as pequenas são capazes de transformar velhos carrancudos em criança felizes.
Os pequenos e as pequenas são capazes de transformar pais preguiçosos em pessoas “superativas”.
Os pequenos e as pequenas são capazes de transformar pais egoístas em pessoas desprendidas de vaidades e futilidades.
Os pequenos e as pequenas são capazes de encher uma casa de alegria com um simples sorriso, fazendo um biquinho para mamar ou dando um estrondoso “arroto” de satisfação após a alimentação.
Os pequenos e as pequenas são capazes de transformar outras vidas dando a elas um sentido muito maior e melhor.
Enfim, quero estender essa “corrente do bem” a todos os pequenos e as pequenas que, como a Antonela, chegam trazendo um colorido especial a esse mundo que andava tão cinzento…

Impotência e força

17 de fevereiro de 2010 4

Quando estamos grávidas ou quando a cegonha ainda está sendo encomendada, imaginamos como tudo será quando o nosso tesouro vier ao mundo. Um dos principais desejos – e também medos – é o de conseguir amamentar e o de ter um filho com saúde. Lendo a experiência que a Tici traz para o blog, é impossível não reviver a nossa, recente ou nem tanto. Eu não tive problemas em amamentar o Bruno. Em contrapartida, vivi a experiência de vê-lo engessado dos pés às coxas, já na primeira semana de vida. E foi assim por dois meses ininterruptos, tirando e colocando o gesso, para tratar o pé torto congênito.
O que eu quero dizer com tudo isso? Que nós, mães, sempre estamos nos esforçando ao máximo pelos nossos filhos, ou dentro da barriga ou fora dela. Mas há coisas que fogem as nossas vontades e nos fazem sentir impotentes.
Somos menos mães porque não conseguimos alimentar nossos filhos só com o leite materno, apesar de tantas tentativas incansáveis?
Somos menos mães porque tivemos um filho que não nasceu perfeitinho da cabeça aos pés?
Somos menos mães porque, muitas vezes, choramos ao não conseguir evitar que eles sofram?
Somos menos mães porque, incontáveis vezes, estamos questionando se estamos, mesmo, sendo as melhores mães para nossos filhos? Se estamos educando nossos filhos corretamente?

Não.

Não.

E Não.

Somos mais mães porque, diante daquilo que não podemos controlar, não desistimos e não nos deixamos abater. Em nome do filho, da família e de nós mesmas, vamos em frente, guerreiras e incansáveis na missão que recebemos. Se não podemos tudo por eles, pedimos a quem pode tudo por todos para que nos proteja e conduza nessa tarefa, muitas vezes difícil, mas sempre gratificante.
A Tici pode não ser uma “vaca leiteira”, como ela imaginou ser, mas, tenho certeza, deixa a Antonela empanturrada com o principal alimento que podemos dar a nossos filhos, que é o amor. E o que pode ser mais importante que o amor?
Eu posso não ter gerado em meu ventre um filho de corpo totalmente perfeito, mas concebi o melhor filho que eu poderia receber neste mundo. 
Não somos menos mães porque não conseguimos dar aos nossos filhos tudo o que sonhamos. Somos mais mães, sim, porque tivemos a bênção de vivenciar o maior amor de todos. O mais puro, o mais incondicional, o mais verdadeiro. E algo pode ser mais importante ou relevante do que isso? Todo o resto são experiências pelas quais passamos para ficarmos ainda mais fortes nessa grande tarefa que é a maternidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...