Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 27 fevereiro 2010

"Brincar é trabalho de criança"

27 de fevereiro de 2010 0

Brinquedos: é só apertar o botão é um dos capítulos do livro Sob Pressão – Criança Nenhuma Merece Superpais, de Carl Honoré. Selecionei alguns trechos interessantes para compartilhar com vocês.

A maior diversão, junto com as brincadeiras mais enriquecedoras, acontece mesmo com os brinquedos mais simples, aqueles que deixam mais lugar para a imaginação da criança.

Depois de uma experiência da IPA realizada em Buenos Aires, os pais se reuniram para discutir as descobertas. Alguns ficaram surpresos com o fato de os brinquedos de alta tecnologia terem obtido tão pouca atenção. “Isso faz você se perguntar se essa coisa eletrônica não está mais dirigida aos pais do que às crianças”, disse uma mãe. “Talvez estejamos comprando esses brinquedos para exibirmo-nos ou para nos sentirmos pais melhores.”

Outras dessas fábricas de brinquedo mostram-se mais cautelosas e preocupadas, pois não existem evidências sólidas de que os brinquedos educativos proporcionem uma melhora na cognição. A Dra. Kathleen Alfano, diretora de pesquisa infantil da companhia Fisher-Price, admite claramente: Não há provas de que esse tipo de brinquedo ajude as crianças a ficar mais inteligentes.”

O Dr. Michael Brody, que leciona Crianças e a Mídia na Universidade de Maryland e preside o comitê de Televisão e Mídia da Academia Americana de Psiquiatria da Criança e do Adolescente, é um dos muitos que pensam que os brinquedos modernos muitas vezes são estruturados demais. “Brincar é o trabalho das crianças, e por isso os brinquedos básicos – blocos, bonecos, brinquedos de empurrar, argila, lápis de cor e papel – são as melhores”, afirma ele. “(Muitos brinquedos modernos) impõem às crianças as histórias de outra pessoa, e assim elas não desenvolvem sua própria imaginação.”

Como pais, pensamos que o mais recente e mais caro dos brinquedos, especialmente se afirma ser educativo, seria a melhor coisa para nosso filho, mas nem sempre isto é verdade. As crianças precisam de brinquedos que lhes permitam ser crianças.”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...