Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 2 março 2010

Por um lugar na agenda

02 de março de 2010 7

Estou numa maratona para marcar uma consulta com o ortopedista pediátrico do Bruno. É o único que atende pelo nosso convênio de saúde em Santa Maria, e talvez até seja o único especializado na área por aqui. Foi ele o bendito médico que resolveu o pé torto congênito do Bruno sem a necessidade – pelo menos por enquanto – de fazer um procedimento cirúrgico. Ele acompanha o guri desde a primeira semana de vida. O Bruno já é paciente há quase cinco anos, portanto.
Do médico, só tenho boas recomendações e agradecimentos a fazer. O problema é conseguir uma consulta com ele. Será essa a sina de médicos que vão ficando famosos e se destacando em suas áreas de atuação? Vira uma loteria conseguir consulta? Tudo bem, é só uma revisão, que costumamos fazer de 6 em 6 meses para ver se os pés do Bruno não retrocederam no problema…
Estou tentando achar lugar na agenda do ortopedista desde o início de fevereiro. Primeiro, a atendente informou que a dita cuja só abriria no dia 25 de fevereiro porque o médico estava em férias. Pois chegou o dia 25, uma quinta-feira, e liguei cedo da manhã, para conseguir a consulta. Era minha segunda tentativa. A informação era que “deu uma pane no sistema de marcação de consultas”, e eu teria de voltar a ligar no dia 1º de março, uma segunda-feira. Pois bem, pela terceira vez estava eu nesta maratona, telefonando no dia 1º de manhã, para ser informada que a agenda de março já estava lotada. E que eu precisaria ligar de novo no dia 21 de março para ver se, com sorte, conseguiria uma consulta para abril.
Diante da minha indignação, a atendente pediu paciência, argumentou que todo mundo estava tentando, que muitos estavam nessa mesma situação… Justificativas que não consolam o coração de mãe, que sempre quer saber se tudo está bem com o filho e que segue à risca as recomendações médicas de consultas e revisões. Fiquei pensando nos pais que precisam de um atendimento urgente… Fazem o quê? Será que para eles há uma brecha na atribulada agenda?
Já troquei de pediatra porque tinha um maravilhoso e muito famoso na cidade, mas que, nos momentos em que mais precisamos, não podia estar presente. Não dá, né? Mas de ortopedista, eu não vou trocar. E não é porque é o único, não, mas é porque é o que nos atendeu maravilhosamente nestes quase 5 anos, e em quem confiamos cegamente. Resta-nos esperar e torcer para que, na quarta tentativa, tenhamos sucesso. Dia 21 de março, tenho um compromisso inadiável na agenda: tentar uma consulta novamente. Enquanto isso, ficamos na torcida para que os pés do Bruno sigam exatamente onde estão.

Decidimos dar a chupeta

02 de março de 2010 8

A Antonela vai completar um mês e, desde os primeiros dias, resistíamos à ideia de dar bico para a pequena. Desde os primeiros dias de vida, notei que ela fica fazendo o movimento de sucção mesmo após a mamada. Às vezes, chupa os dedos.
Li alguns artigos contrários de fonoaudiólogas e dentistas (o uso prolongado afeta a arcada dentária etc). A maior parte dos pais mais “experientes” é a favor. A pediatra orientou para dar o bico apenas se estivesse escrito na testa dela: “Quero bico”.
Diante da dúvida, tiramos a ideia da cabeça…
Há alguns dias, ela choramingava muito antes de dormir _ o grande sono da noite (em torno de cinco horas de espaçamento). Quando a gente pegava a pequena no colo, o choro cessava imediatamente. O pai afirmou que era “balda” das visitas do dia, e teríamos de ter um pouco de paciência…
Só que no sábado passado, o colo foi insuficiente para conter o choro… Pensamos que poderia ser a temida “cólica”. Depois de um tempo naquele impasse, o pai colocou o “consolo” na boca da pequena que, imediatamente, ficou calada e apreciou com afinco a novidade.
Desde então, quando a Antonela está muito agitada e principalmente à noite, antes de dormir, damos o bico. Depois que ela dorme, tiramos.
Foi assim que descobrimos que a famosa frase “Quero bico” estava bem estampada na testa da pequena.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...