Reproduzo aqui o comentário enviado por Jose M. Barros, sobre o post 12 Horas na Escola? O leitor não informa, mas, pelo que parece, integra a Confederação Nacional das Associações de Pais de Portugal, a Confap, e traz uma explicação para a abertura das escolas durante 12 horas do dia. Confira:
Seria melhor indagar junto da Confap (Confederação Nacional das Associações de Pais de Portugal) a sua proposta em vez de tirar ilações de artigos de imprensa. A Confap não defende 12 horas na escola, mas, sim, que as escolas possam estar abertas 12 horas para que as associações de pais possam desenvolver actividades de apoio à família no acolhimento das crianças antes das 9h e depois das 5h30min (períodos fora das actividades lectivas).
Trata-se apenas de harmonizar o horário das escolas com os horários de trabalho, já que em Portugal muitos pais começam a trabalhar às 8h e muitos outros às 9h, e cujos horários de saída também são diferentes.
Não se esqueçam que as alterações ao Código do Trabalho e orientações europeias quanto à "flexisegurança" exigem cada vez mais essa flexibilidade de horários de trabalho. Ora, as respostas sociais têm de reflectir isso mesmo ou assistimos impávidos à drástica diminuição da natalidade em Portugal.
De resto, a Confap apresentou, na Assembleia da República, uma petição sobre o "Tempo para a Família" exigindo isso mesmo. Não é a Confap que está em contramão, mas sim uma sociedade neoliberalista.
Abraço.







Comentários