A discussão/reflexão está boa nos comentários deixados nos posts sobre "Mãe é muito diferente de pai". Publico agora uma opinião do Juliano Lanius, 25 anos, estudante de Santa Maria. Um rico depoimento de filho, que não quer errar no momento em que for pai... Obrigada, Juliano, pela colaboração.
A respeito do que foi dito na Coluna Meu Filho, desta segunda-feira (16/05), acho sim que mãe e pai têm diferentes papéis na educação dos filhos, mas também são igualmente responsáveis por tal educação. E penso que é assim que deve ser.
Como já tratado por Fabiana e Ticiana, aconteceram mudanças significativas para que os pais pudessem um assumir os afazeres do outro. Enquanto ao pai cabia a missão de prover financeiramente o lar, à mãe restava o papel que o próprio nome implica. Porém, este trabalho (sim, trabalho mesmo, e que deveria ser muito bem remunerado) não engloba somente o de cuidar e de alimentar as crianças, mas, sim, de manter a organização da casa, as roupas – de toda a família – lavadas e passadas, comida na mesa, compras no supermercado, arrumação da louça após as refeições, e por aí vai.
Ah, e não esqueçamos de que ainda tem o papel de esposa, que deve estar sempre disposta a dar carinho e atenção ao seu “macho trabalhador”. E se uma imprevisível dor de cabeça aparece, milhões de idéias maldosas e errôneas surgem à mente masculina.
À mãe coube o papel de geradora de vida, pois somente ela sabe o real valor de dar à luz. Se Deus quis que fosse assim é por que tinha a certeza de que a mulher daria conta do recado, e sem reclamar. Ao pai, o simples fato de depositar seus espermatozóides no óvulo feminino já o deixa cheio de razão para se intitular o pai do ano.
Pais são mais relapsos, desatentos. Às vezes, pensam que um presente ou uma grana de vez em quando suprirão as conversas que não acontecem, os conselhos que não são dados, aos NÃOS que são necessários, aos telefonemas que não são feitos. Mas não generalizemos, sempre temos exceções, graças a Deus! Existem aqueles que se esmeram e desempenham muito bem suas atribuições de pais.Mesmo assim, a grande maioria coloca nos ombros da mãe toda a responsabilidade pelos atos dos filhos ou o que acontece com eles. E, advinha? A mãe assume esta responsabilidade, sem medo algum de tentar fazer com que sua cria seja uma pessoa boa e cresça feliz.
Espero ser um pai diferente do meu. Como meus pais se separaram muito cedo (eu devia ter uns 3 anos), sei bem como é acordar esperando uma ligação no dia do aniversário e adormecer, ainda esperando. E com certeza, consigo colocar nos dedos de minhas mãos o número de vezes em que o telefone tocou nesta data. E nem por isso, cresci frustrado ou com raiva do mundo. Claro, não vou negar que as mágoas não se foram completamente, mas o esforço e dedicação com que minha mãe me fez um homem foram o alicerce em que construí meu caráter.
Às mães, um parabéns pela coragem e determinação com que abdicam de boa parte de suas vidas para que seus filhos sejam contentes e realizados e sintam orgulho delas. E, tenham a certeza, nós sentimos. Aos pais, um pedido: um pouco mais de atenção aos detalhes, pois muitas vezes, um olhar pode querer dizer “me dá um abraço?”. E isso não custará nem uma hora extra a mais no trabalho. É de graça.







Muito interessante teu relato Juliano, tbém fui filha de pais separados, hj depois de 13 anos separarados voltaram, para minha alegria, pois meu filho tem presente os avós, acho que a base e estrutura da família é essencial para a criação dos filhos.
Tenho maior orgulho da minha mãe, pois ela nos educou, ela nunca deixou faltar nada, e tão pouco o amor de uma mae, e tbém muitas vezes fez o papel do meu pai que não estava presente.
Sempre disse e hoje como mãe, tenho a certeza, uma mulher consegue fazer o papel de mãe e pai ao mesmo tempo, porém um pai não, claro que sempre existe aquele pai que vale muito mais que uma mãe, mais ainda é uma excessão.
Juliano, pode ter certeza vc será um MARAVILHOSO pai.
Hoje sendo mãe percebo bem as diferenças entre eu e meu marido, e tbém a reação do Eduardo quando está sozinho com o pai, percebo que comigo ele sempre está querendo mimos, me testando, e com o pai ele consegue brincar, ficar sentadinho vendo televisão...
Lindo, lindo, comovente como um filho pode escrever tão claramente sobre os papéis da maternidade/paternidade.
Parabéns para a mãe do Juliano, que criou este Homem!
Juliano, teus filhos terão muita sorte de te ter como Pai.
Juliano
muito bem colocado, ambos tem a mesma responsabilidade.
Só achei uma pena vc nao ter desenvolvido melhor a parte dos papéis diferentes.
Eu continuo achando um retrocesso diferenciar papeis por sexo numa educação.
E igualmente em todas as questões sociais.
Dividir funções sociais por sexo, é muito machismo. O fato é que a mulher consegue se ater a detalhes, por razões naturais, o homem tem a visão mais ampla, pouco se atem a detalhes.
Mas quando se trata de filhos, ele não tem o direito de usar isto como desculpa, é puro relaxo mesmo.
Pq tem homens mais cuidadosos que muitas mães? Então isto nao justifica.
Lindo depoimento, Juliano. E parabéns a sua mãe que o criou desta forma.
Costumamos reclamar do modo que os homens nos tratam e aos seus filhos, mas esquecemos que eles foram educados por mulheres (na maioria dos casos), e então cabe a nós mulheres educarmos para que eles cresçam menos machistas e aptos para exercerem seus deveres de pai e companheiro.
Ola....
Nossa fiquei emocionanda com o depoimento do Juliano, realmente parabéns para sua mãe, e com certeza tu serás um ótimo marido e pai.
Sabemos que quando uma mulher engravida ela que decide mudar a sua vida, pois os pais amam, cuidam, mas a vida q muda mesmo desde o inicio, desde o primeiro enjouo é o da mãe, essa vida sim, sofre e recebe a mudança.
Queremos sim ter filhos, mas sabemos o q teremos que deixar de fazer e viver para isso.
Juliano
Parabéns para a tua Mãe ela realmente souber fazer um excelente trabalho.
Acredito que no futuro mais homens terão essa visão clara sobre as mulheres e todos os desafios que enfrentamos no nosso dia a dia.
Fabiana
Mais uma vez parabéns, você reúne duas qualidades sensacionais: inteligência e sensibilidade.
Abraço
Mara - Mãe da Nathalia ( 3 anos )