Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 19 março 2012

É pecado não querer filhos?

19 de março de 2012 10

Todos os posts de Ticiana Fontana

Esta coluna é dedicada principalmente a pais e mães. Porém, hoje, o assunto da Em Nome do Filho envolve outro público que cada vez cresce mais na estatística brasileira e mundial: casais bem resolvidos que não querem filhos. Isso não significa que não gostem de crianças, sejam egoístas ou contrários às leis da natureza.

A Síntese de Indicadores Sociais 2010 revela que dos 62,3 milhões de arranjos familiares no Brasil, 15,2% são de casais sem filhos e sem parentes. O aumento do número de uniões sem prole não envolve apenas anônimos, celebridades não escondem que não têm vontade de ser pais e mães (veja quadro abaixo).

A decisão de seguir sem prole pode ter diversas razões. A falta de liberdade pode aparentemente parecer uma motivação egoísta, mas, por outro lado, a opção por ter um filho também pode ter raízes egoístas como vaidade, continuação do nome da família e ter alguém para cuidá-lo na velhice – mesmo que a presença de um filho não seja garantia de um fim de vida menos solitário.

A justificativa financeira pode ser aceitável já que estudos revelam que o gasto médio com uma criança pode comprometer até 40% do orçamento familiar. Porém, a questão monetária também pode ser uma desculpa de quem não quer assumir a falta do desejo. Outra premissa que vem sendo descartada ou é, no mínimo, questionável é a ideia de que é da natureza feminina o desejo da maternidade.

Casais sem filho geralmente são alvo de estigmas e preconceitos. Ranços à parte, ser pai ou mãe é uma escolha que precisa ser bem pensada e analisada, é necessário avaliar os prós e contras e, sempre observando o contexto de uma vida inteira e não apenas o momento. (Ticiana Fontana) *

* Coluna Em Nome Filho, pubicada toda segunda-feira no jornal Diário de Santa Maria

Justificativas das celebridades internacionais **

- Ter filhos muda sua vida drasticamente, e eu amo minha vida do jeito que ela é. ( Cameron Diaz, atriz)

- Não quero ter bebês. Adoro crianças e tudo mais, no entanto, amo dormir bastante e não ter que me preocupar com muita coisa. (Eva Mendes, atriz)

- Definitivamente, não sou o tipo ‘pai do ano’. (George Clooney, ator)

- Nunca pensei em ter filhos, e hoje tenho 152 meninas. Isso é que é gestação. (Oprah Winfrey, personalidade da TV americana)

** Fonte: Correio Braziliense

Álbum de Família - Galeria 22

19 de março de 2012 4


A publicação da foto no site ou caderno Meu Filho está sujeita à aprovação da equipe de Zero Hora. Como existe uma demanda muito grande, não é possível prever o prazo para a publicação. No entanto, na medida do possível, as imagens serão publicadas pela ordem de envio. Os álbuns são publicados sempre às segundas-feiras.


Quer ver seu pitoco no Álbum de Família? Mande suas fotos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...