Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

É pecado não querer filhos?

19 de março de 2012 10

Todos os posts de Ticiana Fontana

Esta coluna é dedicada principalmente a pais e mães. Porém, hoje, o assunto da Em Nome do Filho envolve outro público que cada vez cresce mais na estatística brasileira e mundial: casais bem resolvidos que não querem filhos. Isso não significa que não gostem de crianças, sejam egoístas ou contrários às leis da natureza.

A Síntese de Indicadores Sociais 2010 revela que dos 62,3 milhões de arranjos familiares no Brasil, 15,2% são de casais sem filhos e sem parentes. O aumento do número de uniões sem prole não envolve apenas anônimos, celebridades não escondem que não têm vontade de ser pais e mães (veja quadro abaixo).

A decisão de seguir sem prole pode ter diversas razões. A falta de liberdade pode aparentemente parecer uma motivação egoísta, mas, por outro lado, a opção por ter um filho também pode ter raízes egoístas como vaidade, continuação do nome da família e ter alguém para cuidá-lo na velhice – mesmo que a presença de um filho não seja garantia de um fim de vida menos solitário.

A justificativa financeira pode ser aceitável já que estudos revelam que o gasto médio com uma criança pode comprometer até 40% do orçamento familiar. Porém, a questão monetária também pode ser uma desculpa de quem não quer assumir a falta do desejo. Outra premissa que vem sendo descartada ou é, no mínimo, questionável é a ideia de que é da natureza feminina o desejo da maternidade.

Casais sem filho geralmente são alvo de estigmas e preconceitos. Ranços à parte, ser pai ou mãe é uma escolha que precisa ser bem pensada e analisada, é necessário avaliar os prós e contras e, sempre observando o contexto de uma vida inteira e não apenas o momento. (Ticiana Fontana) *

* Coluna Em Nome Filho, pubicada toda segunda-feira no jornal Diário de Santa Maria

Justificativas das celebridades internacionais **

- Ter filhos muda sua vida drasticamente, e eu amo minha vida do jeito que ela é. ( Cameron Diaz, atriz)

- Não quero ter bebês. Adoro crianças e tudo mais, no entanto, amo dormir bastante e não ter que me preocupar com muita coisa. (Eva Mendes, atriz)

- Definitivamente, não sou o tipo ‘pai do ano’. (George Clooney, ator)

- Nunca pensei em ter filhos, e hoje tenho 152 meninas. Isso é que é gestação. (Oprah Winfrey, personalidade da TV americana)

** Fonte: Correio Braziliense

Comentários (10)

  • Daniela diz: 19 de março de 2012

    Sei que não é fácil educar uma criança. Isso exige algumas renúncias. Parabenizo quem pensa antes de ter. Se não se vê se doando de verdade para uma pessoa, a ponto de abrir sua vida para uma grande mudança, realmente não vejo motivos para ter filhos. Se é para engravidar e deixar que a vida dê conta da criança, como muitissimos pais fazem, então não tenha.
    Quanto a pergunta-título do post, prefiro nem entrar em questão religiosa, se é pecado ou não… Não sei, mas sei que é muito inteligente refletir em vários aspectos antes de ter um filho ou mais de um.

  • janaina mãe da Olivia diz: 19 de março de 2012

    Ate aos 30 anos, eu dizia q não queria filhos e evitava de ficar perto de crianças, “por falta de paciência”, mas isto foi ate conhecer meu marido Rafael q me fez mudar de ideia, então vi q familia é tudo de bom, AMEI estar gravida e não existe palavras nem nada para comparar o q eu sinto pela Olivia com 3 anos e 10 meses. Hoje sim minha vida tem sentido e vejo o mundo com outras cores, GRAÇAS A DEUS Q MUDEI, sou muuuuuuuito feliz!!!

  • Daniela 2 diz: 19 de março de 2012

    Para mim, a única razão válida para se ter filhos é querer ser mãe. Se a mulher não quer ser mãe, não deve ser. É simples, não tem que arrumar desculpa, nem ficar se justificando, porque “todo mundo” tem filhos.

  • Fabiana diz: 19 de março de 2012

    Ahhhh….por favor!!!Pecado é ter filhos sem planejamento e sem condições e abandoná-los em lixeiras,conteiners,lagos ou matá-los a pancadas!!!
    Não tive,não tenho e não terei filhos, mas sou muito feliz e resolvida e tenho amor prá dar, vender e consorciar(rsrsrs) pros sobrinhos e filhos dos amigos.

  • Luciana Mittmann diz: 19 de março de 2012

    Ter filhos é uma decisão muito séria. Muda a vida no instante exato que se descobre a notícia, a partir daquele momento já se imagina a criancinha, como será, que atitudes vai ter, com quem vai se parecer.
    As notícias que acompanhamos todos os dias nos jornais, seja de abandono, ou maus-tratos, nos levam cada dia mais a querer encontrar uma forma de amenizar o sofrimento destas crianças. O que nos leva a dar importância também à adoção.
    “Ter um filho” não significa “gerar um filho”, e sim, dar a uma criança um lar, carinho atenção, estudo, condições dignas de sobrevivência.
    O simples fato de “querer dar continuidade ao nome da família”, ou “ter alguém para lhe cuidar na velhice”, não justifica, pois hoje temos leis que permitem que os homens adquiram o sobrenome da mulher no casamento, da mesma forma que estamos cheios de notícias de maus-tratos a idosos, e assassinatos dos próprios pais por ganância, vingança, etc.
    Não tenho filhos, mas tenho 2 sobrinhos lindos, que são meus afilhados também, e espero (um dia) poder ter o direito de escolher, se quero ou não ter, independente de “todo mundo ter”, ou “ser da natureza feminina”.

  • Morgana ( Mãe do Dudu) diz: 20 de março de 2012

    Ter um filho é sentir seu coração bater fora do seu próprio corpo, é AMAR loucamente alguém antes mesmo de nascer… é abrir mão de vc mesma… mas é além de tudo O AMOR MAIS VERDADEIRO QUE EXISTE.
    Ao menos é assim que sinto pelo meu filho… como vão sentir e saber de tudo isso, sem ter filhos??? Mas isso não significa que serão mulheres mal resolvidas…
    E tenho plena certeza que hj sou muito melhor que antes da vinda do Eduardo…
    Mas essa foi a minha opção, ser mãe…

  • Juliana diz: 22 de março de 2012

    Acho muito bacana as pessoas que pensam antes de ter filhos, acho corretíssimo as pessoas terem consciência e dizerem NÃO, não quero ter filhos. Eu tenho uma filha e sou a pessoa mais feliz do mundo. Não discrimno quem não quer ter. Isso não quer dizer que a pessoa não tenha bom coração ou que não goste de criança. Só depois de eu ter minha filha é que vi que ter filho É MUITO sério, tem que se dedicar de corpo e alma, abdiciar de mts coisas, doar-se, amar, ensinar, cuidar, dar um lar, valores, princípios! Eu entendo os casais que optam por nãot er filhos e acho que bacana terem essa consciência. Agora eu? Eu nasci pra ser Mãe!

  • kleber diz: 30 de abril de 2012

    As pessoas que estão realmente preparadas e seriam as ideais para dar uma educação justa e digna são justamente as que não querem filhos.

  • Mari diz: 16 de dezembro de 2012

    Eu amo crianças, sou uma tia corujissima e carrego um sofrimento enorme por não poder ter filhos, já estou a anos na fila para adoçao, e nada de me chamarem para ser mamãe! Infelizmente eu não tenho essa opção de escolha como a grande maioria das mulheres, apenas tenho que esperar por um milagre de um dia meu telefone tocar para ir buscar uma criança abandonada em algum abrigo ou a sorte de algum anjo me oferecer um bebê por não poder ficar com ele. É uma sina horrível, jamais desejaria isso para alguém, de ter o seu maior sonho da vida e não poder realizar e ficar apenas na esperança de um milagre. Eu nasci para ser mãe, mas houve um erro grave no percurso.

  • Simone diz: 11 de abril de 2013

    Puxa, li o comentário da Mari e fiquei emcionada. Espero que você consiga realizar seu grande sonho e faça um pequenino bem feliz.

    Ainda não desejo ter filhos (tenho 29 anos), mas também não descarto totalmente a idéia, afinal, o mundo dá voltas.
    Desde a infancia eu costumava rejeitar minhas bonecas e jamais brincava de casinha. Nunca tive problemas de identidade sexual e nem convicções feministas – eu era simplesmente contra o sistema de forma incosciente e natural, rsrsrs.

    Mas a atitude de adotar uma criança abandonada é a coisa mais nobre do mundo! Eu acho que adotaria algum dia, mas eu o faria não para me completar, mas para resgatar e completar a vida dela.

Envie seu Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...