Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 23 abril 2012

Adolescentes a perigo

23 de abril de 2012 1

Todos os posts de Fabiana SparrembergerAtenção, pais de adolescentes e também de crianças que, logo ali, chegam lá. Recebi uma pesquisa feita pelo professor de Educação Física Felipe Vogt Cureau, e orientada pelo professor doutor Felipe Fossati Reichert, cujos dados são assustadores. Em sua dissertação de mestrado, o professor  realizou o trabalho com o objetivo de avaliar a presença, entre adolescentes, de sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, tabagismo, consumo excessivo de álcool, excesso de peso e pressão arterial elevada.
Foram entrevistados 1.142 adolescentes,  entre 14 e 19 anos, de 20 escolas de Ensino Médio de Santa Maria, entre abril e agosto do ano passado. Entre os resultados mais importantes:

53,5% dos adolescentes são sedentários

85,8% têm hábitos alimentares inadequados (ou pelo consumo excessivo de gordura ou pela baixa ingestão de fibras)

8,6% dizem ter fumado cigarro no último mês

22,3% afirmam ter consumido álcool em excesso

23,9% apresentam excesso de peso (expresso por um IMC acima do recomendado)

31,3% têm pressão arterial elevada para sua idade

Outro ponto que preocupa – e muito – é que 97,3% dos adolescentes entrevistados apresentaram pelo menos um dos fatores de risco pesquisados. E, nesse estudo, 75,6% dos alunos apresentaram dois ou mais fatores de risco simultâneos.

E como nós, pais de crianças, podemos evitar que essas estatísticas sejam evidenciadas também pelos nossos filhos? E os pais de adolescentes que já apresentam essa realidade, devem fazer o quê?
E mais uma vez aparece a necessidade dos pais serem o exemplo. Eles precisam ter um estilo de vida saudável, e os filhos tendem a imitar esse comportamento.

- Filhos de pais que praticam alguma atividade física são mais ativos que filhos de pais sedentários – avisa o professor.

Os pais das crianças precisam, segundo Felipe, atuar de forma preventiva, conversando sobre a importância de um estilo de vida adequado e incentivando a adoção de hábitos saudáveis desde cedo.

Aos pais de adolescentes, o convite é que incentivem os filhos, que vivem grudados no computador, no videogame e na TV, a praticar atividades físicas prazerosas, sem exagerar na cobrança. E pais de adolescentes sabem bem disso: se não for legal para eles, não vai rolar. (Fabiana Sparremberger)
(Coluna Em Nome do Filho, publicada no Diário de Santa Maria desta segunda-feira)

DETALHANDO OS DADOS
Na pesquisa, 11,5% dos adolescentes entrevistados apresentaram quatro ou mais fatores de risco. Por exemplo, 22,4% dos adolescentes pesquisados mostraram-se, ao mesmo tempo, sedentários e com hábitos alimentares inadequados.

A pesquisa ainda identificou à existência de subgrupos de adolescentes expostos a presença de dois ou mais fatores de risco simultâneos. Nesse sentido, destacam-se os adolescentes de mais idade e menor condição econômica.

Os adolescentes de ensino médio da cidade de Santa Maria devem ser incentivados, de diversas formas, a adotar um estilo de vida mais saudável. Ao mesmo tempo, sabe-se que a mudança de hábitos não é algo fácil, principalmente se não houver apoio da família, da escola e da sociedade. Porém, os benefícios de um estilo de vida saudável, desde a juventude, são bem maiores que essas dificuldades.

Minha Mãe é uma Joia está de volta

23 de abril de 2012 7

Uma mãe para lá de especial, que mora em uma das 38 cidades da região onde circula o Diário de Santa Maria, vai receber um presente valioso neste Dia das Mães. É que está sendo lançado, pelo segundo ano, o concurso cultural Minha Mãe é Uma Joia, uma promoção do Diário de Santa Maria e da Bellart.

Respondendo à pergunta “Por que minha mãe vale ouro?”, filhos e filhas estão sendo convidados a usar a criatividade e concorrer a esta linda corrente de ouro amarelo 18 quilates com pingente de coração em ouro amarelo 18 quilates.


Confira o regulamento completo do concurso abaixo e, depois, preencha o formulário com a frase (ele está logo após o regulamento).
E capriche na frase que sua mãe merece este presentão!

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL “MINHA MÃE É UMA JOIA”
1. Objeto e Prazo
1.1. O Concurso Cultural “Minha Mãe é Uma Joia” será promovido pela RBS – Zero Hora Editora Jornalística S/A – Diário de Santa Maria, inscrita no CNPJ sob o nº 92.821.701/0026-68 (Realizadora).
1.2. O Concurso será realizado em toda a região de cobertura do Diário de Santa Maria, compreendendo as 38 (trinta e oito) cidades do centro do estado do Rio Grande do Sul, quais sejam Agudo, Caçapava do Sul, Cacequi, Dilermando do Aguiar, Dona Francisca, Faxinal de Soturno, Formigueiro, Itaara, Itacurubi, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Lavras do Sul, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santa Maria, Santana da Boa Vista, Santiago, São Francisco de Assis, São Gabriel, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Tupanciretã, Unistalda e Vila Nova do Sul, no período compreendido entre às 8h do dia 23 de abril de 2012 às 18h do dia 11 de maio de 2012, e consistirá na premiação do participante que enviar a melhor resposta à pergunta “Por que minha mãe vale ouro?” com uma corrente de ouro amarelo 18 quilates com pingente de coração em ouro amarelo 18 quilates.

2. Das Condições de Participação
2.1. Para participar, todas as pessoas interessadas, no período compreendido entre às 8h do dia 23 de abril de 2012, às 16h do dia 07 de maio de 2012, deverão informar os seguintes dados: nome completo, cidade onde mora, data de nascimento, telefone, RG e, quando menor de 18 (dezoito) anos, os mesmos dados do representante legal, além de enviar sua resposta de acordo com a pergunta disposta no item 1.2., sob pena de desclassificação.
2.1.1. As informações poderão ser recebidas das seguintes formas:
a) Por meio dos cupons publicados no jornal Diário de Santa Maria, no período compreendido entre 23 de abril de 2012 a 07 de maio de 2012, entregues nas lojas: Bellart Óptica, localizada na Rua Venâncio Aires, n.º 1831, das 8h30min às 19h, sem fechar ao meio-dia, ou na Joalheria na Galeria do Comércio, localizada na Rua do Acampamento, n.º 436, das 8h30min às 19h, sem fechar ao meio-dia, ou ainda, no Royal Plaza Shopping, no 2º andar, das 10h às 22h, e no Centro Comercial Dois Irmãos, no bairro Camobi, das 9h às 21h, e/ou,
b) Enviadas pelo o blog Meu Filho, no endereço www.diariosm.com.br/meufilho
2.2. As respostas deverão ter no máximo cento e sessenta (160) caracteres.
2.3. Os participantes poderão se inscrever quantas vezes desejarem, desde que com respostas distintas.
2.4. Não terão validade as respostas que não preencham as condições do Concurso estabelecidas neste Regulamento, ou que não estejam adequadas ao tema proposto.
2.5. Os participantes serão automaticamente desclassificados do Concurso em caso de fraude comprovada ou de envio de resposta que não seja de sua autoria, podendo ainda responder por crime de falsidade ideológica ou documental.
2.6. Os participantes serão excluídos automaticamente do Concurso, ainda, em caso de envio de respostas com teor grosseiro, ofensivo, discriminatório ou que violem qualquer lei municipal, estadual ou federal, ou, ainda, com teor comercial (propaganda de produtos e serviços que não sejam relacionados a Realizadora).
2.7. Em momento algum poderá a Realizadora ser responsabilizada por inscrições perdidas, atrasadas, enviadas erroneamente, incompletas, incorretas, inválidas ou imprecisas. A Realizadora não será responsável por problemas, falhas ou funcionamento técnico, de qualquer tipo, em redes de computadores, servidores ou provedores, equipamentos de computadores, hardware ou software, ou erro, interrupção, defeito, atraso ou falha em operações ou transmissões para o correto processamento de inscrições, incluindo, mas não se limitando, a transmissão imprecisa de inscrições ou falha da Realizadora em recebê-las, em razão de problemas técnicos, congestionamento na internet ou no site ligado ao Concurso, vírus, falha de programação (bugs) ou violação por terceiros (hackers).
2.8. As respostas inscritas que não apresentarem nenhuma das características que os impeçam de serem aceitas neste Concurso poderão ser exibidas em internet, mídia eletrônica e mídia impressa.

3. Do Julgamento Pela Comissão Julgadora
3.1. O julgamento da resposta mais criativa será feito no período compreendido entre as 17h do dia 08 de maio de 2012 até as 19h do dia 10 de maio de 2012, na sede da Realizadora, na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, nº 25, bairro Patronato, Santa Maria/RS.
3.1.1. A Comissão será composta por 04 (quatro) membros da Realizadora.
3.2. Os parâmetros que serão utilizados pela Comissão Julgadora da melhor resposta são: criatividade, originalidade e adequação ao tema proposto.
3.3. A verificação do resultado do presente Concurso é de inteira responsabilidade dos participantes.
3.4. A resposta escolhida será divulgada no site do jornal Diário de Santa Maria, o www.diariosm.com.br , no dia 11 de maio de 2012 e, no jornal impresso, na edição de 11 de maio de 2012.

4. Do Prêmio
4.1. O autor da melhor resposta do Concurso receberá como prêmio uma corrente de ouro amarelo 18 quilates com pingente de coração em ouro amarelo 18 quilates.
4.2. O prêmio é pessoal e intransferível e não poderá ser convertido em dinheiro, nem trocado por outro item.

5. Da Entrega Do Prêmio
5.1. A entrega do prêmio acontecerá no dia 11 de maio de 2012, no período compreendido entre as 9h às 12h e das 14 às 18h, na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, nº 25, Bairro Patronato, em Santa Maria/RS, mediante apresentação, pelo vencedor ou seu representante legal de documento oficial de identificação (RG ou CNH).
5.2. O custo com deslocamento será arcado exclusivamente pelo vencedor.
5.2.1. Caso o participante não resida na cidade de Santa Maria/RS, o custo com deslocamento será arcado pela Realizadora, a qual reembolsará integralmente e exclusivamente com as passagens de ônibus, mediante apresentação do respectivo comprovante.
5.3. A Realizadora não se responsabilizará pela autenticidade dos dados fornecidos pelo participante no ato da inscrição, ou pelo fornecimento de informações incorretas, imprecisas ou incompletas, que impossibilitem a entrega do prêmio.
5.4. O vencedor deverá atender a todas as condições e termos expressos neste Regulamento, para o recebimento do prêmio.
5.5. Na hipótese de não ser possível a entrega do prêmio ao vencedor do Concurso, por motivo de desclassificação do mesmo, nos termos deste Regulamento, ou por qualquer outro motivo devidamente justificado, o prêmio será entregue à resposta mais criativa a seguir classificada nos termos dos itens 3.1. e 3.2. – e assim sucessivamente.
5.6. Na hipótese de o vencedor não desfrutar do prêmio, após esse ter sido disponibilizado, não acarretará o direito a uma nova seleção.
5.7. O prêmio será entregue livre e desembaraçado de qualquer ônus para o contemplado.
5.8. O prêmio será entregue ao vencedor, sem qualquer sorteio ou operação assemelhada, nem vinculação de seus participantes à aquisição de qualquer bem e/ou utilização de qualquer serviço ou mediante pagamento.

6. Das Considerações Gerais
6.1. Este Concurso tem cunho exclusivamente cultural e a participação nele não está subordinada a qualquer modalidade de álea ou pagamento pelos concorrentes, nem vinculada à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, de acordo com o disposto no art. 3º, II, da Lei nº 5.768/71 e art. 30, do Decreto nº 70.951/72.
6.2. Ao inscrever-se para participar do Concurso, nos termos deste Regulamento, o participante estará automaticamente autorizando a Realizadora a utilizar, de modo gratuito, definitivo e irrevogável, de seu nome, imagem e som de voz em qualquer veículo de imprensa, impressa, eletrônica e digital, tanto para fins de divulgação do presente Concurso, quanto para fins comerciais, cedendo também à Realizadora todos os direitos autorais por tempo indeterminando relativos à resposta criada, que passará a ser de sua propriedade.
6.2.1. As autorizações descritas acima não implicam em qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia por parte da Realizadora.
6.3. Pelo simples ato de inscrição neste Concurso, o participante ainda autoriza, reconhece e aceita que os dados pessoais e demais informações, inclusive os submetidos por meio do formulário de participação, passam a ser de propriedade da Realizadora, que poderá utilizá-los para os fins necessários à adequada realização deste Concurso, sem que qualquer valor seja devido ao participante.
6.4. O participante, neste ato, assume plena e exclusiva responsabilidade pela resposta que produzir, por sua titularidade, originalidade, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, eximindo a Realizadora de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.
6.5. O participante reconhece e aceita expressamente que a Realizadora não poderá ser responsabilizada por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação neste Concurso ou da eventual aceitação do prêmio.
6.6. O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o Concurso suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro ou motivo que esteja fora do controle da Realizadora e que comprometa a realização do Concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como originalmente planejado.
6.7. Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o presente Concurso, os participantes poderão entrar em contato pelo telefone (55)3220-1825, ou pelo e-mail comercial@diariosm.com.br
6.8. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela Comissão Julgadora mencionada no item 3 acima.
6.9. Estão impedidos de participar do Concurso os empregados da Realizadora, seus cônjuges, seus parentes até terceiro grau ou pessoas que de alguma forma participem, direta ou indiretamente, da produção do concurso, bem como parentes até terceiro grau destas pessoas.
6.10. A participação neste Concurso implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste Regulamento.
6.11. Cópia deste Regulamento poderá ser obtida no site www.diariosm.com.br
Santa Maria, 23 de abril de 2012
Comissão Organizadora


Álbum de Família - Galeria 27

23 de abril de 2012 3




A publicação da foto no site ou caderno Meu Filho está sujeita à aprovação da equipe de Zero Hora. Como existe uma demanda muito grande, não é possível prever o prazo para a publicação. No entanto, na medida do possível, as imagens serão publicadas pela ordem de envio. Os álbuns são publicados sempre às segundas-feiras.


Quer ver seu pitoco no Álbum de Família? Mande suas fotos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...