Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 7 maio 2012

Escola, profissão, avós e medos

07 de maio de 2012 1

‘Pais são a primeira autoridade a recuperar’

O futuro profissional dos filhos, que atualmente não estão mais parando em empresa alguma, e a formação de “uma geração de analfabetos funcionais” foram alguns dos assuntos tratados na palestra de Içami Tiba em Santa Maria, na última quinta-feira. A colunista conversou com o psiquiatra e educador e traz, aqui, alguns bons momentos da conferência e da entrevista realizada no hotel Itaimbé.

O futuro profissional
A educação hoje é um trem muito comprido, as novidades demoram anos para chegar. Os estudos não correspondem às necessidades dos alunos para eles começarem a trabalhar. E quando o jovem, formado e com diploma, chega na empresa, ele se pergunta: “Como é que essa empresa pode contribuir com a minha carreira?” Ele não pergunta: “Como é que eu posso contribuir e melhorar a empresa?”. Os jovens não param nas empresas, e os desempregados da meia idade estão sendo chamados de volta. (…) A escola não consegue preparar o profissional.

Parceria escola/família
A escola precisa ajudar a orientar os pais a serem parceiros e, nessa parceria, formar os filhos que desandaram porque a mãe falava vinho, e o pai, água; a família, vinho, e a escola, água. É preciso começar a reagir usando a parceria escola e família. É nela que a escola tem condições de formar, de ajudar a ensinar o caminho para os “desandados”.

A geração de analfabetos funcionais
Os pais culpam a escola porque o filho não vai bem. “Como é que não viram isso antes?”. Foi reprovado? Há lei que permite fazer reclassificação em outra escola. E você passa. Não se reprova mais aluno. E assim se estraga uma geração, formando os analfabetos funcionais. Cerca de 20% da população não sabe fazer relatório, não sabe conta de divisão. Isso depois de 11 anos na escola.

A necessidade de mudança
(…) Temos de mudar a geração que está chegando. E a primeira autoridade a ser recuperada são os pais. Eles têm de agir com as crianças, dar segurança a elas. A criança não é livre, não tem conhecimento sobre a liberdade. A escola pediu uma mochila e especificou qual. Mas os pais vão na loja e pensam que podem comprar uma melhor. Não limitam a escolha daqui até ali. Então, o filho vai escolher uma mochila maior, inadequada, que ele nem consegue carregar. E quem leva a mochila da criança? O pai.

Professor também tem de evoluir
(…) Há professores que estão dando a mesma aula há 30 anos. Temos de enterrar esse método. O professor que não consegue inserir o conteúdo no dia a dia do aluno está obsoleto. O aluno só consegue enxergar e aprender aquilo que conhece, que vivencia.

Os medos das crianças
Medo é insegurança. Falta de confiança em que a protege. São pais que não estão formando os filhos como educadores, e sim como protetores.

A criação dos filhos por avós
Os avós estão hoje mais sustentando os netos do que ajudando na educação. É muito amor e pouca competência.

Fabiana Sparremberger

(Coluna Em Nome do Filho publicada no Diário de Santa Maria na edição de segunda-feira)

Vídeo: o que fazer se o bebê engasgar

07 de maio de 2012 0

Sabe o que fazer se o seu filho se engasgar? O técnico de enfermagem do Samu em Caxias do Sul Valtair Eliseu Luz de Morais ensina em vídeo. Em caso de urgência, ligue para 192.


Álbum de Família - Galeria 29

07 de maio de 2012 2


A publicação da foto no site ou caderno Meu Filho está sujeita à aprovação da equipe de Zero Hora. Como existe uma demanda muito grande, não é possível prever o prazo para a publicação. No entanto, na medida do possível, as imagens serão publicadas pela ordem de envio. Os álbuns são publicados sempre às segundas-feiras.

Quer ver seu pitoco no Álbum de Família? Mande suas fotos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...