Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

A preferência por um dos filhos existe?

24 de julho de 2012 53

Tudo bem que a Carminha, a vilã de Avenida Brasil, é uma pessoa doida e não serve muito de parâmetro. Mas desde os primeiríssimos capítulos da novela eu fiquei com uma grande dúvida: por que ela ama tanto o filho mais velho, Jorginho, e despreza a mais nova, a menina Ágata? Ambos são filhos de Max, o amante da loira.

Existe mesmo uma preferência por um dos filhos quando a mãe tem mais de um? E, principalmente, quando um da prole é "problemático" (feito Jorginho) exige mais atenção dos pais e acaba sendo considerado o preferido? (já ouvi essa "teoria" algumas vezes)

Hora da polêmica, mães. O espaço de comentários está aberto!

Comentários (53)

  • Juliana diz: 24 de julho de 2012

    eu acredito que exista uma preferência quando se tem mais de um filho, e os pais não se dão conta disso, é automático, acontece. meus pais tem eu e meu irmão mais velho, e na família todos em algum momento já me comentaram a nitidez de preferência em relação ao meu irmão, sempre foi assim desde a infância que eu já estou acostumada. Hoje tenho 33 anos e sou mãe de uma menina de 2 anos e acho que não vou ter um segundo, por medo que isso aconteça. É frustante para um filho crescer nestas condições psicológicas dentro de um lar. Juliana - São Leopoldo/RS

  • Monica diz: 24 de julho de 2012

    Gente, sou filha única e tbm só tenho um filho por enquanto, mas ja vi muitos casos onde a mãe tem preferência por um dos filhos, e isto é visto até por quem não conhece tão bem assim a família...deve ser muito difcil para o filho "não preferido"...beijos

  • simone diz: 24 de julho de 2012

    Tenho dois filhos e não tenho preferência. Amo incondicionalmente os dois. Evidente que em determinados momentos um ou o outro recebe mais atenção em razão de uma situação especial (está com sono, doente, chateadinho, é menor e não consegue fazer alguma coisa), mas isso não é preferência, mas dar atenção mais a um em um momento e mais ao outro em determinado momento. Mas tem gente doida para tudo. Vejo mães que tem "preferência"/orgulho pelo filho mais bem sucedido, como vejo mães com "preferência"/exacerbada proteção para com filhos destruturados.

  • Priscila diz: 24 de julho de 2012

    Sim, a preferência existe na maioria das famílias com mais de um filho (digo isso porque vejo "de fora", sou filha única e não sou mãe). Mas, ao contrário do que sugeriu a Camila no post, o que ejo é que geralmente o "preferido" não é o problemático, ao contrário: é o(a) filho(a) comportado, estudioso e talentoso, que faz os pais racharem de orgulho. Por conta disso, pelo menos um dos "outros" acaba se tornando justamente "o problemático", para chamar para si as atenções da família e por se sentir preterido. Conheço vários casos assim.

  • Juliano diz: 24 de julho de 2012

    Essa é uma das maiores verdades do mundo, apesar de nunca ter olhado essa porcaria de novela, sei muito bem como é isso, comigo e com outras pessoas, em todas as famílias, com mais de um filho isso acontece.

  • Helena diz: 24 de julho de 2012

    o que percebo é que o argumento da mãe é sempre o mesmo "não tenho preferência, amo incondicionalmente" ,mas o que vejo na pratica é outra realidade
    Penso eu, que apenas o filho possa dizer se sente ou não preterido.

  • veramaria diz: 24 de julho de 2012

    Preferência nada tem a ver com amor,vem da afinidade e das condições diferentes de criação passo a passo ,parto ,necessidades de maior aten~ção por problemas de saúde,aprendizado ,etc que requerem maior atenção para um do que para outros
    cuja necessidade da mãe se confundem com preferência.Eu com tres penso assim.

  • Eduardo diz: 24 de julho de 2012

    Venho de uma familia com três filhos, posso afirmar, existe preferência, mas não é algo proposital, como disse alguém aqui nos comentários, afinidade é natural no ser humano. Não se trata de ter mais amor por um ou por outro, contudo, certamente tem aquele que desperta algo a mais na relação mãe/pai e filho. Não entendo porque os pais tem medo de admitir, é da natureza humana e como tal deve ser tratado, não há nada de errado nisso.

  • MORSE diz: 24 de julho de 2012

    Existe. E normalmente é pelo que não presta.

  • Nalva diz: 24 de julho de 2012

    Sou mãe de um casal e posso dizer que amo os dois com a mesma intensidade. O que existe porém, é uma maior afinidade com um ou outro, momentos em que um precisa de mais atenção que o outro e tem também a personalidade de cada filho, que interfere muito no relacionamento com a mãe.

  • Gláu diz: 24 de julho de 2012

    Eu tenho 3 irmãos e sou mãe de uma menina de 3 anos. Sinto que minha ama os filhos incondicionalmente, mas tem um preferido, meu irmão (que já faleceu), e isso nunca me incomodou, pq realmente ele era uma pessoa maravilhosa, que merecia ser o predileto! Mas acredito sim que uma mãe tenha o seu preferido.

  • luciano diz: 24 de julho de 2012

    EXISTE. MAS TODO AMOR É CEGO ATÉ O DE MÃE.

  • Sereia diz: 24 de julho de 2012

    Acredito que há sim preferencia por um dos filhos. Vivi isto dentro de casa, somos em 3 e minha mãe tinha preferencia por um (que ela se orgulhava e admirava por qlqr suspiro dado - diga-se de passagem sempre foi o mais problemático dos 3 e se tornou o mais acomodado, visto que sempre recebeu suporte e amparo por suas falhas e nunca foi confrontado a corrigir seus erros).
    A preferencia dada sempre foi comentário dentro da família e de amigos mais próximos e sempre foi justificada dizendo que o preferido era o que mais precisava da atenção e que tinha passado pelos piores momentos (já que era o mais velho e eles não tinham experiência, nem uma situação financeira estável, etc.).
    Hoje tenho uma filha e não pretendo ter outros exatamente por ter passado por esta experiência dentro de casa, onde um acabou centralizando e ganhando toda a atenção e os outros viveram a margem disputando um sorriso ou um elogio.

  • claudia marinho diz: 24 de julho de 2012

    Eu tenho 3 irmãos ,a preferencia da minha mãe pelo meu irmão 3 é nitida hoje tenho dois filhos é tento não fazer istó, tento sempre ver pelo lado das caracteristicas de cada um deles mais não que eu ame um mais que o outro...concordo com a Nalva

  • marcelo soares diz: 24 de julho de 2012

    Eu acredito que exista mesmo as vezes a preferencia por um dos filhos,eu tenho duas filhas Laís e Laura. Amo as duas da mesma forma com a mesma intensidade,porem concordo com a Nalva as vezes pode acontecer de existir maior afinidade com um ou com outro, que nao e o meu caso.

  • maria helena diz: 24 de julho de 2012

    existe isso sim, e o pior é quando o filho preferido acaba mandando em toda a família, prejudicando o irmão menos preferido. eu passei por isso, e concordo com o (a) morse: geralmente é pelo que menos presta.

  • Lisiane Lopes diz: 24 de julho de 2012

    Tenho dois filhos, um menino e uma menina, prefiro sempre ter os dois por perto! O que se sabe é que as pessoas têm necessidades diferentes, inclusive a gente como mãe, e que dessa forma o ser humano vai tenho comportamentos diferentes, com as diversas pessoas de seu convívio. No meu caso, minha filha necessitou de mais cuidados quando bebê (problemas de saúde) e hoje me exige mais atenção, pois se acostumou comigo sempre por perto. Já o menino que não teve nenhum problema de saúde, é mais tranquilo. Não há preferências, há zelo e super proteção... a gente como mãe, pensa ERRONEAMENTE que pode resolver tudo e as vezes acaba sendo mal entendida. As personalidade deles são muito diferentes, mas amo os dois do jeitinho que eles são!

  • Helo B. diz: 24 de julho de 2012

    Não tenho filhos, mas tenho uma irmã mais velha. E desde sempre meus pais mostraram preferencia por ela. Quando ela era pequena teve um problema de saúde e acabou causando um problema grave no coração. Entendo que isso já a torna mais "cuidada". Mas, hoje tenho 32 anos e ela 34. Tudo que tenho consegui com meu esforço e trabalho, minha irmã ganhou tudo de mão beijada. Até hoje é assim. Se compro algo, meu pai ou minha mãe (q hj são divorciados) vão lá e dão de presente para a minha irmã. Trabalho desde os meus 19 anos, sempre batalhei por tudo e ver alguém ganhar tudo de graça é decepcionante. Eu trabalho, ela não. É sustentada pelo marido e pela minha mãe. Em certos momentos essa predileção me fez perder um pouco do respeito que tenho por meus pais, pois sei que por mais q me esforce, que trabalhe, batalhe que mostre que sou capaz, jamais serei boa o suficiente para eles. Até viagem pra Europa ela ganhou da minha mãe. Eu nunca sai do Brasil.

    Pretendo ter uma filha apenas, para jamais fazer meus filhos passarem por uma situação parecida com a que eu passei e passo até hj. Sei o quanto é frustrante você se dedicar e não ser reconhecida pelos próprios pais. Não desejo isso a ninguém.

  • Daniela 2 diz: 24 de julho de 2012

    Ihhh, esse assunto é que nem quando se fala em inveja. Ninguém é invejoso, são os outros que são. Ninguém se acha o filho preferido, são sempre os outros filhos que são.

    Acho que tem algumas mães que sentem culpa em relação a alguns filhos e tentam compensar paparicando ou protegendo mais esses. Tem também algumas percepções (às vezes bem equivocadas) de que alguns filhos precisam mais de atenção que os outros. Muitas vezes essa superproteção acaba impedindo que o filho amadureça como deveria. Nesse ponto eu até acho melhor não ser a "preferida" (não que eu ache que a minha mãe tem alguma preferência).

    Mas em um casal de filhos, é difícil que a filha não ache que a mãe protege o irmão. Normalmente as mulheres se cobram muito mais e isso se reflete muito no relacionamento mãe e filha.

  • marcelo soares diz: 24 de julho de 2012

    Acho que as vezes existe sim a preferencia por um dos filhos, eu tenho duas filhas Laís e Laura e amo as duas da mesma forma com a mesma intencidade. Ma concordo com a Nalva as vezes existe maior afinidade com um ou com outro, que nao e o meu caso.

  • Andreia diz: 24 de julho de 2012

    Existe sim. E sempre pelo filho que tem mais problemas. O que só dá alegria é esquecido, escanteado e os pais acham que ele não precisa ter atenção e amor. Acho o cúmulo. Por isso vou ter apenas um filho, não vou deixar meu filho passar por isso.

  • jessica diz: 24 de julho de 2012

    Na minha opinião existe sim preferencia da mae por um filho, vivi isso e ate hoje não consigo lidar direito com isso. Minha mãe não teve preferencia por um dos filhos, mas sim pelos meninos, eu e minhas duas irmãs sempre fomos mais cobradas , criticadas e não me lembro nunca de ter recebido um abraço,um beijo de minha mãe...já os meninos ela vivia grudada neles e na frente de nós meninas...qdo nos reunimos as tres dificilmente não tocamos nesse assunto...ficou um trauma muito grande...quase sempre acabamos chorando...hoje tento ser madura , afinal, tenho mais de 40 anos, um casal de filhos...meus filhos são a coisa mais importante da minha vida, vivo pra eles e nunca tratei um diferente do outro, embora em certos momentos um necessite de mais atenção q o outro, mas isso são fatos isolados,ficaria completamente arrasada se soubesse q um deles se sentisse menos amado, pq senti e sinto na pele isso, e sei o quanto é triste...não quero que eles pensem de mim o que eu penso de minha mãe....detalhe: todos os meninos ate hoje qualquer problema correm pra mamãe...estão velhos e casados porem imaturos, pq sempre foram protegidos...nós meninas nunca recorremos a nossa mãe...até pq ela não nos ajudaria... já briguei muito com ela por causa disso, ai ela tenta ser diferente, mas não é natural, sabe...e hoje...eu já não preciso mais do amor que ela não me deu, afinal o trauma ja existe e não tem como curar...

  • Suzi diz: 24 de julho de 2012

    Posso afirmar com toda certeza que existe sim a preferência por um dos filhos, e não é só pela parte da mãe como também pela parte do pai, tenho 3 irmãs, sou " a preferida" do meu pai, e vejo sem nenhum esforço que minha irmã mais velha é " preferida da minha mãe", axo que as mães pensam que os filhos não notam a diferença, SÓ QUE É CLARO QUE OS FILHOS NOTAM, porque mesmo elas não assumindo, lá no fundinho sempre tem uma preferência por um dos filhos, é claro que nenhuma mãe vai dizer que gosta mais de um do que de outro, mas não tem como negar que existe sim essa preferência, e eu não sou a única que digo isso com toda certeza.

  • Gabriela, mãe da Manu diz: 24 de julho de 2012

    Tenho 3 irmãos e nunca senti que minha mãe tivesse preferências, vai ver eu sou a preferida...hehehe. Ela passou por isso como minha avó que preferia o mais velho. Porém meu irmão mais novo nasceu pré-maturo e recebeu mais atenção de toda a família, mas não mais amor.
    Concordo com a Daniela. Tem gente doida pra tudo. Penso que as pessoas são muito carentes de afeto e por isso muito incapazes de dá-lo. Percebo que em famílias onde o pai não é próximo da mãe e dos filhos, a mãe tenta compensar o amor não recebido do marido no filho, em geral o mais velho.
    Relacionamentos humanos dão o que falar! Por isso que existe psicologia!

  • Carol diz: 24 de julho de 2012

    Existe sim esta preferência, acredito que a afinidade como já foi dito aqui, seja a culpada. Mas também tem outro fator que colabora, existem filhos que acham que os pais tem obrigação de fazer tudo por eles, e eles, nada pelos pais. Aí é claro que os pais acabam preferindo os filhos que tem mais atenção com eles também.

  • Letícia diz: 24 de julho de 2012

    Certamente existe. Eu sou uma! Os pais e mães podem ter uma relação de personalidade mais parecida com um filho ou outro, porém isto não pode deixar que o outro se sinta incomodado, no momento que isto passa a ser incomôdo passa a ser exclusão. Acredito que filhos que tiveram problemas na infancia, de saúde, ou que quando chegam na adolescencia ou fase adulta são superprotegidos devido a isto, ocasiona graves problemas psicológicos nos mesmos e nos propriso pais desencadeando uma dependencia tanto de filho X pais.

  • Roberta diz: 24 de julho de 2012

    Eu também acho que mãe sempre tem um filho predileto, sei porque passo por isso, eu com 23 anos nunca tive o que o meu irmão com 18 ganho de mão beijada, para eu poder ter as coisas eu sempre tive que ter um justificativa, e ele não é só pedir que ganha, isso que trabalho desde os meus 15 anos e ele com 18 anos nunca trabalhou, nã sabe o que é sair de casa para trablahar, nem estudar ele quer ainda está no 1º ano do Ensino Médio, ele estuda demanhã, chega em casa e é em frente a tv ou do computador. Não pretendo ter filhos e acho que é um pouco por causa disso que vivo até hoje, que não tenho a minima vontade de ter filhos. Os filhos que não tem muita atenção ou melhor que não são os preferidos sofrem muito com isso, e o poir é as pessoas de fora da familia te perguntarem por que tua mãe gosta mais do teu irmão que de você, isso doí muito.

  • jordana diz: 24 de julho de 2012

    Diferente de todas as outras espécies de animais, os pais humanos costumam preferir o filho mais fraco, o que não tem tanta chance na vida. Talvez por isso tenhamos dominado o planeta mas também é por isso que necessitamos de psicólogos e psiquiatras para nos ajudar a superar a infancia. Tenho dois irmãos muito problemáticos e eles sempre receberam mais atenção do que eu, que era mais inteligente e equilibrada. Na época isso me magoava muito e só agora, mais velha, percebi que eles não me discriminavam, apenas tentavam proteger os trastes que colocaram no mundo. Hoje eles admiram meu sucesso e minha vida perfeita tanto sentimentalmente quanto financeiramente. Eu tenho apenas um filho porque não quis fazer o mesmo que eles se tivesse dois, não queria ser a causa de tanta mágoa do meu pequeno bebezinho inocente!

  • Paulo diz: 24 de julho de 2012

    Sim, como existe preferência por um dos pais!

  • Angel diz: 24 de julho de 2012

    Sempre se afasta das pessoas
    isolando-se em sua concha,
    prefere as pedras por companhia?
    Pensa ser uma ilha?
    Ninguém é ilha, ao contrário, cada
    ser humano é um pedacinho
    do continente.
    Você é um pedaço de terra firme,
    cada ser é um pedaço, juntos
    formamos um continente.
    Por que então viver se isolando?
    Ou quer ter as pedras por companhia?

    Marta Peres

  • Ela diz: 24 de julho de 2012

    É muito engraçado isto, sou a filha caçula tenho mais um casal de irmãos, pelos meus pais nunca senti esta diferença, obviamente tem aquela ligação do pai com as menina e da mãe com o menino. Mas senti toda esta diferença por parte da minha família pela minha irmã mais velha, como dizem muito mais bonita do que eu. O que eu acho um erro, pois colocaram uma expectativa muito grande em cima dela, o que aconteceu é que a vida dela não é tão fácil como as pessoas queriam. Hoje eu penso diferente, mas sofri muito. Quero ter os meus filhos sem cobra-los dos sonhos frustrados, quero apenas que sejam felizes. E quero que principalmente que sejam irmãos amigos, pois apesar de sentir a diferença nunca deixei de amar os meus irmãos.

  • Andalus diz: 24 de julho de 2012

    Eu acho que tem preferencia sim, apesar da mae nunca adimitir, no fundo ela sempre tem preferencia por um filho. Isso afeta os outros filhos, fazendo com que eles ajam de alguma forma que chame a atençao da mae, ou inventando dores, ou machucados, ou tambem o filho se torna uma pessoa carente. Eu convivo com uma pessoa que é mae e o filho age assim. O triste é que ela acha que ninguem percebe, mas todos na familia sao cientes, até os proprios filhos sentem essa preferencia.

  • T. Prestes diz: 24 de julho de 2012

    Sim, existe, tanto pela parte do pai quanto pela parte da mãe, há sempre um preferido que tem mais agrados que o outro, sei disso pq tenho um irmão 4 anos mais novo e minha mãe sempre o preferiu para qualquer coisa, desde elogios, presentes... é triste, mas é real.

  • pati diz: 24 de julho de 2012

    eu nunca notei preferencia dos meus pais , sempre senti que tentavam dar a mesma atenção, o mesmo amor e até presentes de valores semelhantes para meu irmão e eu.
    as vezes são os proprios filhos que querem atenção só para eles, ai sentem ciumes do amor compartilhado e acham que são excluidos.

  • ana patricia diz: 24 de julho de 2012

    Não existe preferencia entre filhos e sim afinidades a mais com um do que o outro mas o amor tenho certeza que é igual.

  • Deborah diz: 25 de julho de 2012

    Sou a caçula, tenho um irmão mais velho e uma irmã( a do meio). Antigamente ficava me perguntando sobre isso e acabei por descobrir q minha gestação não foi desejada. No momento em q minha mãe aceitou q estava grávida, teve preferencia por ter outro menino. Sem condições de fazer uma eco, acabou descobrindo na hora do parto que era 1 menina. Isso tudo fez com que sua preferencia pela minha irmã, ficasse evidente. Hoje entendo e acredito q estamos aki para melhorar, por isso, em silencio perdoo a falta de informação e ignorancia de minha mãe. Tenho um menino de 3 e estou grávida de 12 semanas. Minhas gestações foram e estão sendo muito desejadas, justamente por isso, pois quero poder criá-los, com o mesmo carinho e amor. Acredito sim nas afinidades, mas nem por isso quer dizer que um é menos amado que o outro. Mesmo assim, vou tomar todo cuidado para que se sintam igualmente amados!

  • Chuva de Inverno diz: 25 de julho de 2012

    Hoje sou adulta, tenho 35 anos... mas posso dizer com todas as que em toda minha infancia o que mais me marcou foi a preferencia dos meus pais pelo meu irmão. Tudo o que era de melhor era pra ele!!! Ele sempre aprontava e eu, a amais velha é que levava a culpa!! Ele roubava dinheiro em casa e a culpada pelo sumiço do dinheiro era eu!! Eu apanhava de cinta e pedaço de pau, ele nunca sequer levou uma chinelada!!! Hoje tenho sequelas devido aos maus tratos. Ele tinha festa de aniversário e eu não. Ele ganhava presente e eu não!! Ele era o bom filho e eu era a filha má ...que não valia nada!! Sai de casa ainda na adolescencia porque não aguentei mais. Minha vida foi um INFERNO. Não tive infancia. Fui uma mera empregada de meus "pais". Os odeio profundamente. Sei através de boatos (a muito tempo não tenho contato com eles), que minha mãe ainda dá dinheiro pra ele ( O sujeito tem 29 anos!!!) e ainda paga a pensao dos filhos que ele tem largado por aí!!! Quero mais é que morram da pior forma!!

  • Flavia M. diz: 27 de julho de 2012

    Tenho duas filhas muito lindas e amadas.Foram planejadas e tem uma diferença de idade de quase 4 anos.Nao acredito que uma mãe ame mais um filho que outro,eu costumo dizer que eu AMO as duas na mesma intensidade,porém trato elas de maneiras diferentes pois acho muito injusto se tratase igual,pois elas são diferentes graças a Deus...e acho que temos que ter isso muito claro.

  • Taciele diz: 29 de julho de 2012

    Sou a primeira de quatro filhos que meus pais tiveram. Nunca percebi preferência de meu pai ou de minha mãe por algum de nós. Sempre escutei os dois falar que têm "cinco dedos na mão e nenhum é igual ao outro, e temos quatro filhos que foram criados da mesma maneira, com os mesmos princípios mas nenhum é igual o outro". Acredito que cada um dos filhos tem algo em especial que faz cada pai e cada mãe amar de uma maneira também especial.

  • Kaka diz: 30 de julho de 2012

    Na minha casa sinceramente nunca notei isso... Não de preferência mas de afinidade sim: sou muito parecida (personalidade) com minha mãe e hoje que sou adulta somos grandes amigas, assim como ela é da minha irmã tb (a do meio). A mais nova ainda mora com ela então tem mais conflitos (como eu e a minha outra irmã tb tínhamos).
    Mas em outras casas já notei sim: meu tio e tia em relação as duas filhas. Tratam uma super bem e a outra aos trambulhões (sendo que as duas são gurias super tranquilas, estudam, trabalham...).
    Outro exemplo que vejo é na casa da minha sogra: a filha mais velha ela tenta agradar de todo jeito e nunca consegue! A guria é uma chata e ela sempre movendo mundos e fundos tentando agradar, coitada! Esses tempos até cortar relações com a coitada a guria cortou. O meu marido ela trata bem mas nada de especial porque ele é um cara muito tranquilo e ótimo filho. O filho mais novo tá com 30 anos e ela trata que nem um bebê e vive levando patadas desse também. Sinceramente, se fosse na minha casa, meus irmãos fazendo isso com minha mãe, o bicho já tinha pegado há muito tempo... Coitada da minha sogra.

  • Ro diz: 30 de julho de 2012

    Acho que existe uma confusão!
    A maioria se justifica dizendo: AMO meus filhos igualmente.
    Mas não se está falando de amor mas de preferência e uma coisa não descarta a outra ou seja, pode amar igualmente mas tratar, paparicar, mimar se relacionar de forma diferente.
    Muitos disseram que os preferidos são os piores. São paparicados porque são piores ou problemático mas eu acredito que é exatamente o oposto, são piores porque foram paparicados e não amadureceram. Tanto que os que não tem atenção trazem relatos de tive que me virar, tive que ir atrás do que queria, enfim tiveram que amadurecer, se esforçar sem a ajuda dos pais.
    Sempre penso no que possa ter tido por trás da gravidez daquele filho que mais tarde teve um tratamento diferente ( rejeição ) como no caso da Débora que relatou a gravidez indesejada da sua mãe. A rejeição já vem do ventre.
    A questão da comparação também é uma bomba relógio no futuro das crianças. Corresponder às expectativas dos pais que comparam as habilidades do outro filho é terrível . O pior é quando a comparação é inatingível, como a beleza....não tem como nos tornarmos mais bonitas aos olhos de quem compara. Tive este problema de comparação com a beleza de minha irmã e este é um problema que nunca consegui superar e me atrapalhou em todas as áreas de minha vida.
    Senti muito por ter sido filha do meio também e prometi a mim mesma que jamais teria um filho do meio.
    Acabei tendo um filho só que hoje já é adulto e temos um relacionamento excelente .

  • Juliana diz: 5 de agosto de 2012

    Achei bem interessante este assunto. Li todos os comentários e intendi que muitos são filhos que sentem que foram ou não o "preferido" e compreendo isso, porque eu também não fui a preferida. Mas isso não diz que minha mãe, me ame menos que minha irmã. Acontece que quando eu nasci minha mãe teve pouco tempo para me cuidar e já a minha irmã, mais nova, ela se programou e pode estar presente em sua criação. Eu entendo isso, e mesmo tendo poucas lembranças da minha infância com minha mãe, eu compreendo as circunstâncias dos momentos e da época. Hoje adulta, embora isso tenha me deixado, digamos um pouco, triste... (mesmo tendo perdoado, sempre fica algo) eu sou mãe de duas meninas. Uma de dois anos e outra de seis meses. Amo as duas por igual. E dou atenção e carinho também por igual, eu posso sentir isso, pois toda a minha família e amigos me comentam, que a minha mais velha, não tem ciúmes e é muito carinhosa com a mais nova, eu me faço em duas, mas felizmente sei que dou e consigo dar atenção as duas. Isso eu afirmo, mesmo tendo um bebê em casa, com uma criança que já consegue me avisar suas necessidades. Tenho também que afirmar que tenho mais um certo cuidado com a maior.. por alguns motivos. Até acredito que isso pode ser um sentimento de culpa, pois a gravidez da maior foi muito conturbada e a da menor foi maravilhosa, eu sinto que a maior é mais agitadinha e a menor é bem calminha, me dizem que isso foi influência do meu estado psicológico. A menor veio em um momento financeiro melhor..são várias coisinhas que sinto que a menor foi mais favorecida.. e eu não sei explicar. A maior também é muito parecida fisicamente comigo e isso me faz ser mais fascinada pela beleza dela. Acontece que as minhas filhas são muito diferentes, são únicas. Cada uma com suas particularidades, seus jeitinhos e isso me fascina, e me faz ter admiração e orgulho pelas duas. Apenas sinto esse zelo pela mais velha, pois sinto que eu fui culpada de não ter preservado a gravidez dela, só que isso é uma bobagem, que talvez com o tempo eu esqueça. Mas eu não consigo passar disso, estou sempre pensando nas duas, e é tudo para as duas.

  • Estela diz: 20 de agosto de 2012

    Existe. Concordo com o primeiro comentário, da Juliana. Tenho 39 e 1 filha só. Qdo ela nasceu, tive certeza absoluta que não teria outro filho. Meu irmão mais velho sempre teve mais atenção, valorização e oportunidades que eu, sempre considerada 'avoada, esquecida', meios sutis de dizer que não era tão boa como ele. Como eu tinha que me esforçar muito para agradar meus pais, acabei tendo trabalhos melhores, aproveitado melhor as oportunidades e, hoje, minha vida profissional é melhor que a dele. Ele não precisava se esforçar para ser elogiado, por isso nunca se esforçou muito pra nada. Só que ele não é o predileto do mundo... Acho que o filho predileto pode sofrer com este tipo de consequência, não são só bônus os resultados da predileção.

  • Aloir diz: 21 de agosto de 2012

    Ah, a eterna briga pelo colo da mãe... Freud explica. Apenas acho que isso não deve ser justificativa para escolher ter um filho só. Questão financeira, de disponibilidade, ambiental,... tudo isso é aceitável, mas dizer que só terá um filho para não agir diferente entre dois ou mais é demonstrar muita fraqueza no meu ponto de vista.
    Tenho um casal de filhos e reconheço que paparico mais o guri, que é mais novo. Mas o danado também nasceu com o dom da conquista...

  • Jean cláudio diz: 3 de setembro de 2012

    Existe sim... minha mãe tem 4, eu como mais velho me sinto o mais excluído e o menos amado!!! Todas elas dizem a mesma coisa: "amo todos vcs do msm jeito e da msm forma..." Porém, falar é fácil, mas na prática do dia a dia é diferente.. podem até falar q é "manha" minha mas só eu sei oq sinto como irmão mais velho!!! Só queria q ela me desse mais atenção e carinho igual dá aos meus irmãos!!! :'(

  • Paula diz: 26 de setembro de 2012

    Sou a filha do meio, meu irmão mais velho sempre foi um irresponsável, e minha irmã mais nova uma egoísta, os dois não fazem nada pelos nossos pais, qualquer favor que eles pedem os meus irmãos sempre falam que não tem tempo, os pais já fizeram cirurgia e a única que ficou no hospital fui eu. Só sabem mandar nos pais, vivem colocando eles pra fazerem coisas pra eles. Sofri a vida toda, sempre fui a certinha, faço tudo pra agradá-los, até o impossível, mas não consegui conquistá-los, não sei porque... minhas atitudes são reprimidas e a mesma atitude feita pelos meus irmãos são permitidas ou elogiadas, não aguento mais ser criticada, já estou com 35 anos e nunca ganhei carinho deles, nunca ouvi eu te amo, nunca tive apoio. Não tenho nenhum desejo de ter filhos, já dou casada há 7 anos e acredito que naturalmente o amor materno não me foi apresentado, apesar de adorar crianças e ser carinhosa. Fico pasma quando alguém me trata melhor que minha mãe, às vezes pessoas que nunca vi na vida, e minha mãe só mandava eu me ajoelhar para meus irmãos e pedir desculpas, mesmo falando que era mentira o que eles inventavam a meu respeito. Desisti de tentar conquistá-los, fizeram da minha vida uma droga, não tive infância, nunca tinha com quem conversar quando precisava de orientação, aliás, nunca tive orientação, tudo aprendi da pior forma possível. Trato meus pais com respeito e ainda faço muita coisa por eles, aliás, eles sempre deixam as tarefas difíceis pra mim (levar no médico, no aeroporto, pagar contas, resolver problemas, etc). Mas estou aprendendo a perdoá-los, pois acho que fazem por ignorância, não por maldade. Aprendi que nunca fui e nunca serei uma filha amada, pois meus irmãos já decepcionaram tanto e continuam queridos. E eu com todos meus esforços para agradá-los parece que sou uma estranha. Apenas resolvi que não quero mais sofrer com isso, aprendi que minha vida começou quando conheci o amor, há 7 anos atrás. Minha fortaleza é meu Deus, e por ele rezo para que os protejam, tanto meus pais como meus irmãos. Às vezes dou a eles o mesmo tratamento que meus irmãos dão a eles e isso faz eles gostarem menos ainda de mim. Então não tem jeito. Nesta vida, não tive a presença dos pais, não conheci o amor e carinho deles, assim como muitos os que escrevem e lêem aqui. O melhor é não ficar lembrando do passado, e sim refazer a vida sem sentimentos de culpa. Para quem tem filhos, fica o conselho de tratá-los de forma igual, percebê-los como pessoas, suas personalidades, respeitando as diferenças e sempre manter o bom e velho diálogo. Fiquem todos com Deus, nosso Criador!

  • Ro diz: 28 de setembro de 2012

    É Aloir....achar que as pessoas que optam por ter um filho só para não fazê-los sofrer como sofreram é uma "fraqueza"......talvez seja exatamente por serem pessoas que se cobram demais e não querem cometer erros e "aleijar" a alma de seus filhos....
    Agora, admitir que que paparica um filho e justificar que ele "nasceu com o dom da conquista" ......por favor, esse é exatamente o tema desse debate...
    Quem sabe daqui a 20 anos vc veja a declaração do seu outro filho em um debate como este dizendo no que deu a vida dele e do seu filho " conquistador"....
    É EXATAMENTE DISTO QUE SE ESTÁ FALANDO AQUI!!!!!!
    ACORDA!!!!!

  • Girleide diz: 27 de novembro de 2012

    Afinidade? Inadímisivel, só eu sei o que sofre com as preferencias de minha mae, hoje sou uma pessoa excessivamente carente e as pessoa não entendem, e olha que fui uma filha dedicada, isso destroi a gente por dentro, é como um extrupo interno e só quem realmente passou é que pode opinar, acho que uma mãe não o direito de ter preferencias, são marcas que levamos pra vida inteira, tenho muito medo de não ser uma boa mãe.

  • 13 diz: 2 de dezembro de 2012

    ninguem pra defender os preferidos??? kkk...
    entao... realmente nao amor mas talvez afinidade e geralmente é pelo mais 13 mesmo... apesar dos meus pais nunca terem me dado eu sempre gostei de roupas caras perfumes sapatos tennis tdo meu é do mais caro eu nao sei pq eu so assim, será q é pra xamar a atenção? eu sou o mais velho e me sinto mais paparicado talvez... tenho uma irma de 7 e um irmao de 18 nao tem jeito qse sempre o do meio sofre mais.. li todos os comenterios de ponta a ponta... talvez seja o dom de cosquista mesmo... eu dei e axo q ainda do um pokim de trabalho... eu só tenho 25 anos e tenho 3 filhos eu morro pelos 3 nao to com a mae deles... eu vim parar aki porque minha mae e meu pai nao demostram amor pelos meus filhos... ontem o bicho pego la em casa... ofencas pra todo lado... mesmo eles nao demonstrado eu sei q eles tem mais afinidade cmigo talvez seja pq eu dei mais trabalho (ainda) ... acho q eles tentaram fazer tudo tao certo cmigo q deu tdo errado... uma vez eu li e me marco : eu era a pessoa errada que deu certo... no meu caso eu sou a pessoa q era pra dar certo q deu errado... mas tabm na quela época era outra coisa condiçoes financeiras mudo talvez a percepçao de criaçao dos meus pais com meu irmao e minha irma eles viram q deu tdo errado cmigo... eu nao sei mas eu axo q talvez o mais velho seja o mais preferido talvez pq foi o primeiro... talvez por ser um pouco problematico os pais axem q precisa mais de atençao, eu concordo com tdos os comentarios q li aki... axo q eu ja joguei alcool em mim umas 3 vezes pra toca fogo... apezar de eu ser preferido eu sou muito criticado tanto pela fmilia qdo pelos meus pais meu pai a me bateu tanto o mais leve foi tapa na cara... meus irmaos nunca apanho... e as palavras entao vixii... dói hein... ja chorei muito... eu tento agradar meu pai de todas as formas mas nao consigo pra ele tdo ta errado tdo vai da errado... eu sou o inrresponsavel famoso ovelha negra da familia.. kk. mas é aquela velha historia do filho prodigo...
    mas resumindo kk é verdade a afinidade existe... minha vida da um livro de mil paginas nem flei da parte da policia kkkk...

    Simple Plan perfect

    Ei pai, olhe para mim
    Pense de novo e converse comigo
    Eu cresci de acordo com seus planos ?
    Você acha que eu estou perdendo meu tempo
    fazendo as coisas que eu quero fazer ?
    Mas dói quando você desaprova tudo
    E agora eu dou duro para ser bem sucedido
    Eu só quero te deixar orgulhoso
    Eu nunca vou ser bom o bastante para você
    Eu não posso fingir que eu estou bem
    E você não pode me mudar
    Porque nós perdemos tudo que temos
    Nada dura pra sempre
    eu não posso ser perfeito
    Agora é tarde demais,
    e nós não podemos voltar atrás
    Desculpe-me
    eu não posso ser perfeito
    Eu tento não pensar
    Sobre a dor que eu sinto por dentro
    Você sabia que era meu herói ?!
    Todos os dias que você passou comigo
    Agora parecem tão distantes
    E parece que você não se importa mais
    E agora eu dou duro para ser bem sucedido
    Eu só quero te deixar orgulhoso
    Eu nunca vou ser bom o bastante para você
    Eu não posso suportar outra briga
    E nada está bem
    Nada vai mudar as coisas que você disse
    Nada vai fazer isto ficar bem de novo
    Por favor, não vire as costas
    Não consigo acreditar que é difícil
    só falar com você
    Mas você não entende

  • TAMARA diz: 22 de janeiro de 2013

    EU NAO FUI A PRIMEIRA FILHA DESDE PEQUENA NAO TIVE AMIGOS MINHA MAE MIM LARGAVA NA ESCOLA TINHA MUITAS COISAS QUE PRECISAVA SABER QUE NAO PODIA CONTAR SO COM A ESCOLA E TAMBEM NAO CONTAVA COM ELA PRA NADA SOBRE CONHECIMENTO NA ESCOLA SOFRIA PRECONCEITO POR NAO TER QUASE NENHUM CONHECIMENTO A PROFESSORA ME INGNORAVA E FAZEM ISSO ATE HOJE SE FAÇO CURSO HOJE TENHO 23 ANOS CRESCI SEM CONHECIMENTO NENHUM ELA VEM COM A DESCULPA DE QUE FOI POR CAUSA QUE CRIOU NETOS MAIS E ANTES DELA TER NETOS? HOJE SOU EXCLUIDA DA SOCIEDADE SEM CONSEGUIR EMPREGO EM LUGAR NENHUM TODA ATENÇAO ATE HOJE E PRA MINHA IRMA QUE TA LONGE ELA TOMA DE CONTA DOS FILHOS DELA VIVO COM MEDO DAS PESSOAS MEDO DE A QUALQUER MOMENTO SER TRATADA COMO UM CACHORRO HUMILHADA POR ISSO NUNCA FIZ QUESTAO DE TER AMIGOS TENHO MEDO DO MEU FUTURO SINTO MEDO DE FAZER COISAS SOZINHA ODEIO ME MIM REBAIXAR E IMPLORAR A ELA MAE PODE IR COMIGO A TAL LUGAR PRA RESOLVER ALGUMS PROBLEMAS? HOUVIR XINGAMENTOS HORRIVEIS E DESUMANOS NAO SEI VIVER NAO SEI O QUE VAI SER DE MIM NAO GOSTO DE CHAMA-LA DE MAE CHAMO POR CAUSA DO COSTUME DESDE QUE ERA CRIANÇA SE PENSO EM MELHORAR MINHA VIDA ARRANJAR EMPREGO ELA DIS QUE NAO NAO DARIA CERTO QUE NO TENHO LENTO PRA NADA NAO TENHO MESMO FUI CRIADA DE UMA FORMA DESIGUAL NAO TIVE NINGUEM QUE MIM DESSE UMA ORIENTAÇAO JA NEM PESSO A ELA COMO ANTES PRA SAIR DE CASA COMIGO SEMPRE JA DESISTI DE TUDO POR NAO TER O CONHECIMENTO QUE A SOCIEDADE EXIGE PRA TRABALHAR NAO TENHO O PRIVILEGIO QUE TODOS TEM QUE E TER SEU PROPIO LAR SAIR VIAJAR TER SEU DINHEIRO VIVO DE MIGALHAS SO ESPERO VELHICE E MORTE.

  • Carolzinha diz: 7 de fevereiro de 2013

    Para mim quem quiser preferir um ou outro tudo bem, desde que eu tenha sempre meu bucho cheio e minhas contas pagas.Nunca parei para pensar se sou preterida ou não, isso não me interessa.Interessa a parentes enxeridos mas para mim, não.Parente é serpente.Vcs preteridos podem notar que são os parentes que botam lenha na fogueira da discordia.E não pagam suas contas, isso que é o pior de tudo. Meus pais podem preferir quem eles quiserem pois até hoje tenho o principal que é contas pagas. Tenho uma filha de 12 anos e ela tem colégio, inglês, tudo que ela quer é pago por meus pais, porque não ganho o suficiente e engravidei sem querer com 16 anos. Não posso me queixar não

  • ane diz: 6 de março de 2013

    Existe sim preferencia, passo até hoje por isso. É triste saber que sua mãe prefere seu irmão a vc, tenho só um irmão e sempre foi assim, ele nunca levava a culpa de nada era sempre eu. sou a mais nova e ao longo do tempo essa distinção foi ficando bem clara pra mim, mas antes não me incomodava muito, porque não tinha amadurecido ainda, mas depois se tornou um tormento pra mim! doi muito, me sinto triste quando penso nisso parece uma ferida que não sara nunca. hoje tenho uma filha pequena e não quero outro filho pra não cometer o mesmo erro da minha mãe.

  • Jenifer diz: 8 de março de 2013

    Sim, existe preferencia. Tenho duas irmas (sou a mais velha) e posso dizer com toda a razao que meus pais amam mais minha irma do meio do que a mim ou minha irma mais nova. Varias pessoas ja me disseram isto (o que prova que nao é so minha impressao). O triste e´que chega a ser taaao obvio que eles preferem a ela do que a mim, que so de pensar da vontade de chorar. Eu nao sou mae, mas se um dia for, com certeza terei so um filho, pra que isso nao ocorra com ele

Envie seu Comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...