Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 3 dezembro 2012

Turismo de eventos

03 de dezembro de 2012 1


Os 15 anos do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau foram comemorados em alto estilo na noite de quinta-feira, no àtrio do Santander Cultural, que também completa 15 anos. Empresários do setor do turismo e da hotelaria, além de autoridades, prestigiaram o evento.

Em 15 anos, foram mais de 425 eventos trabalhados, mais de meio milhão de visitantes e um impacto econômico de R$ 700 milhões. Para os próximos anos, a presidente, Berenice Lewin, tem como meta aumentar o fluxo do turismo de eventos.

Fotos: Carlos Macedo/ Especial

Morandi no Brasil

03 de dezembro de 2012 1


O público que foi à abertura da exposição Giorgio Morandi no Brasil, realizada na noite de quinta-feira, na Fundação Iberê Camargo, foi surpreendido por uma mostra expressiva, com obras históricas do pintor, trazidas de museus italianos e coleções particulares.

Peças que raramente deixam os museus. Foram sete anos de negociação para que a exposição finalmente fosse realizada – e apenas em Porto Alegre. As obras voltam diretamente para a Europa sem passar por outras cidade brasileira. A exposição fica em cartaz até 24 de fevereiro.

A abertura trouxe à Capital convidados especiais da Itália: Alberto Salvadori, diretor do Museu Morandi, de Bolonha, Mariella Gnani, as curadoras Lorenza Selleri e Alessia Masi, e Carlo Zucchini, amigo de Morandi, que emprestou algumas obras de sua coleção pessoal para a exposição.

Cinquenta e cinco anos depois, sete obras que estavam na Sala Especial, dedicada ao pintor na IV Bienal de São Paulo, de 1957, estão de volta ao Brasil para a mostra na Fundação Iberê Camargo.

Uma observação: entre as obras de Morandi estão expostas fotografias ampliadas, cedidas pelo amigo do artista, Carlo Zucchini, que mostram o quarto-ateliê do italiano, intacto, logo após a sua morte. Aliás, Zucchini é um apaixonado por fotografia e passou o tempo todo fotografando a movimentação no dia da abertura.

Fotos: Carlos Macedo/ Especial