Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Designer Zanini de Zanine abre as portas de seu estúdio no Rio

04 de maio de 2013 3

Zanini de Zanine tem apenas 35 anos, surfa nas horas que sobram e costuma esconder sua timidez sob o boné. O carioca fez da herança da infância uma profissão consagrada com mais de 15 prêmios nacionais e internacionais. A coluna foi até a Zona Portuária do Rio de Janeiro mostrar, pela primeira vez, o espaço de trabalho desse jovem talento. Zanini é filho de Zanine Caldas, cuja oficina era o playground do filho.

Conviveu com os mestres Lucio Costa, Sérgio Bernardes, Sergio Rodrigues, Amilcar de Castro, Tom Jobim e Jorge Amado, amigos de seu pai. Hoje, ele atrai olhares internacionais com suas peças criadas com material reciclado, madeira, plástico e até shape de skate. No final de julho, ele volta a Porto Alegre para expor um banco em madeira e uma cadeira em aço corten desenvolvidos para clientes do empreendimento Vitra, da Goldsztein. As peças serão expostas ao público.

“O que mais me agrada no Rio de Janeiro é um ar de informalidade. Temos uma grande metrópole com características de balneário. O local do Studio foi determinado pela necessidade de um amplo espaço sem grandes custos. A Zona Portuária está sendo reurbanizada, com museus e outros espaços ligados à cultura”, diz Zanini.

História:

Desde 2003, Zanini começou a produzir móveis em madeira maciça, com peças de demolição – colunas, vigas e mourões de casas antigas -, batizadas de Carpintaria Contemporânea. A partir de 2005, passou a criar uma nova linha de móveis, com peças produzidas industrialmente, usando, além de madeira com origem controlada, materiais como plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, Zanini criou, em 2009, a Döiz Design e mais tarde a Punch Design e o Studio Zanini em 2011.

Recebeu os mais importantes prêmios de Design do Brasil pelos móveis que criou nos dois segmentos e expôs nos principais eventos nacionais e internacionais da área. Hoje assina peças para grandes marcas nacionais e internacionais como a francesa Tolix e as italianas Poltrona Frau, Slamp e Discipline. Em 2011 foi convidado por Giulio Cappellini, umas das pessoas mais influentes do Design mundial e diretor da Cappellini (Itália) para colaborar com a Cappellini, uma das 5 marcas de móveis mais importantes do mundo. Em 2012 foi responsável pela curadoria da parte contemporânea do Brazilian Design: Modern and Contemporary Furniture em Berlin na Galeria Zeitlos e do Mude Museum (Museu da Moda e Design) em Lisboa.

Prêmios:
2012 IF Awards Hannover
2012 Menção Honrosa_Salão Movel Sul
2011 Menção Honrosa_Salão Casa Design
2010 Prêmio IDEA BRASIL – INOVAÇÃO
2010 Prêmio IDEA OURO BRASIL
2010 1º lugar_Museu da Casa Brasileira
2009 Prêmio Jovem Talento_ARC DESIGN
2009 1º lugar_Salão Casa Design
2009 2º lugar_Museu da Casa Brasileira
2008 Prêmio Artefacto de Design
2008 1º lugar_Planeta Casa_Casa Claudia
2008 Menção Honrosa_Museu da Casa Brasileira
2007 1º Lugar_Planeta Casa_Casa Claudia
2005 Menção Honrosa_ Prêmio Maurice Valansi_Museu das Cadeiras
2004 2º lugar_Prêmio Liceu de Design da Bahia
2003 Menção Honrosa_Prêmio Rio Design Center
2003 1º lugar_Prêmio Plasticidade_ PLÁSTICO + DESIGN
2002 1º lugar_Prêmio Liceu de Design da Bahia_Estudante

Fotos: Páprica Fotografia/especial

Comentários (3)

  • Kelly Aparecida Rocha Silva diz: 4 de junho de 2013

    Estou cursando Técnico em Design De Interiores no Senac
    E eu e o meu grupo estamos fazendo um trabalho relacionado
    A você ,a sua carreira brilhante .
    Gostaria de sabe se você abre o seu estúdio para visitação
    Tenha um ótimo dia .

  • VALQUÍRIA S. DA SILVA diz: 3 de julho de 2013

    OLÁ,ESTOU NO CURSO DE DESIGN DE INTERIOR NO SENAC, MINHA TURMA ESTÁ FAZENDO UM TRABALHO SOBRE DESIGNES BRASILEIROS, E VOCÊ É UM DESSES DESIGNES.
    GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ ABRE SEU STUDIO PARA VISITAÇÃO DE ESTUDANTE.
    OBRIGADA.

  • milena_fischer diz: 3 de julho de 2013

    Olá, Valquíria, você tem que entrar em contato diretamente com o Studio Do Zanini, que fica no Rio de Janeiro:
    (21) 2233 5061 ou @studiozanini.com.br.
    Abraços

Envie seu Comentário