Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Jaime Lerner fala sobre Porto Alegre e o futuro das cidades

05 de agosto de 2013 0

Consultor da ONU para assuntos urbanísticos, ex-prefeito de Curitiba e um dos responsáveis pelos projetos de revitalização da orla do Guaíba e do Cais Mauá, o arquiteto Jaime Lerner esteve na Capital para lançar um bairro sustentável em Pelotas, em parceria com o escritório de engenharia Joal Teitelbaum e com a Guapo Capital Group. À coluna, ele falou sobre Porto Alegre:

De que lugar o senhor mais gosta em Porto Alegre?

– De muitos, mas gosto mesmo do pôr-do-sol mais bonito do Brasil, que é visto da orla. E vejo assim o futuro: uma integração muito grande entre o  porto-alegrense e esses espaços novos que vão surgir a partir do Cais Mauá e do Parque da Orla do Guaíba. Será é o reencontro do morador com a sua história. E em um espaço privilegiadíssimo, que, infelizmente, não estava sendo utilizado. E espero que comece a acontecer  o quanto antes.

Como o senhor vê a cidade de Porto Alegre daqui a cinco anos?

– Acho que o fundamental de cada cidade é resolver os problemas de mobilidade, sustentabilidade e coexistência. Além das prioridades naturais, que são educação, saúde, atenção à criança e segurança, três  problemas vão ser essenciais para o futuro – e não apenas o de Porto Alegre, mas de todas as cidades do mundo. A solução das questões de mobilidade, que eu acredito que esteja começando a ser resolvida agora, a solução do problema da sustentabilidade e a coexistência. Nesse sentido, os projetos novos de Porto Alegre procuram chegar mais perto da solução dessas questões.

Foto: Nabor Goulart, divulgação

Envie seu Comentário