Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de julho 2008

Brinquedo de adulto

31 de julho de 2008 0

Você sabe o que é Toy Art? É arte transformada em brinquedo para gente grande, que mescla design, moda e urbanidade. Muitos adultos descolados adoram, revivem a infância, resgatam a memória. Bom, e o  mercado antenado já colocou várias sugestões na rua. Fiquei surpresa ao ver nas prateleiras da lojinha da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, exemplares de toy-art. Uma gracinha!

Postado por Simone Bobsin

Japan Parade by Muráh

31 de julho de 2008 0

Apresentadora Renata Maranhão que convidou Muráh para pintar o toy art

No último happening na Galeria Art Shop, domingo passado na Lagoa da Conceição, encontrei o artista plástico Muráh, personagem de uma matéria que fiz para o Missão Casa (dia 12 de julho). A sua história é muito legal: numa tarde chuvosa de verão, Muráh comprou tintas, pincel e tela para distrair os filhos. Acabou fisgado pela magia do desenho e das cores. Descobriu que a arte acalma a mente. Trocou a função de diretor comercial pela arte.

 

Em cinco anos buscou oportunidades e ganhou projeção. Olha aí na foto o trabalho dele na homenagem mais criativa feita para o centenário da imigração japonesa no Brasil: a Japan Parade. O boneco de toy-art foi premiado como o mais original entre os 25 expostos pelas ruas de São Paulo. Idealizada pelo designer Wilson Iguti – mesmo que trouxe a Cow Parade para o Brasil – os bonecos são feitos em fibra de vidro e medem 1,8 metros de altura. Entre as personalidades que participam estão o desenhista Mauricio de Sousa, o escritor Ziraldo, o arquiteto João Armentano e o artista Yugo Mabe.

 

 

Postado por Simone Bobsin

Espaço Madrissilva

31 de julho de 2008 0

Em família: artesã Elza Filippe, estilista Elga Moraes e Sinara Christem, filha de Elza e artesã

A Tatiana Íris Cardoso escreveu elogiando a reportagem do Espaço Madrissilva, que fiz para o programa do dia 19 de julho. Obrigada Tati. O trabalho das artesãs teve repercussão também pelo e-mail do programa (missaocasa@tvcom.com.br ). Sinal de que as pessoas gostam de conhecer produtos de qualidade, feitos com bom gosto e dedicação. “Projeto que conseguiu transformar habilidades manuais em arte”, diz no site do ateliê, que está em construção.

 

Assim é o trabalho de Elza, Elga e Sinara à frente do ateliê. Vale a pena visitar o local e ainda fazer um passeio pelo bucólico Ribeirão da Ilha. Segue o endereço e e-mail para os interessados: rua geral do Ribeirão, próximo à freguesia. Fone: 3337 4247 - e-mail espacomadrissilva@gmail.com. Boa visita!

 

 

Postado por Simone Bobsin

Agenda cheia, ufa!

29 de julho de 2008 0

Dois eventos marcam esta última semana de julho: um fechado para os associados da Asbea-SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), que acontece hoje à noite; e o outro na Pedra Branca, em Palhoça, dia 31. Trata-se de uma palestra com o engenheiro Nelson Kawakami, diretor executivo do Green Building Council Brazil (GBC). A entidade representa a certificação americana LEED para construções verdes. Entre outros convidados do encontro, estará presente o vice-presidente do USGBC (entidade americana).

E o mês de agosto promete na área da arquitetura!

Architectour 2008

A falta de planejamento das cidades para a prática de um turismo sustentável é uma grande preocupação. E os números são animadores e assustam ao mesmo tempo: até 2010 mais de 9 milhões de estrangeiros devem visitar o Brasil, segundo o governo federal. Turismo e planejamento são o foco do Architectour 2008, 1º Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo, um evento que irá trazer a Florianópolis estrelas da arquitetura internacional e nacional. Já antecipamos o conteúdo do seminário no Missão Casa, com a arquiteta Cristina Piazza, coordenadora técnica, e com o organizador Hamilton Lyra Adriano.

O Centro de Cultura e Eventos, na UFSC, recebe nos dias 7 e 8 de agosto, os arquitetos Chien Chung Pei (China), Christian de Portzamparc (França) e Rubén Pesci (Argentina), entre outros. Do Brasil, estarão presentes Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci – já entrevistados no Missão Casa – e Carlos Bratke. André Schmitt e Nelson Teixeira Neto, de Florianópolis, estão entre os debatedores dos sete painéis. A programação e as inscrições você confere no site www.architectour.com.br

Salão do Imóvel e Construfair

Aja fôlego! Na mesma semana do Architectour acontece o 15° Salão do Imóvel e a Construfair/SC, feira de produtos e serviços do setor. A agenda inclui cursos e palestras sobre reforma tributária e as perspectivas para o setor imobiliário, sistemas construtivos e treinamento de mão-de-obra para alvenaria estrutural. O evento acontece de 5 a 10 de agosto, no Centrosul (Av. Gustavo Richard, s/n – Aterro da Baía Sul). Mais informações no site www.acfeiras.com.br.

Fórum de Arquitetura

Florianópolis recebe ainda o Fórum Nacional sobre Arquitetura, Iluminação e Sustentabilidade (FONAI 2008), dias 13 e 14 de agosto, no Hotel Majestic. Eficiência Energética, Arquitetura Sustentável, Iluminação Natural, Arquitetura Bioclimática e Automação são os temas do encontro, que traz os especialistas Peter Gasper, Siegbert Zanettini, Cláudia Amorim e Plínio Godoy, autores de projetos como a Catedral de Brasília, Rock in Rio, Hospital Albert Einstein, Daslu e a Ponte Estaiada, recém inaugurada em São Paulo.

Depois de Florianópolis, o FONAI segue para Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Aqui, tem o apoio institucional do Núcleo Catarinense de Decoração.

 

 

Postado por Simone Bobsin

De volta à rotina

29 de julho de 2008 0

Arquitetos presentes no lançamento do Anuário de Arquitetura de Santa Catarina, edição 2007/Dilvugação

Retornei de férias com os filhos e esta semana assumi as rotinas diárias de trabalho e da família. Por isso, para o próximo sábado, dia 2 de agosto, escolhi três matérias para reprisar no Missão Casa. Apresento, junto com o arquiteto Joel Pereira, o restauro de uma casa com mais de 150 anos, no Ribeirão da Ilha. A recuperação só foi possível porque existia a foto da casa em um livro do professor Nereu do Vale Pereira.

 

Ainda no programa, você confere a entrevista com Tom Paladino, americano considerado uma das maiores autoridades em construções sustentáveis do mundo. Ele esteve em Palhoça participando de um workshop com arquitetos locais.

 

No terceiro bloco, reprisamos a festa de lançamento da edição 2007 do Anuário de Arquitetura de Santa Catarina, projeto com o qual estou envolvida na produção, captação de profissionais e edição juntamente com a jornalista Letícia Wilson, editora da Revista Área. As duas publicações – revista e anuário – são as únicas no Estado focadas no segmento de arquitetura e design, que valoriza e destaca a produção catarinense.

 

Não esqueça! O programa inédito é sábado, às 21h, na TVCOM.

Postado por Simone Bobsin

Projeto pioneiro no país é destaque mundial

22 de julho de 2008 0

Tenho acompanhado o projeto da Pedra Branca, em Palhoça, desde que soube das iniciativas na área da arquitetura – tema sempre de meu interesse. No programa Missão Casa, na Tvcom, foram várias as entrevistas e matérias sobre projetos, prêmio na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, exposição na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. E agora anuncio uma premiação que merece destaque na mídia local. O empreendimento “Cidade Universitária Pedra Branca” foi o único da América Latina a concorrer, na Inglaterra, ao prêmio Financial Times de Cidades Sustentáveis.

O evento reuniu alguns dos principais projetos de sustentabilidade em urbanismo do mundo. A entrega do “Financial Times Sustainable Awards Cities 2008 aconteceu em Londres, no dia 16 de junho e teve a presença de Valério Gomes Neto, presidente da empresa, e do arquiteto Nelson Teixeira Netto, um dos responsáveis pelo projeto.

Esta foi a primeira vez que um projeto brasileiro esteve entre os 20 mais importantes da arquitetura e urbanismo internacionais. Dos 86 projetos participantes, a Pedra Branca foi a única concorrente que não foi produzida por uma empresa americana.

O prêmio é concedido anualmente pelo ULI-Urban Land Institute com sedes em Washington e Londres, com patrocínio do jornal Financial Times, e tem entre os critérios para a escolha dos vencedores, a sustentabilidade ambiental dos empreendimentos.

Postado por Simone Bobsin

Happy Hour Asbea-SC

22 de julho de 2008 0

Último happy hour com apresentação do arquiteto Giovani Bonetti (à direita). Ao lado, Roberto Rita, presidente da Asbea-SC, empresário Valério Gomes Neto e André Schmitt.

Debater sobre a arquitetura e disseminar informações de jornadas pessoais tem sido uma prática saudável e muita bacana organizada pelos arquitetos associados à Asbea-SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). Tenho acompanhado alguns destes encontros prazerosos, sempre em formato de happy hour, principalmente para quem gosta de arquitetura como eu e sempre quer aprender. Já aconteceram cinco encontros: André Schmitt falou sobre “Colônia do Sacramento e Punta del Leste” – depois da palestra dá vontade de fazer o roteiro completo do André -; a China foi o tema de Roberto Simon; o assunto de Nelson Teixeira Netto foi “Lisboa a Barcelona 3 Semanas sem Rumo”; Giovani Bonetti excursionou pelo bairro de Borneo – Amsterdã – Holanda”. Um belo aprendizado sobre a arquitetura destes locais!

E o próximo será dia 29 de julho, com a dupla Ricardo Monti e Andréa Triana falando sobre “Estratégia de Sustentabilidade aplicado ao Projeto”. Os dois foram premiados recentemente com projeto de arquitetura sustentável. Mas esse já é assunto para outro post.

Postado por Simone Bobsin

Aliar arte e design, uma idéia bacana

22 de julho de 2008 1

Recebi um convite que, com pesar, não poderei comparecer (estou de férias com os filhos). Mas divulgo com o maior prazer! O evento em Florianópolis é pioneiro e já está na terceira edição. O Ciclo de Leituras Dramáticas da Cia. de Arte Irreversível leva arte para dentro da loja Suporte & Inovação. Propor o diálogo do design com a arte e vice-versa é a intenção do projeto inovador. E a idéia é do antenado Fernando Trauer que sempre está em busca de ações que valorizam as várias formas de expressão artística. E a sua loja tem tudo a ver com o negócio já que atua no segmento da decoração com peças de design assinado – originais ou certificadas.

O grupo de teatro utiliza o interior da loja para apresentar um espetáculo que interage com o espaço e com o público. Depois da apresentação, é oferecido um coquetel.

Postado por Simone Bobsin

Casa bem planejada

15 de julho de 2008 2

Casa no sul da Ilha apresenta amplos beiras e brise típico da arquitetura modernista/divulgação

O Ateliê Espaço Madrissilva, que comentei ontem aqui no blog, é uma das matérias do programa deste sábado, dia 19. Antecipamos o que será debatido no Architectour 2008, Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo, que acontece em agosto, em Florianópolis. Arquitetos estrangeiros como o chinês Chien Chung Pei, pela primeira vez no Brasil, e brasileiros como Carlos Bratke participam do evento. A prata da casa também estará presente mediando os vários painéis entre eles André Schmitt e Nelson Teixeira Neto.

 

O projeto desta semana apresenta uma casa muito bem planejado, com desenho em formato L, com a piscina e o pátio voltados para o Norte, aproveitando melhor a incidência do sol. As soluções do projeto são diferenciadas. Missão Casa, sábado, 9 da noite, na TVCom.

 

Postado por Simone Bobsin

Grata Surpresa

14 de julho de 2008 1

Ponto cruz, pintura, patchwork nas almofadas e capas para travesseiros

Em minhas matérias para o Missão Casa tenho descoberto projetos muito bacanas. Um deles é o Ateliê Espaço Madrissilva (é assim mesmo a grafia baseada em numerologia), no Ribeirão da Ilha. Tudo ali é feito com amor, carinho, um capricho enorme e muito talento. Você confere a matéria completa no programa deste sábado, dia 19. Mas não resisti e adianto essa dica pra vocês. Vale a pena visitar o espaço que já é conhecido dos turistas. Fica na rua principal, na freguesia do Ribeirão.

Postado por simone bobsin