Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2008

coisa.com

27 de agosto de 2008 0

Fernando Trauer, idealizador da galeria virtual

Arte e arquitetura são áreas afins na qual o diálogo é permanente. Acredito cada vez mais que unir esses segmentos é fundamental para formar um público consumidor mais consciente e com olhar mais apurado para a arte contemporânea. Todo esse discurso é para dizer que estive no evento de uma construtora que abraçou a idéia do Fernando Trauer, lojista e curador, de levar arte para o lançamento de um apartamento decorado.

Naquela noite foi também o pré-lançamento da galeria virtual coisa.com (www.galeriacoisa.com), um projeto que merece aplauso. Fernando quer ocupar uma lacuna em Santa Catarina e trabalhar com arte contemporânea com critério. A idéia surgiu depois de várias reuniões com os artistas Paulo Gaiad, Clara Fernandes e Rubens Oestroem, em 2004. A paixão da família por arte – o pai Oscar e a mãe Neiva – se transformou em realidade. A coisa.com é uma galeria virtual que fará exposições itinerantes.

“É uma pequena criação neste vasto mundo de descobertas, instigante e por que não: provocativo. É um começo que segue rumo ao desconhecido, desbravando paradigmas, criando conceitos, mas carregando consigo o respeito, a admiração e a infindável vontade de tornar acessível a Arte Contemporânea ao grande público” (Fernando).

 

Postado por Simone Bobsin

Ilhas e praias artificiais!!!

27 de agosto de 2008 0

Como aproveitar a costa e potencializar o turismo?

Essa é uma questão polêmica levantada em um dos painéis do Architectour 2008. Sobre esse assunto, ouvimos com perplexidade e admiração o engenheiro dinamarquês Thomas Gierlevsen, da companhia COWI, líder mundial em consultoria e execução de projetos marítimos e costeiros. A maior ilha do mundo e outras construídas nos Emirados Árabes são de sua autoria.

Para provocar o debate, o arquiteto André Schmitt apresentou dois estudos de casos realizados em Florianópolis, mas que não sairam do papel. Ele encerrou a palestra com uma provocação que deve ser disseminada: a ausência de projeto também desenha a cidade.

Esse é o tema da nossa cobertura no programa do dia 25 de setembro. 

Postado por Simone Bobsin

Arquitetura em debate - parte 2

27 de agosto de 2008 0

Confira no terceiro bloco do programa do dia 18 de agosto a opinião do arquiteto francês Christian de Portzamparc e sua mulher Elizabeth sobre como a arquitetura responde ao desenvolvimento das atividades turísticas?

Portzamparc assina projetos que reforçam a idéia da relação entre a arquitetura e o espaço urbano. Um dos exemplos que o fez cruzar as fronteiras da França é a Cidade da Música, em Paris. Ele ganhou o Prêmio Pritzker, considerado o maior da arquitetura mundial. O professor da UFSC, Nelson Saraiva, o chamou de compositor  da arquitetura.

Na seqüência, acompanhe a entrevista com o arquiteto Chien Chung Pei, que entre outras obras, projetou o Museu da Ciência, em Macau, o Banco Popular da China, em Pequim, e a reconstrução do Palácio Imperial dentro da cidade proibida. Com a equipe do pai, participou do projeto da pirâmide de vidro do Museu do Louvre. 

Postado por Simone Bobsin

Arquitetura em debate

26 de agosto de 2008 0

Nós acompanhamos todos os debates do Architectour 2008, que aconteceu na Universidade Federal, em Florianópolis. Apresentamos com exclusividade entrevistas realizadas no local do evento e num almoço oferecido aos arquitetos convidados, no Sofitel.

Estiveram presentes nomes que estão na elite mundial da arquitetura, alguns pela primeira vez no Brasil, além de profissionais de destaque nacional e local. Foram dois dias de seminário, sete painéis e aproximadamente 450 inscritos.

 

Aqui no blog você poderá assistir a nossa cobertura. E na primeira parte, que foi ao ar dia 18 de setembro, levantamos a questão: como a arquitetura responde ao desenvolvimento das atividades turísticas?

Postado por Simone Bobsin

É hoje: café, arquitetura e muito mais

25 de agosto de 2008 0

Acompanhe a chamada do programa e os assuntos que são destaques hoje à noite, às 20 h, na TVCOM, canal 36 na NET e Viamax.

 

Postado por Simone Bobsin

No próximo programa...

20 de agosto de 2008 0

The Pearl, em Catar, a maior ilha artificial do mundo terá 40 mil residências/divulgação

O café é quase uma unanimidade. Seu aroma invade a casa. E café é o assunto do próximo Missão Casa, segunda-feira, dia 25, às 8 horas da noite. Depois de dois anos, voltei ao Café Macchiato di Pagano para conferir a ampla reforma do espaço feita pela arquiteta Radigiane Modernel. A identidade que consagrou o café foi mantida, mas foram agregados outros serviços como degustação de vinho, bar e até comidinhas ao meio-dia.

já que o assunto é café, convidei Radigiane para uma seleção de acessórios para deixar a mesa muito charmosa. Garimpamos louças e peças variadas. Passamos o dia juntas, tomando café pela manhã e encerrando a matéria, naturalmente, com café à tarde.

Apresentamos mais uma parte da nossa cobertura do Architectour 2008, Seminário Internacional de Arquitetura para o Turismo, que aconteceu na UFSC, em Florianópolis. O tema é polêmico: Como aproveitar as belezas da costa e potencializar o turismo? Quem responde é o arquiteto André Schmitt, que tem projetos em Florianópolis, e o engenheiro dinamarquês Thomas Gierlevsen, diretor da COWI, líder mundial em consultoria de para projetos marítimos e costeiros. Praias e ilhas artificais, principalmente nos Emirados Árabes, são construídas pela companhia.

Missão Casa, TVCOM, canal 36 da NET e Viamax.

Postado por Simone Bobsin

Nova vinheta!

20 de agosto de 2008 2

O Missão Casa está de cara nova. A vinheta está mais dinâmica e atual, combinando bem com o novo espírito do programa.

 

Postado por Sabrina Carozzi

Pufe retrô

18 de agosto de 2008 2

Pufê da Tainô Móveis, no Estreito

Olha só que charme este pufe! Essa é uma das dicas que a arquiteta Lílian Patrícia Dutra traz no Missão Casa de hoje. A idéia foi usar peças com cores fortes para quebrar a monotonia do branco que predomina no apartamento, utilizado para ampliar os espaços.

A cor eleita pela proprietária foi o rosa choque. Lílian utilizou a cor em peças que podem ser trocadas facilmente se a proprietária se cansar do tom. Mas será difícil se cansar de um pufe como esse, não é?

Lembrando que o Missão Casa estréia novo horário com cara nova hoje às 20h na TVCom.

Postado por Sabrina Carozzi

Novo horário nesta segunda-feira

17 de agosto de 2008 0

Nova marca do programa

Estreamos nesta segunda-feira, às 20h, com matérias inéditas, cara nova e horário novo. Neste terceiro ano, mudamos a identidade visual do programa, agora mais moderno e dinâmico. Veja a nossa nova marca aí ao lado.

 

Anote os novos horários: inédito segunda-feira em horário nobre, às 20h. Reapresentações: quinta, às 23h30min; sábado às 23h; e domingo às 16h30min.

E hoje tem Architectour 2008 e projeto feito sob medida para professora universitária que não abre mão de morar sozinha.

Postado por Simone Bobsin

Mais um canal de comunicação

17 de agosto de 2008 0

Divulguei no meu mailing de arquitetos e designers o blog do Missão Casa. Obrigada pela força recebida de vários profissionais. Conto com vocês para manter mais este canal de comunicação atualizado. E muitos já enviaram informações que acho interessante compartilhar.

 

Uma delas é do arquiteto Roberto Peixoto, que viaja em setembro para Seattle, nos EUA, para um congresso na área de design de lojas – International Retail Design Conference – (www.irdconline.com). Além das palestras, ele fará um tour com executivos de empresas como Nike, Starbucks, Old Navy, Best Buy e Microsoft. Depois, dá um giro pelo Canadá de férias e em busca de novidades, idéias e reciclagem profissional.

Nós vamos aguardar todas essas novidades para contar aqui no blog e no Missão Casa.

Postado por Simone Bobsin