Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Paulista ganha concurso da Biblioteca de SC

30 de março de 2010 0

Sexta-feira estive na Biblioteca Pública de Santa Catarina para assistir de perto a abertura dos envelopes revelando o ganhador do Concurso Público Nacional para a Biblioteca Pública do Estado. O arquiteto paulista Filipe Dória (assim mesmo com esta grafia) ficou em primeiro lugar.

As pranchas com os projetos dos cinco finalistas estão expostas no hall de entrada da biblioteca aberta ao público para visitação. O concurso teve 94 inscritos de todo o Brasil e 37 participaram de fato a partir da entrega dos projetos. Quatro arquitetos e uma biblioteconomista integraram a comissão julgadora: arquitetos João Edmundo Bohn Neto e Simone Harger (Florianópolis), Oscar Mueller (Curitiba), Esterzilda Berenstein de Azevedo (Brasília), e Delsi Davok. 

O concurso promovido pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura) foi organizado pelo IAB-SC, recebendo desta forma a chancela de uma entidade séria e competente na realização deste tipo de evento, e o primeiro feito em parceria com o governo do Estado a partir de um decreto-lei de 2009. Esta era uma antiga reinvindicação dos arquitetos para criar uma cultura de concursos voltados para a arquitetura com o objetivo de qualificar o patrimônio arquitetônico da cidade, principalmente em relação aos prédios públicos. 

Presente ao evento, a presidente da FCC, Anita Pires, já anunciou que a licitação não poderá ser feita neste ano de eleições, mas deverá ser prevista no orçamento de 2011. Agora, cabe aos arquitetos e ao IAB-SC cobrar para que o projeto seja executado e não vá para a gaveta.

Confira o resultado:

1º – Filipe Dória

2º – Matheus Rodrigues Alves

3º – Akeni Hahara

4º – Marcos Jobim

Menção Honrosa – Ivan de Sá Rezende 

Postado por simone

Envie seu Comentário