Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2010

Paulista ganha concurso da Biblioteca de SC

30 de março de 2010 0

Sexta-feira estive na Biblioteca Pública de Santa Catarina para assistir de perto a abertura dos envelopes revelando o ganhador do Concurso Público Nacional para a Biblioteca Pública do Estado. O arquiteto paulista Filipe Dória (assim mesmo com esta grafia) ficou em primeiro lugar.

As pranchas com os projetos dos cinco finalistas estão expostas no hall de entrada da biblioteca aberta ao público para visitação. O concurso teve 94 inscritos de todo o Brasil e 37 participaram de fato a partir da entrega dos projetos. Quatro arquitetos e uma biblioteconomista integraram a comissão julgadora: arquitetos João Edmundo Bohn Neto e Simone Harger (Florianópolis), Oscar Mueller (Curitiba), Esterzilda Berenstein de Azevedo (Brasília), e Delsi Davok. 

O concurso promovido pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura) foi organizado pelo IAB-SC, recebendo desta forma a chancela de uma entidade séria e competente na realização deste tipo de evento, e o primeiro feito em parceria com o governo do Estado a partir de um decreto-lei de 2009. Esta era uma antiga reinvindicação dos arquitetos para criar uma cultura de concursos voltados para a arquitetura com o objetivo de qualificar o patrimônio arquitetônico da cidade, principalmente em relação aos prédios públicos. 

Presente ao evento, a presidente da FCC, Anita Pires, já anunciou que a licitação não poderá ser feita neste ano de eleições, mas deverá ser prevista no orçamento de 2011. Agora, cabe aos arquitetos e ao IAB-SC cobrar para que o projeto seja executado e não vá para a gaveta.

Confira o resultado:

1º – Filipe Dória

2º – Matheus Rodrigues Alves

3º – Akeni Hahara

4º – Marcos Jobim

Menção Honrosa – Ivan de Sá Rezende 

Postado por simone

Bangalô de luxo e prédio com energia eólica

29 de março de 2010 0

O programa de hoje apresenta dois projetos com conceitos e soluções ecológicas. Um deles é o bangalô de luxo do Resort Ponta dos Ganchos, em Governador Celso Ramos. Fiz a matério no bangalô mais luxuoso, onde ficou hospedada a cantora Byeonce. O local é de tirar o fôlego. A cobertura dos cinco últimos bangalôs construídos no ano passado tem telhado verde, além de aproveitamento da água, tratamento de resíduos e placas solares.

O outro projeto é inédito no Brasil e já falei aqui no blog. É a construção do primeiro condomínio residencial com energia eólica. O local escolhido para a obra é o Novo Campeche.

Tem ainda uma entrevista com o arquiteto Sérgio Rodrigues. É imperdível! Ele tem um ótimo humor e diz o que quer…também, aos 82 anos tem que ser assim mesmo…sem meias palavras. Só mesmo conferindo a entrevista pra ver.

Hoje às 20h. TVCOM, canal 36 da NET e Viamax. Dá para assistir no site da TVCOM no mesmo horário, entre no clic e pluga lá na tv: www.clicrbs.com.br

Postado por simone

Revista Área de volta

26 de março de 2010 0

Assisti parte das palestras dos arquitetos que vieram para a exposição “II Destaques das Bienais”, promovida pela AsBEA-SC, que acontece na sala Lindolfo Bell, no CIC. O encontro foi na reitoria da UFSC e o auditório estava cheio de estudantes, professores do departamento de arquitetura e poucos profissionais.

Conversei com o Angelo Bucci, arquiteto premiado na última Bienal de Arquitetura de Buenos Aires. Toda a entrevista você acompanha na retomada da Revista Área, que voltará a circular. A jornalista Letícia Wilson também estava lá fazendo outras entrevistas. A cobertura será publicada na revista especializada em arquitetura e design em Santa Catarina.

Informações sobre a Revista Área e sugestões entre em contato pelos fones: (48) 3259-3626 ou 9971 4139.

Postado por simone

Casa Geminada e ciclovia no programa de hoje

22 de março de 2010 0

Casa do irmão solteiro na Lagoa da Conceição

O aniversário de Florianópolis e a realização do Fórum de Mobilidade nas Cidades me levaram a fazer uma entrevista sobre Ciclovia, projeto que existe na UFSC super bacana que poderá ser levado para outros pontos da cidade. E ciclovia também é um dos temas do fórum. Conversei com a professora de arquitetura Alina Santiago e o ex-aluno Anderson Izzi.

Confira no programa de hoje que irá contar a história da construção de uma casa geminada para três irmãos. A autora do projeto é a arquiteta Tatiana Tatit, uma das irmãs. Vale a pena assistir ao projeto que foi a melhor opção de compra na hora que os irmãos decidiram sair da casa da mãe.

Missão Casa hoje às 20h. Reapresentações: sábado às 13h15min e às 23h, domingo às 16h30min. TVCOM, canal 36 da NET e Viamax

 

Postado por simone

Fórum Mobilidade nas Cidades abre hoje

22 de março de 2010 0

A partir de hoje Florianópolis sedia o primeiro Fórum das Américas de Mobiliade nas Cidades, como parte integrante das atividades de aniversário da cidade. Vários temas serão debatidos em painéis sobre acessibilidade, ciclovias, transporte motorizado individual e coletivo, metrô subterrâneo, mono-trem, teleféricos, transporte marítimo e transporte aéreo. 

O evento vai trazer o Coordenador do Cities for Mobility, Patrick Daude, que é responsável pela coordenação da cooperação entre cidades de Sttutgart e as Cidades de Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte. O Cities for Mobility é uma rede global que promove o intercâmbio de experiências e Know-how entre as cidades e outras organizações de negócios, pesquisa e sociedade civil por todo o mundo, objetivando a mobilidade urbana sustentável. 

Além dele, vem Peter Cox, Cientista Social de UK, Owe Grote da Prefeitura de Sttutgart, Elizabeth de Portzamparc, arquiteta e Roland Krüger da Trasrapid International.

O Fórum acontece de hoje ao dia 24, no Teatro Pedro Ivo Campos, na SC 401. Mais informações no site: www.mobilidadenascidades.com.br ou pelo telefone: (48) 8421-2126. 

Postado por simone

Dia Mundial da Água

22 de março de 2010 0

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, oficialmente instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993 com o objetivo de estimular governos e empresas de todo o mundo a promover ações que ampliem o uso consciente e responsável dos recursos hídricos. O tema da campanha deste ano é “Água limpa para um mundo mais saudável”.

Sobre o mesmo tema, aproveito para dizer que em alguns municípios brasileiros já é obrigatório a implantação de sistemas de captação da água da chuva, aparecendo em leis municipais como em Curitiba, São Paulo, Criciúma e outras.

Aos profissionais que atuam na construção, fica a dica para incluirem em seus projetos esse tipo de sistema.

Postado por simone

AsBEA-SC revitaliza Espaço Lindolfo Bell

17 de março de 2010 0

Projeto da Pedra Branca exposto na Bienal de Buenos Aires.

Exposições de arquitetura em Santa Catarina são raras. Há 20 anos moro aqui e lembro de pouquíssimas mostras significativas entre elas a de mobiliário da Lino Bo Bardi, no MASC, e Destaques das Bienais com o escritório Brasil Arquitetura – vencedor do principal prêmio na Bienal de São Paulo em 2007 com o Museu Rodin, na Bahia – e Pedra Branca Urbanismo Sustentável, premiado na Bienal de Buenos Aires.

A AsBEA-SC (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura) tem colocado esse assunto na pauta de suas reuniões e conseguiu realizar a primeira mostra Destaques das Bienais em 2007, na Sala Lindolfo Bell. Este ano felizmente retorna com a exposição ‘II Destaques das Bienais’ com as exposições “Litoral de Santa Catarina: arquiteturas para o turismo e lazer” e mostras individuais dos latino-americanos Laureano Forero (Colômbia), Cristián Boza (Chile) e Roberto Converti (Argentina). Do Brasil, Ângelo Bucci, Triptyque Architecture, Amima Arquitetura e novos edificios culturais.

Para isso, a entidade que reúne os mais significativos escritórios de arquitetura do Estado, revitalizou a sala Lindolfo Bell, no Centro Integrado de Cultura, para receber a mostra, que abre no próximo dia 20. “Florianópolis não tinha nenhum espaço adequado para apresentação de exposições de arquitetura. Em contrapartida, poderemos realizar duas mostras anuais no espaço”, explica Giovani Bonetti, presidente da entidade.

Dia 25 de abril, tem ciclo de palestras no audtório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, com a principação dos latino-americanos.

 

Postado por simone

Tem de tudo!

17 de março de 2010 2

Mariana Boro

Interior da loja LCL, que abriu ontem em Florianópolis.

Postado por simone

Muráh na Artefacto

17 de março de 2010 7

Recebi notícias do artista plástico Muráh sobre seu novo desafio profissional: parceria com a conceituada Artefacto, de São Paulo – “mais importante na minha carreira artística”, diz o artista que mora em Florianópolis.

A parceria é de exclusividade do seu trabalho em São Paulo. A foto é de uma das três telas que Muráh enviou para a loja de mobiliário de alto padrão. Parabéns Muráh.

Postado por simone

Sérgio Rodrigues em Floripa

17 de março de 2010 0

Falando em Sérgio Rodrigues, o “pai” do design nacional estará em Florianópolis amanhã, na Bellacatarna, loja que terá a coleção completa do designer.

Estarei lá entrevistando este senhor que escreveu seu nome na história do design brasileiro no século XX e continua atual e produzindo aos oitenta e poucos anos. Aguarde o programa para saber tudinho sobre sua produção. 

Vale a pena conhecer: www.sergiorodrigues.com.br

 

Postado por simone