Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ar condicionado em projeto sustentável

26 de julho de 2010 0

O projeto foi criado por Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, para demonstrar estratégias econômicas e ambientais para o crescimento urbano sustentável em diversos países. Na América do Sul, apenas um condomínio foi selecionado. O condomínio Cidade Pedra Branca, localizado em Palhoça, na Grande Florianópolis, é o único projeto sul americano a fazer parte da Clinton Climate Initiative, programa idealizado pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton para demonstrar estratégias econômicas e ambientais para o crescimento urbano sustentável. O empreendimento foi todo projetado pensando no conforto e na praticidade de locomoção de seus moradores, que irão encontrar toda a estrutura como cafés, lojas, supermercado, creches e universidade próximos, incentivando a caminhada e o uso de bicicletas. 

O showroom do empreendimento possui placas com células fotovoltaicas, que transformam a luz diretamente em eletricidade e possuem uma durabilidade quase ilimitada. O condomínio também conta com reaproveitamento de água da chuva, utiliza janelas grandes que favorecem a iluminação e evitam o uso de energia elétrica. Foram colocados pontos de coleta de lixo reciclável e coletor de pilhas e baterias.

Todo o sistema de condicionamento de ar foi feito com o moderno sistema inverter e possui o gás natural R 410a, que não polui o meio ambiente. A Midea, uma das empresas parceiras do empreendimento foi quem instalou o sistema no showroom de 1,2 m². Foram instalados 16 aparelhos condicionadores de ar split da marca, além de toda a instalação dos dutos de refrigeração. Segundo Marcelo Consonni Gomes, diretor Executivo do empreendimento “o sistema inverter cabe perfeitamente no conceito do projeto, pois irá economizar muito mais energia em relação a um sistema comuma, além de não poluir o meio ambiente. Ainda trabalhamos com uma excelente marca que é reconhecida internacionalmente e possui as melhores certificações”.

Envie seu Comentário