Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Lição de arquitetura com Sérgio Teperman

08 de setembro de 2010 0

Nem comentei aqui no blog que fui entrevistrar o arquiteto Sérgio Teperman. Adorei! Primeiro assisti um batepapo com ele no Sofitel, o evento era da AsBEA-SC, institução local que agrega os escritórios de arquitetura que mais contróem em Florianópolis. No dia seguinte fui até a casa e escritório da arquiteta Marília Ruchel fazer a entrevista e segui no mesmo caminho do batepapo da noite anterior: informal e com foco nas opiniões do arquiteto e não somente sobre sua obra e sobre arquitetura. O importante, pra mim, é conhecer suas ideias sobre o tema, sobre a vida, afinal arquitetura é vida e a partir daí se delineiam os traços do habitat humano no seu sentido mais amplo.

Vale a pena ler o livro lançado em Florianópolis. Ele escreve de maneira simples e direta sobre o assunto, é de dar “inveja” positiva. “As Cidades Vivas, Vivas as Cidades – Crônicas sobre Arquitetura e Urbanismo” foi editado pelo Senac SP e traz uma coletânea de artigos publicados em revistas e jornais e traça uma breve história da arquitetura e do urbanismo no Brasil. A entrevista você confere nos próximos programas do Missão Casa.

Um pouco do curriculo do Sérgio: Formado pela FAU-USP, Sérgio Teperman trabalhou no Departamento de Novas Cidades da Prefeitura de Londres e fez vários cursos e estágios na Europa, onde foi titular de bolsas como a Olivetti na Itália, Fundação Casa do Brasil na Grã-Bretanha, Astef na França, Unesco na Finlândia e Fundação Gulbenkian em Portugal. É membro do Comitê Internacional de Críticos da Arquitetura (Cica) tem passagens por associações da categoria, foi diretor do Sindicato dos Arquitetos de São Paulo e presidente da Asbea, e participou de diversas publicações da área, como a revista A&C, o jornal Arquiteto, as revistas PROJETO e Arquitetura e Urbanismo.

Envie seu Comentário