Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Hoje exclusiva com Gustavo Restrepo, arquiteto colombiano que revitalizou Medellín

25 de outubro de 2010 0

Hoje às 20h tem uma entrevista exclusiva com o arquiteto colombiano Gustavo Restrepo, que esteve à frente de um projeto revolucionário que revitalizou a cidade de Medellín. Para se ter ideia da dimensão deste projeto e do resultado prático, o índice de homicídio em 1991 era de  381 para cada 100 mil habitantes. Em 2007 caiu para menos de 30 homicídios para cada 100 mil habitantes.  Um projeto urbano que mecere aplauso e pode ser replicado nas cidades latino americanas muito similares com a realidade colombiana.

A palestra do arquiteto emocionou durante o SISAU (Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo) realizado pelo AsBEA-SC (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), em Florianópolis. A entrevista está imperdível e caiu como uma luva para Florianópolis e SC. Espero que muitos profissionais que estão à frente de decisões importantes na Ilha e em SC de modo geral assistam a entrevista e aprendam com Restrepo.

Tem ainda projeto de um apartamento com planta livre planejado para um casal com uma filha que mora no Sul do Estado. O bacana é que os móveis são as próprias paredes dos ambientes. Tem ainda um rasante da jornalista Luciana de Moraes pela Bienal de Arte de São Paulo e seu olhar aqui no programa no quadro EU VI. Bom programa.

Hoje às 20h na TVCOM – canal 36 da NET e Viamax. Reapresentações: sábado em dois horários às 13h15min e às 23h, e domingo às 16h30min.

Gustavo Restrepo durante palestra no Simpósio. Foto de Gabriel Hausi

 


Envie seu Comentário