Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2010

Hoje exclusiva com Gustavo Restrepo, arquiteto colombiano que revitalizou Medellín

25 de outubro de 2010 0

Hoje às 20h tem uma entrevista exclusiva com o arquiteto colombiano Gustavo Restrepo, que esteve à frente de um projeto revolucionário que revitalizou a cidade de Medellín. Para se ter ideia da dimensão deste projeto e do resultado prático, o índice de homicídio em 1991 era de  381 para cada 100 mil habitantes. Em 2007 caiu para menos de 30 homicídios para cada 100 mil habitantes.  Um projeto urbano que mecere aplauso e pode ser replicado nas cidades latino americanas muito similares com a realidade colombiana.

A palestra do arquiteto emocionou durante o SISAU (Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo) realizado pelo AsBEA-SC (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), em Florianópolis. A entrevista está imperdível e caiu como uma luva para Florianópolis e SC. Espero que muitos profissionais que estão à frente de decisões importantes na Ilha e em SC de modo geral assistam a entrevista e aprendam com Restrepo.

Tem ainda projeto de um apartamento com planta livre planejado para um casal com uma filha que mora no Sul do Estado. O bacana é que os móveis são as próprias paredes dos ambientes. Tem ainda um rasante da jornalista Luciana de Moraes pela Bienal de Arte de São Paulo e seu olhar aqui no programa no quadro EU VI. Bom programa.

Hoje às 20h na TVCOM – canal 36 da NET e Viamax. Reapresentações: sábado em dois horários às 13h15min e às 23h, e domingo às 16h30min.

Gustavo Restrepo durante palestra no Simpósio. Foto de Gabriel Hausi

 


10 ideias para o desenvolvimento urbano sustentável

18 de outubro de 2010 0

O Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SISAU) que aconteceu semana passada na FIESC, evento realizado pela AsBEA-SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), encerrou com uma lista de 10 ideias sugeridas nos debates e palestras com experts nacionais e internacionais para o desenvolvimento urbano sustentável da Grande Florianópolis. Uma das mais importantes, segundo o arquiteto Giovani Bonetti, presidente da AsBEA-SC, é a criação de um conselho intermunicipal de planejamento sustentável. “As ações não podem ser isoladas. Quem vive em uma área conurbada tem que ter as mesmas preocupações e buscar as mesmas soluções”, defende. Uma das ideias foi baseada na experiência de Medellín (Colômbia), que é a realização de ‘acupunturas urbanas’, ou seja, trabalhar pontualmente nos focos mais problemáticos das cidades, seja áreas degradadas, violentas ou sem uso, para que sejam reintegradas e utilizadas pela comunidade. O Missão Casa exibe entrevista exclusiva com o arquiteto colombiano Gustavo Restrepo na próxima segunda-feira, dia 25.

Em breve, a comissão dos três estados irá reunir as ideias levantadas para as três capitais e divulgar um manifesto unificado que englobe toda a região.

Veja a lista das 10 ideiais da sustentabilidade:

1- Sustentabilidade passa pela educação do ser: sensibilização também via meios de comunicação (difundir o que é ser sustentável);

2- Cidades com uso misto, com morfologias variadas;

3- Desenhos de edifícios públicos com incorporação de princípios sustentabilidade como incentivo para outros setores;

4- Buscar maior qualificação ambiental na relação edifício/passeio público, ampliar os espaços para pedestre, valorizar a mobilidade;

 5- Realizar ‘acupunturas’ urbanas integradas de modo a transformar, a longo prazo, a qualidade dos espaços degradados; (trabalhar pontualmente os problemas da cidade, inserindo em determinadas áreas problemáticas equipamentos de cultura, lazer e de encontros);

 6- Melhorar e ampliar a rede de ciclovias e incentivar o estacionamento de bicicletas nos espaços públicos e privados;

7- Articular a criação de um conselho intermunicipal de planejamento sustentável da Grande Florianópolis (envolvimento da gestão pública como vetor das práticas ambientalmente corretas);

8- Educação continuada dos profissionais ligados à arquitetura e ao planejamento urbano com foco na interdisciplinaridade (utilizar o máximo de conhecimentos de outras áreas em prol do ambiente);

9- Aproveitamento da malha urbana existente com retrofit (renovação e recuperação) das edificações e incentivo ao uso misto;

10- Estimular a criação de transporte público eficiente e sustentável.



Simpósio de sustentabilidade no Missão Casa de hoje

18 de outubro de 2010 0

Participei  do 2º Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo, o SISAU, evento promovido pela AsBEA-SC (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), que aconteceu pela primeira vez em SC. O encontro foi simuntâneo no RS e PR.

Platéia lotada para acompanhar as apresentações de escritórios de arquitetura internacionais com projetos que servem de exemplo pra nós. Estudantes, arquitetos, engenheiros, empresários estiveram presentes ao SISAU, mas onde estavam as pessoas que tomam decisões e ocupam cargos em instituições públicas? A resposta a esta indagação você confere no programa de hoje, que começa às 20h. Fizemos a cobertura do evento, do qual fomos parceiros na divulgação e registro dos debates. Hoje mostramos uma matéria geral do que foi o SISAU, e nos próximos programas tem entrevistas com alguns dos palestrantes. 

Publico em outro post as 10 ideias sustentáveis lançada no final do SISAU para o desenvolvimento da grande Florianópolis.

O programa tem ainda reapresentação do ateliê e escritório do arquiteto Nelson Teixeira Netto, um espaço onde convivem arte e arquitetura pura. Ele também é um dos entrevistados sobre a importância do SISAU para SC.

Fui conferir a abertura da Dell Anno, marca nacional de planejados com novo reposicionamento no mercado e que abriu uma grande loja na SC 401, rodovia, pode-se dizer, da decoração na capital. Não pude deixar de perguntar para o ator Henrti Castelli, presente à inauguração, o que é a casa para ele. E a agradável surpresa: ele adora casa, curte revistas de decoração e é metido a decorador.

 

Missão Casa, hoje às 20h.

Reapresentações: sábado em dois horários – às 13h15min e às 23h; domingo às 16h30min.

 

A Casa

14 de outubro de 2010 0

Exposição “A Casa” hoje a partir das 20h. Vale a pena conferir!

Brunch da Masisa com designer espanhol

14 de outubro de 2010 0

É hoje o brunch para arquitetos e designer promovido pela Masisa, empresa lider na América Latina na produção de paineis de madeira para móveis e arquitetura de interiores. O designer espanhol Enric Canet Ferrer está no Brasil para apresentar seu trabalho de criação junto à empresa em várias capitais e fala hoje sobre tendências e novidades em padronagens. Ele é diretor de desenho da Lamigraf S.A.

O brunch acontece no Bianco Loung Restaurante a partir das 10h30min, mas é restrito a convidados. Depois eu posto aqui as novidades apresentadas por ele.

Projeto de loja infantil sustentável

11 de outubro de 2010 0

Na semana do dia da criança mostramos no Missão Casa um projeto da loja Ecomoda sustentável para a criançada, ou melhor, para as mamães e o futuro das crianças. Todo o processo seguiu padrões de certificação de sustentabilidade. Vale a pena conferir o que um time de profissionais, cada qual na sua área, fez para transformar uma loja de roupas infantis em um exemplo a ser seguido.

Tem entrevista com o arquiteto Sérgio Teperman, que esteve em Florianópolis lançando o livro “As Cidades Vivas, Viva as Cidades”. A entrevista foi gravada no escritório da arquiteta Marília Ruschel.

A arquiteta Juliana Pippi dá dicas para os quartos das crianças na loja Concetto.

É hoje às 20h. Reapresentações no sábado às 13h15min e às 23h; e domingo às 16h30min. Na TVCOM (canal 36 da NET e Viamax).

Hoje abertura da Dell Anno na SC 401

07 de outubro de 2010 0

A partir das 20h de hoje as portas da nova Dell Anno abrem-se para receber os convidados para a festa de inauguração da loja que tem 35 metros de frente, um pé-direito com 7 metros de altura e 17 ambientes. Esse será o cenário do coquetel que apresenta um novo conceito e reposicionamento da marca. O ator Henri Castelli participa da inauguração.

A proposta do novo empreendimento é valorizar o conceito atual da marca com foco em espaços amplos e contemporâneos. Imponente, a edificação chama a atenção pela novidade no chamado corredor do design, via de acesso às praias do Norte da Ilha, na SC 401, ao lado das já consagradas Primavera Garden Center e Delícias do Campo.

A festa acontece dia 07 de outubro, a partir das 20h, na SC 401, nº 4190.

Officeform lança coleção 2011

07 de outubro de 2010 0

A marca Officeform, fabricante catarinense especializada em estofados e móveis, lançam a Coleção 2011, nesta quinta, dia 7 de outubro, a partir das 20h. O evento acontece simultaneamente nas lojas Studio Ambientes e Studio Conceito, no Shopping Casa & Design, em Florianópolis. A curadoria do evento, dos produtos e da exposição é assinada pelos designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, do estúdio Nada Se Leva, que escolheram os temas Xangai e New York City para cenografar cada uma das lojas.

A Coleção 2011 traz sete novos sofás e dez poltronas, além dos produtos da linha confeccionada com madeira, como mesas de centro, mesas de apoio, salas de jantar, cadeiras, bufês e home theaters que integram o novo selo Elemento, do grupo Officeform. Convidado especial da marca, o designer e editor de estilo, Fabrizio Rollo, assina um sofá para essa coleção.

Na foto, poltrona Tilt assinada pelo estúdio Nada se Leva.

Itaparica - 1 parte da cobertura

04 de outubro de 2010 0

Seguem os links da primeira parte da cobertura do Prêmio TOP 100 do Shopping Casa & Design e Revista Kaza.


Logo mais às 20h na TVCOM

04 de outubro de 2010 0

Hoje tem Missão Casa às 20h com a segunda parte da cobertura da viagem a Itaparica acompanhando os cinco escritórios indicados pelo Shopping Casa & Design ao Premio TOP 100 da Revista Kaza. O assunto é a festa da premiação, os números que envolvem a premição, e uma conversa com Preta Gil sobre arquitetura. Ela curte a casa e é fruto de uma “boa arquitetura”. Assista e confira.

Tem ainda projeto de reforma em um apartamento em Jurerê Internacional. Patrícia Volpato assina a mega reforma que mudou a cozinha de lugar. Um luxo só! O mobiliário sob medida desenhado pela arquiteta é todo em laca fosca executado pela Modecol, em composição com a madeira antiga de demolição da Usina das Arte. Ficou um show.

Confira o nosso registro da exposição “Contaminações – Linhas da Infância”, que marcou o cenário artistico de Florianópólis no segundo semestre deste ano. O projeto é muito bacana e será itinerante.

É hoje às 20h na TVCOM (36 da NET e Viamax). Reapresentações: sábado às 13h15min e às 23h, e domingo às 16h30min.