Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2010

Retrospectiva

31 de dezembro de 2010 0

No dia da virada, posto aqui a retrospectiva que fizemos para o Missão Casa trazendo um pouquinho do que rolou durante 2010. Boas festas pra todos e até 2011 com fôlego renovado!





Folga cultural

30 de dezembro de 2010 0

Minha dica: aproveitar os dias de folga e as férias da criançada para fazer um tour pelas exposições da cidade. Aqui no blog você encontra dicas da mostra Abstrações 2 que está na Galeria Luciano Martins e da Mostra Internacional de Presépios. Não deixe de visitar também a exposição “Guardar”,  com artistas de várias cidades brasileiras. A mostra partiu da expressão coletiva de um grupo de ceramistas de Porto Alegre que originou o Bando de Barro.www.bandodebarronomuseuhistorico.blogspot.com

O grupo apresenta obras de setenta e nove artistas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Paraíba e dois artistas da França.Vale destacar a participação dos artista de Florianópolis: Luiz Carlos Canabarro Machado, Rosana Bortolin, Betânia Silveira, Luciane Garcez são professores do curso de artes visuais da UDESC. E Ana Maria deAndrade Neri, Ilca Barcellos,  Luiza Christ, Rita Eger, Rosane Gonçalves, Rosângela Rosa, Sâmya Gac Leite e Vanda Kair são alunos da mesma instituição.

O que: Exposição “Guardar”
Quando: de 09/12/10 a 13/03/11 (terça a sexta, das 10h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 16h)
Local: Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa (Praça XV de Novembro, 227 – Centro. Fone:(48)3028-8091)
Entrada gratuita

  

Exposição de arte presepista

29 de dezembro de 2010 0
A árvore mais famosa de Florianópolis, a Figueira da Praça XV de Novembro, divide as atenções com um presépio natural produzido pelo artista plástico Jone Cezar de Araújo. A instalação integra o projeto “Presepiando pela Ilha com Cascaes”, patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Banco do Brasil.

Vale a pena ver o presépio ‘Franklin Cascaes’ que fica em exposição até 6 de janeiro e ganha realce à noite, com iluminação especial. Confeccionado com materiais naturais e artesanato local, o cenário conta com 25 figuras, sendo 11 de animais e 14 humanas, entre elas, Jesus, José, Maria e os Reis Magos, além de uma rendeira e um pescador – personagens típicos da Ilha, e elementos associados à cultura local como cestarias, cerâmicas, mantas de tear e rendas de bilro, assim como sementes, palhas, conchas de ostra  e barba de velho.

Iniciada na Universidade Federal de Santa Catarina pelo historiador e folclorista Franklin Cascaes, a tradição de confeccionar um presépio rústico em tamanho natural foi levada para a praça central na década de 1970, por incentivo do museólogo Gelci Coelho, o Peninha, que queria tornar pública a arte presepista de Cascaes. Após a morte do pesquisador catarinense, em 1983, Peninha continuou o projeto por mais dez anos e, a partir de 1994, a responsabilidade foi assumida por Jone Cezar de Araújo.

Presepiando pela Ilha

O projeto “Presepiando pela Ilha com Cascaes” contempla ainda a Mostra Internacional de Presépios, com 23 composições com diversos materiais em miniatura que retratam a cena da Natividade, feitos por presepistas de Portugal, Rússia, México, Itália, Madagascar, Peru, entre outros países. A exposição fica aberta à visitação pública gratuita, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, até dia 6 de janeiro (Praça 15 de Novembro nº 180 – Centro, esquina com Rua Tiradentes)

Natividade premiada

Natural do Morro da Fumaça, no sul do estado de Santa Catarina, Jone Cezar reside em Florianópolis desde 1968, onde descobriu a paixão pelas artes visuais e pela cultura popular, e em especial pela confecção de presépios natalinos com diferentes técnicas e materiais.  Em 36 anos de atividade na capital catarinense, o artista participou de mais de 60 exposições individuais e coletivas, conquistando cerca de 30 premiações neste período. Conhecido mundialmente pelo trabalho presepista, o artista catarinense conquistou em 2005 a medalha de ouro na 30ª Mostra Mundial Dei 100 Presepi, em Roma, e o prêmio do júri popular no 5º Concurso Nacional de Presépios de Greccio-Riete, também na Itália. Jone Cezar de Araújo foi membro do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina e foi um dos fundadores da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina. Atualmente integra a Associação Internacional dos Artistas Plásticos – Unesco/Sinapesp, a Associação Amigos do Presépio da Itália, e a Associação Amigos do Presépio de Madri. É ainda presidente e fundador do Instituto Cultural e Presepista Ilha de Santa Catarina, que em 2005 foi reconhecido como órgão oficial da arte presepista brasileira.

 

 

Pra relembrar

28 de dezembro de 2010 0

Fotos da festa de final de ano da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA-SC), no Café Riso Plage, em Jurerê Internacional. Fotos Rô Reitz.

Férias para renovar

28 de dezembro de 2010 0

Fiquei ausente do blog por alguns dias, muita correria de final de ano com o Natal, crianças de férias, família, e ainda trabalhando para finalizar o último programa do ano que passa no próximo final de semana. Em janeiro, teremos uma seleção de reportagens do Missão Casa em 2010. Férias são necessárias para renovar. Aqui no blog, estarei presente atualizando informações da área. Inté!!


Arquitetos terão Conselho próprio

23 de dezembro de 2010 0

O Senado aprovou ontem o Projeto de Lei (PLC) 190/10, que regulamenta a profissão de arquiteto e urbanista e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e seus regionais. A matéria, de autoria do Executivo, havia sido aprovada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados na semana passada, após ter recebido diversas emendas e contestações durante os dois anos que tramitou na Câmara. No Senado, o PL foi apreciado diretamente no plenário, com parecer favorável do senador Eduardo Azeredo. Agora só falta a sanção presidencial.


Natal solidário 1

20 de dezembro de 2010 0

Vale destacar iniciativas que promovem o afeto e trazem esperância. A Formus, indústria de móveis planejados do sul de SC, criou a campanha “Você faz Natal – Reverencie o próximo”  direcionada aos seus especificadores, arquitetos e decoradores. A empresa convida à participação em uma ação coerente com os princípios da empresa de Ser e Viver. A cada e-mail retornado, a empresa destinará R$ 10 em nome do profissional para a compra de materiais de arte e livros para escolas e creches carentes das praças onde atua. O valor que seria destinado inicialmente à confecção de cartão de Natal, se reverte em doação. 



Natal solidário

20 de dezembro de 2010 0

Mais de 90 quilos de alimentos para a ceia de Natal da instituição Orionópolis foi o saldo da arrecadação dos lojistas e colaboradores do Casa  & Design em sua festa de final do ano.  Atualmente, a instituição abriga 65 pessoas com deficiência física, mental ou sensorial e tem lista de espera com 287 na vez.

Todos os clientes finais, arquitetos e profisisonais em geral que querem doar móvies sem uso, equipamentos, roupas, alimentos, material reciclado podem deixar no shopping, que passa a ser ponto de doação oficial da instituição. Há um ano o Casa & Design é parceiro do projeto Reciclando Vidas.

O contato do shopping é a Karina, na administração. Dê uma passadinha lá.

Visite o site e saiba como ajudar este projeto www.orionopolis.org.br


Abstrações²

15 de dezembro de 2010 0

Hoje, a partir das 2oh, abre a exposição de novas pinturas de sete artistas catarinenses na Galeria Luciano Martins, na Lagoa da Conceição. A mostra “Abstrações2” (abstrações ao quadrado) dá início ao Projeto “Lagoa Social Artes”, organizado pelo Instituto Lagoa Social. A curadoria é de Myrine Vlavianos.

Participam da coletiva os artistas Beta Monfroni, Cassia Aresta, Flavia Fernandes, Gabi Oliveira, Loro, Maurício Muniz e Sandra Cavallazzi com pinturas criadas especialmente para a mostra a partir da proposta: criar duas telas (ou mais) no tamanho determinado de 90x90cm, que deveriam formar um par ou “funcionar” separadamente. Em comum, o interesse pela linguagem abstrata e a procura por caminhos diversos dentro desta linguagem, que vão desde o rigor geométrico ao mais livre expressionismo gestual.

Parte da venda das pinturas será revertida para as ações do ILS. 

Exposição: de 16 a 23 de dezembro de 2010, na Av. Afonso Delambert Neto, 103, Lagoa da Conceição, Florianópolis

Organização: Instituto Lagoa Social  www.lagoasocial.org.br


Anuário em noite prestigiada

15 de dezembro de 2010 0

Depois do sufoco do lançamento, do nervosismo para que dê tudo certo, de falar em público mesmo sem gostar (ufa!), registro aqui a festa de lançamento do Anuário de Arquitetura de Santa Catarina, na Saccaro. A noite foi muito prestigiada, com aproximadamente 200 convidados, e a entrega do anuário aos participantes.  A arquiteta e proprietária da loja, Márcia Maurano, como sempre, caprichou na produção com drinques no lugar do já enjoativo espumante, show do barmann e lembrança de ervas para cada convidado levar boas energias para casa. Um sucesso que consolida cada vez mais a publicação editada pela jornalista Letícia Wilson e por mim. Na próxima semana, a quarta edição estará nas bancas do estado. Mais uma etapa vencida e daqui nadinha já entramos na produção da quinta edição.

Fotos de Mariana Boro.

Arquiteto Alcides Theiss na festa de lançamento.

Designer Célio Teodorico, que assina as diferenciadas banheiras da Sabbia, marca lançada durante o evento na Saccaro.

Eu, jornalista Vicente Wissenback, idealizador da revista Projeto, e Letícia Wilson.

Eu, Katia Véras, Letícia, Giovani e Taís Bonetti e Márcia.