Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2011

Design e jogos olímpicos de 2012 na agenda de hoje

31 de maio de 2011 0

Londres e os jogos olímpicos de 2012 é o tema do bate-papo hoje com 0 arquiteto Giovani Bonetti em mais um happy hour da AsBEA-SC. Desta vez o encontro acontece no Sofitel, na Av. Beira-Mar Norte a partir das 20h.

E também hoje tem o primeiro happy hour da Baobah, loja exclusiva da Hadra, que apresenta a nova coleção dos móveis assinados pela designer Larissa Diegoli, também sócia da indústria de móveis com sede em Palhoça. A partir das 18h30min, no Shopping Casa & Design.


Composições improváveis

30 de maio de 2011 0

Fomos visitar um casarão no centro histórico de São José e fazer mais uma viagem no tempo. Confira a restauração feita pelo arquiteto Jonathan Carvalho na edificação do século XIX. Ele deixou aparente pintura mural na parede e a estrutura de taipa para contar  a história desta casa que recebeu Dom Pedro II, Canabarro e Garibaldi.

O interior é um capítulo à parte: mistura de mobiliário de época e muita cor, a ordem é não ter ordem, ousar fazendo composições improváveis.

ANTES

















DEPOIS









Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado no dia 5 de junho, esse assunto não poderia ficar fora da pauta do Missão Casa. Quem acompanha o programa sabe o quanto buscamos valorizar e divulgar projetos sintonizados com uma atitude consciente em relação ao meio ambiente.  Mostramos boas ideias para decorar garimpadas numa mostra de decoração e selecionamos em nossos arquivos exemplos que devem ser seguidos.


Outros assuntos

Tem ainda sugestões para decorar a casa a partir de garimpo em mostra de decoração. OLha só que bacana esta mesinha que escolhemos pra mostrar no programa.











Outras mídias

Blog – WWW.clicrbs.com.br/missaocasa

programas: WWW.youtube.com/missaocasa

minhas conexões

Facebook

Twitter



Meyer Filho revisitado - é hoje

26 de maio de 2011 0

O Instituto Meyer Filho lança hoje, dia 26, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, o livro Meyer Filho – Exercício de Imaginação, organizado por Sandra Meyer, Kamilla Nunes e Teresa Siewerdt. Contemplada pelo FUNCULTURAL, a obra revisita a imagem de Meyer Filho e, ao mesmo tempo, permite uma visão contemporânea de seu trabalho.

Dividido em quatro eixos – (Com), (Sobre), (A Partir) e (Arquivos Implacáveis) – o livro tem como propósito provocar uma reflexão sobre a produção do artista entre as décadas de 1950 e 1990. Para isso, reúne textos históricos, ensaios, ficções, obras e narrativas produzidas por autores convidados.

Onde: Fundação Cultural Badesc. Visconde de Ouro Preto, 216. Centro, Florianópolis Quanto Entrada gratuita


Noite de sopas e bate-papo

26 de maio de 2011 0

Ontem a noite na Shopping Casa & Design, em noite de sopinhas com os profissionais que estão concorrendo ao prêmio TOP 100, realizado no Estado pelo shopping em parceria com a Revista Kaza. O destino este ano é o Clube Med Rio das Pedras, no Rio de Janeiro. Fotos de Joaquim Araújo.








Rico Mendonça, Cláudio Oliveira e Wilson Cancian.











Cláudia Couto, Mariana Pesca e Taís Marchretti.

Baixo: Taís, Paulo e Heloisa Veronesi e Juliana Pippi.























Eu, Rico, Karina Koetzler e Luciana de Moraes.







Parceria Anuário de Arquitetura SC e Núcleo de Decoração

25 de maio de 2011 0

A Regional Blumenau do Núcleo Catarinense de Decoração realiza hoje, dia 25 de maio, às 20h, na Micheluzzi Revestimentos Cerâmicos, um encontro com os profissionais para um bate-papo descontraído, divulgação dos Destaques dos Meses de fevereiro, março e abril de 2011 e a entrega do Prêmio Fidelidade, concedido aos que pontuaram no maior número de lojas da Regional. No  encontro regado a música e espumante  será distribuída uma sacola com revistas e produto das lojas. Entre os materiais, os profissionais de Blumenau encontrarão um exemplar do Anuário de Arquitetura de Santa Catarina, parceria entre as jornalistas Simone Bobsin e Letícia Wilson com o Núcleo Catarinense de Decoração. A 5ª edição do anuário será lançada em dezembro de 2011.

O que: 2º Coquetel da Regional Blumenau do Núcleo Catarinense de Decoração

Quando: dia 25 de maio, quarta-feira, às 20hs

Onde: Micheluzzi Revestimento Cerâmicos (Rua João Pessoa, 185 – Velha – Blumenau/SC)

Mais informações: faleconosco@nucleocatarinensedecoracao.com.br

TOP 100 de Santa Catarina

24 de maio de 2011 0

A pontuação ainda está rolando e fortes candidatos disputam as cinco vagas catarinenses no prêmio Top 100, da Revista Kaza em parceria no Estado com o Shopping Casa & Design. Nesta quarta-feira (25), o complexo reúne os profisisonais no páreo para noite de sopas aos cuidados do chef Benoit Caousin, no François Café. Um momento para confraternizar e também reforçar o gostinho de ser TOP. No início de julho a geração deste ano, indicada pelo Casa & Design, estará formada e vai aproveitar programação especial no Club Med Rio das Pedras, no Rio de Janeiro. O Missão Casa estará lá novamente para fazer a cobertura do evento.

Imperdível: oficina gratuita com Jum Nakao

23 de maio de 2011 0

Repassando esta super ideia: O Orbitato – Instituto de estudos em Arquitetura, Moda e Design, de Pomerode-SC e a Catarina Coletivo Criativo – organizadora do primeiro Sul Fashion Week e Denim Pret a Porter, oferecem a Oficina gratuita: DUPLA DE CRIAÇÃO: ESTILO E MODELAGEM, com o estilista e diretor de criação Jum Nakao, no dia 10/06, das 9h as 18h, no Hotel Majestic, em Florianópolis, durante o evento.

A oficina DUPLA DE CRIAÇÃO: ESTILO E MODELAGEM visa contemplar o diálogo entre criação/estilo e modelagem na interpretação volumétrica e construção de um shape elaborado a partir das analises técnicas e criativas entre estilo e modelagem.  Para a diretora do Orbitato a oficina proporciona o trabalho integrado e afina os saberes necessários para o processo de criação. “A importância de aprofundar o diálogo entre as diversas áreas do desenvolvimento de produtos/criação fortalece a formação de profissionais multidisciplinares, capazes de realizar tarefas complexas e vislumbrar novos caminhos para as empresas que hoje atuam num mercado de confecção sólido e tradicional, mas que agora também busca ser reconhecido criador de moda”,  salienta Celaine Refosco, do Orbitato.

Podem concorrer a uma vaga na oficina com Jum Nakao no Sul Fashion Week, em Florianópolis,  duplas de estilistas e modelistas de uma mesma empresa ou duplas de estudantes, professores, profissionais e amigos, composta sempre por um interessado em estilo e outro em modelagem.  Serão oferecidas 20 vagas gratuitas ( dez vagas serão destinadas a modelistas e 10 vagas para estilistas que se inscreverem no concurso em duplas). Para participar os interessados devem escrever para o e-mail: contato@orbitato.com.br, até o dia 30/05, respondendo a frase “ No diálogo entre Modelagem e Estilo dentro do processo de criação, qual o principal fator deve ser levado em consideração?” . As 10 frases mais coerentes com a realidade do dia-a-dia da atuação entre as profissões ganharão a oportunidade de participar da Oficina com Jum Nakao durante o Sul Fashion Week, no dia 10/06/2011.

A equipe do Catarina Coletivo Criativo vai escolher as 10 duplas vencedoras. O resultado será disponibilizado no site do Sul Fashion Week, até o dia 01/06. Para saber mais acesse: http://www.sulfashionweek.com.br/ ou http://www.orbitato.com.br/

Para Concorrer: As inscrições devem ser feitas por duplas. Cada dupla deve ser composta de um(a) estilista e um(a) modelista.

Inscrição: a dupla composta deve encaminhar um e-mail para contato@orbitato.com.br até o dia 30 de maio.


Arquitetura como investigação

23 de maio de 2011 0

Museu Histórico de Santa Catarina ou Palácio Cruz e Sousa é o assunto do programa de hoje, que será reapresentado em função da premiação, na semana passada, dos melhores do campeonato catarinense, transmito ao vivo pela TVCOM no horário do programa. Então, essa é mais uma oportunidade para ver a matéria do prédio que é símbolo na cidade. Reveja ainda a entrevista com o time de arquitetos mais premiado em 2010 no Brasil. Vale a pena conhecer a obra desses profissionais que encaram a arquitetura como investigação. E mais: noite de premiação para arquitetos e decoradores no Shopping Casa & Design. É hoje às 20h na TVCOM, canal 36 da NET e Viamax.

Biblioteca flutuante para escritório de advogados em São Paulo. Projeto premiado do escritório FGMF.







Detalhe do vitral art nouveau, na sala de jantar, do Palácio Cruz e Sousa.

Literatura e o espaço urbano

19 de maio de 2011 0

Acontece mais uma seção hoje, às 18h30min, do evento “Cidade Contada: Memória e Imaginação”, no auditório da Casa da Memória.  ‘Mistério no Miramar’, de Salim Miguel, é o fio condutor do encontro que aborda a literatura e o espaço urbano, com leitura pública dos textos e projeção de imagens fotográficas.

Salim Miguel debate em torno da memória afetiva da cidade a partir do mais popular bar da área central, extinto na década de 1970. O evento deve reunir cronistas e escritores das novas gerações, em homenagem ao reconhecido escritor de Santa Catarina, autor de ‘Nur na Escuridão’ e Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras.

Realizado desde 2008, o projeto ‘Cidade Contada’ foi idealizado pelo escritor Dennis Radünz, contando com sínteses históricas de cada tema elaboradas pela professora Eliane Veras da Veiga. Em 13 edições, escritores como Amilcar Neves, Eglê Malheiros, Flávio José Cardozo, Olsen Jr. e Silveira de Souza, entre outros, abordaram lugares de memória como a Praça da Lagoa, o Hospital de Caridade, Mercado Público, Kibelândia e Conselheiro Mafra, pautados no acervo de quase 23 mil fotografias sob guarda da Casa da Memória.

Esse edição especial do projeto Cidade Contada integra a agenda da 9ª Semana de Museus, que acontece até o dia  22 de maio, em todos os estados brasileiros, abrangendo uma vasta programação de museografia e memória.

Casa da Memória - Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro (ao lado da Catedral) - (48) 3333-1322.

Uma ponte para Blumenau

18 de maio de 2011 0

O Estúdio América de Arquitetura, de São Paulo, assinará o projeto para a Ponte do Centro e a Passarela da Prainha, em Blumenau, e receberá R$ 50 mil em premiação, além de honorários para o acompanhamento da execução das obras com valor de até R$ 1 milhão. O projeto é vencedor do Concurso Nacional de Projetos organizado pelo IAB-SC. O projeto classificado em segundo lugar foi apresentado pela Caza Arquitetura, de Blumenau.

Lançado em março, o Concurso atraiu o interesse de 37 equipes de projetistas de 10 estados.  Participaram do Júri Técnico o arquiteto Alexandre Chan, vencedor do Concurso da Terceira Ponte Lago Sul em Brasília; o arquiteto Mario Biselli, que integra a equipe vencedora do Concurso para a ampliação do Aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis; o engenheiro mecânico Adelar Capeletti, o engenheiro civil Ugo Mourão e o arquiteto Jonas Eduardo Franz. “Os Concursos são a forma mais democrática de se eleger uma obra pública que será referência no futuro da cidade”, defende Franz, Secretário Adjunto de Planejamento em Blumenau. Este concurso contou ainda com a apreciação de um Júri Representativo da sociedade, composto por personalidades ligadas a 19 instituições.

“Estamos muito satisfeitos com a realização de mais este concurso de projetos. Quando trabalhamos em parceria com o Poder Público, temos a oportunidade de propiciar à sociedade um processo transparente e participativo na escolha dos projetos que vão qualificar alguns dos lugares mais significativos da cidade”, avalia o presidente do IAB-SC, urbanista Edson Cattoni. Para o Secretário de Turismo, José Eduardo Bahls de Almeida, “a presença de um Júri Representativo garante a observação de diferentes parâmetros além dos técnicos, como a funcionalidade, a estética e a relação com o ambiente”.

A Ponte do Centro e a Passarela da Prainha integram o eixo Mobilidade Urbana do Programa BID Blumenau, e as obras, com recursos internacionais, terão cinco anos para serem concluídas.