Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Brasil na rota do design mundial

15 de junho de 2011 0

Os traços que marcam a paisagem já estão estampados no estilo único que Oscar Niemeyer legou aos paulistanos na criação da Oca, em 1954, no Parque Ibirapuera.

É neste cenário que outros nomes importantes do mundo do design – brasileiros e estrangeiros, criadores de traços que marcam formas e estilos de móveis, peças de iluminação e objetos de interior – estarão reunidos a partir de hoje até dia 19 de junho, no Design São Paulo.

O evento pretende marcar a inserção da capital paulista e do Brasil no cenário contemporâneo do design mundial. Quem está por trás da organização é o grupo Luminosidade, que realiza a 15ª. São Paulo Fashion Week, no mesmo período. Paulo Borges, diretor criativo e CEO da empresa, diz que “com o ambiente de moda, o evento de design será estimulo ao potencial paulistano de gerar e consumir inovação, formando plataformas de produção e conteúdo num cenário ímpar para o empreendedorismo”.

A concepção do salão do Design São Paulo vem de quatro anos de trabalho conjunto do economista Waldick Jatobá, a produtora de arte Kátia Avillez e a especialista em economia criativa Lídia Goldstein. “O Design São Paulo será a incorporação essencial do design  high-end, que é o traço focado em peças de mobiliário e iluminação e também em objetos de interior, com a condição primeira de serem peças únicas ou com edição limitada em até 150 unidades”, explica Jatobá.

O evento, anual e aberto somente a convidados e credenciados, focará a partilha da essência do design e suas expressões máximas – o que será logo percebido no zelo e senso estéticos de cada espaço no subsolo da Oca. Outro destaque relevante é que a cada ano o Design São Paulo homenageará o talento de um designer. Na edição inaugural, serão os irmãos Fernando e Humberto Campana, que  terão espaços destacados dos demais.

“Além de estimular o mercado, designers mundialmente conhecidos promoverão intercâmbios entre países e incentivarão a atividade como ferramenta de inovação”, prevê a jornalista Maria Helena Estrada, curadora dos espaços expositivos e comerciais para galerias nacionais e internacionais. O evento conta também com a exposição do ítalo-francês Maurizio Galante e do israelense Tal Lancman. Dezessete galerias brasileiras e a portuguesa Cristina Guerra, de Lisboa, irão participar com as peças de mobiliário, iluminação e objetos de interiores. Entre as

brasileiras estarão Luisa Strina, Passado Composto, Firma Casa, Ovo, Baró/Amor de Madre, Zanini de Zanini e Bertolucci. Também estarão expostos trabalhos de Cláudia Moreira Sales, Campana, Rodrigo Almeida e do português Miguel Rios, entre outros. Na programação do Design São Paulo ainda consta três conferências, dos irmãos Campana, do alemão Ingo Maurer e do holandês Gijs Bakker.



Envie seu Comentário