Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2012

IAB-SC sob nova direção

26 de janeiro de 2012 0

Sexta-feira, dia 27 de janeiro, toma posse a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento Santa Catarina. A solenidade será no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura, a partir das 20h, seguida de coquetel. Quem assume a presidência do IAB-SC para a gestão 2012-2013 é o arquiteto Rael Belli, do escritório Junge Belli, de Blumenau. No sábado após a posse, o novo presidente conduz a primeira reunião do Conselho Estadual do IAB, na qual serão definidos os projetos a serem apresentados ao CAU-SC, o planejamento e o orçamento para 2012, entre outras abordagens. As eleições aconteceram em novembro de 2011 e além do novo presidente, foram eleitos os membros da Direção Estadual, Direção de Núcleos e Conselheiros do Instituto.

Presidente – Rael Belli

Vice-Presidente – Dacio Jose Medeiros

Diretor Institucional – Sonia Suzete Roese

Diretor Geral – Chiara Mariele Gurgacz Destro

Diretor Cultural – Altanir Machado

Diretor de Comunicação – Marcelo Martins Da Rosa

Diretor Administrativo/Financeiro – Daniel Rodrigues da Silva

Conselho Superior – Titulares:   Vânia Stephan Marroni Burigo, Cézar Francisco Ciarini,   Fárida Mirany de Mira,   Jorge Pias Raineski e Christian Krambeck

Conselho Superior – Suplente Izes Regina De Oliveira

Vamos garimpar no Bota Fora do Casa e Design?

25 de janeiro de 2012 0

Me diga quem não gosta de promoção? Eu adoro! Então, atenção para a última semana da mega promoção do Bota Fora do Shopping Casa & Design. Vai até sábado, dia 28. Irei lá para fazer o meu garimpo. Vamos?

Orbitato na Heimtextil

25 de janeiro de 2012 0

Pela segunda vez, o Orbitato – Instituto de Pesquisa em Arquitetura, Moda e Design, de Pomerode (SC), é a única instituição de ensino não européia presente na maior feira têxtil do mundo: a Heimtextil, em Frankfurt, na Alemanha, que aconteceu de 11 a 14 de janeiro. A feira é focada nos setores de interiores e decoração, com forte apresentação de estamparia e reúne anualmente as principais marcas e empresas da área têxtil, como um centro de troca de experiências e uma via de comunicação das tendências e novas tecnologias para o mercado. Dentro deste evento, o setor CAMPUS é destinado exclusivamente para o mundo acadêmico oportunizando que estudantes do mundo todo possam apresentar-se profissionalmente e mostrar o trabalho de suas escolas.

Jum Nakao

O Orbitato apresentou os trabalhos dos alunos da terceira turma de pós-graduação em Direção de Criação para Design e Moda, entre eles, os orientados pelo professor convidado e diretor de criação, Jum Nakao.“O resultado que nós conseguimos já é de uma dimensão muito significativa do que o Orbitato tem propiciado aos alunos, ao mercado, ao mundo. São projetos que têm um DNA, uma solução que foi criada a partir de tudo que eles vivenciaram no curso. Eu interferi o mínimo possível. Acho que este trabalho tem o poder de fazer germinar um novo olhar. Acho que isso já está bom, não é um fruto acabado. É uma semente nova”, salienta Nakao.

A diretora da instituição, Celaine Refosco, reforça a importância do Orbitato nesta feira: “A idéia de sermos a única escola brasileira a dialogar com uma série de outras ações européias ligadas a ações de criação, já atesta a assertividade dos trabalhos desenvolvidos em nossos projetos. Além disso, os diferentes lugares do mundo estão cada vez mais próximos, o que oportuniza que os trabalhos brasileiros realizados criteriosamente possam estar lado a lado com todos os outros projetos ligados ao design têxtil do mundo reforçando o posicionamento econômico que o Brasil alcança”.

Heimtextil 2012 teve  70.000 visitantes, 2.634 expositores de 61 países.



Jeruza Teixeira e Vanessa Contesini, alunas da pós-graduação no estande da Heimtextil

Renove a casa no Bota Fora do Casa & Design

09 de janeiro de 2012 0

Já faz parte do calendário anual as liquidações pra renovar a casa no início do ano. Se você ainda não colocou na sua agenda, anota aí: a partir de hoje começa o Bota Fora do Shopping Casa & Design, em Florianópolis, o maior centro comercial de decoração no Estado, com 17 lojas do segmento e um mix diversificado de produtos. E o que atrai é o preço em produtos de alta decoração que unem qualidade e design. “A estação acaba somando, pois muitos desses turistas saem para o mercado de presentes, shoppings, e quando percebem que tem vantagem na compra, acabam fechando negócios e elevando o índice de vendas”, acredita o lojista Alfredo Vanelli, da Studio Ambientes/Conceito.

Criado para acompanhar as promoções lançadas pelos grandes centros urbanos, o Bota Fora hoje é a maior ação promocional do Casa & Design. “Não poderíamos perder clientes indo em busca de vantagens nessas cidades, além de atrairmos um público que não teria condições de comprar no shopping. Hoje já é uma tradição a promoção Bota Fora na cidade”, acredita Vanelli. A cada ano a liquidação registra crescimento de 10 a 15% nas vendas.

O Bota Fora acontece de 9 a 28 de janeiro com descontos que podem chegar até a 50%.

O shopping fica Rodovia SC 401, 4850 – Saco Grande – Florianópolis – SC – (48) 3238-9311.

Férias com arte

06 de janeiro de 2012 0

Desacelerar no trabalho, nos estudos e nos compromissos. Descanso merecido – sem questionar-, mas é importante lembrar que a criatividade não tira férias. O Baobah Estúdios de Autocriação está com inscrições abertas para seus estúdios de férias. São cinco estúdios que mesclam várias áreas artísticas voltados para crianças, adolescentes e adultos.

As atividades começam a partir do dia 14 de janeiro.”Percorrendo os campos da arte, da psicologia e da educação, construímos nossa proposta de efeitos terapêuticos para todas as pessoas, independentemente de suas características ou habilidades”, explica Jussara Paraná, psicóloga e diretora do Baobah Estúdios de Autocriação. Mais informações no sitewww.baobahestudios.com.br/blog

Programação

* Estúdio Infantil – Baobá, a árvore da vida – De 16.01 a 10.02 – 20 vagas – de seg. a sex., das 8 às 12h e/ou das 14 às 18h. Duas turmas: de 3 a 6 anos e 7 a 10 anos. 20 vagas Baobá é uma grande árvore da África que simboliza “a vida da humanidade”. Dela tudo se aproveita, do tronco às sementes. O “Estúdio Infantil baobá, a árvore da vida” enxerga a criança com as mesmas qualidades, como baobás. Baseada em conhecimentos de psicologia, educação e arte, a proposta é criar um espaço rico em interação e possibilidades, voltado especialmente para crianças pequenas. No estúdio elas poderão descobrir e desenvolver capacidades, experimentando em conjunto processos de autoconhecimento e autocriação, através da expressão nas diversas áreas como dança, música, teatro, artes plásticas, design, arte comestível e fotografia.

* Estúdio Design e Música – Baobanda – De 17.01 a 14.02 – 12 vagas – Ter. e Qui., das 14 às 18h – para adolescentes e jovens. 12 vagas. Montar uma banda e criar os próprios instrumentos de percussão. Aqui os participantes vão ter espaço livre para extrapolar nas diversas sonoridades e ritmos. O figurino também é por conta da criatividade e pode ser elaborado com materiais convencionais e/ou recicláveis. O método pedagógico musical “O Passo”, do autor Lucas Ciavatta, dá base ao estúdio Design e Música Baobanda e apresenta a apropriação rítmica necessária para uma execução musical consciente. Um mergulho corporal no mundo da música e dos ritmos.

* Estúdio Expressão Fotográfica – Duas turmas, de 16 a 27.01 e de 30.01 a 10.02. Seg. a sex., das 15 às 18h. 8 vagas cada. As imagens eternizam momentos e contam histórias. No estúdio Expressão Fotográfica os participantes terão contato com as técnicas básicas da fotografia – como uso de flash, abertura de lente, balanço de cor. Mas não serão aprisionados por elas. O estúdio pretende, acima de tudo, estimular a capacidade de representação e expressão visual de cada participante; propor desafios, conhecimento e criação de um discurso visual totalmente autoral. A cada encontro um assunto diferente será degustado através da lente da câmera, com intenções de imagens conscientes – movimento borrado, cena amarelada, fundo escuro? São escolhas e decisões de cada observador fotógrafo. O estúdio também traz a abordagem de assuntos como ajustes básicos de imagem – recorte, cor, contraste – criação de slideshows, postagem no youtube e criação de um blog (blogspot).

* Estúdio Design – Desmontando a máquina – De 14.01 a 03.03. Sáb. das 9 às 12h. Para adultos – 8 vagas. Desmontar uma lavadora e uma secadora de roupas será tarefa inicial do Estúdio Design – Desmontando a máquina. O desafio maior será desmontar também o olhar prisioneiro do “já conhecido” e quebrar padrões de pensamento. O grupo utilizará as peças separadas para a criação de outra(s) obra(s) de acordo com sua mais livre imaginação. É uma experiência e tanto para despertar um olhar mais atento, interessado e criativo para a solução de vários problemas do dia a dia.

* Curso de Culinária Básica / Intermediária - De 14.01 a 03.03. Sáb, das 9 às 12h – 8 vagas Cozinhar não é questão apenas de habilidade e destreza, mas requer planejamento, atenção e organização. No curso de culinária, promovido pela Masseria Baobah, serão apresentadas noções básicas de escolha, higiene e processamento de alimentos; organização e planejamento na cozinha e, é claro, a elaboração de pratos especiais e cardápios adequados aos interesses do grupo, com produção de banquete final preparado pelos participantes para seus convidados. Inscrições pelo fone (48) 3338-0050 ousecretaria@baobahestudios.com.br.

Tempo de "nadismo".

06 de janeiro de 2012 0

Desculpe a ausência aqui do blog, na verdade, sumi das redes sociais e do trabalho – no Verão sempre reapresentamos o Missão Casa. Precisava dar um tempo e aproveitei as comemorações do final do ano pra fazer “nadismo”. Bom, fazer nada também é exagero já que como dona de casa assumida e mãe de três mais o enteado e as visitas que cruzam as fronteiras, trabalhei bastante. Trabalho prazeroso de receber e colocar a casa em ordem. Adoro! A partir de agora, assumo novamente o blog porque as notícias não dão trégua. Aproveito e desejo um ótimo 2012 pra todos.