Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Agende-se para a Maratona Cultural de Florianópolis

23 de março de 2012 0

Publico parte do texto do assessor de imprensa da Maratona Cultural de Florianópolis, David Paes e Lima, evento que começa hoje e vai até domingo com extensa programação envolvendo diversos campos das artes. São mais de 200 apresentações gratuitas. Eu já fiz o meu roteiro que começa com a abertura da nova Cor Galeria de Arte, na SC 401. Entre no site e faça o seu próprio roteiro: http://www.maratonacultural.com/


Pablo Rossi nos jardins do Palácio Cruz e Sousa na primeira Maratona Cultural


“Os números cada vez mais impressionantes que dão a dimensão do que os dias 23, 24 e 25 de março reservam para os moradores e turistas, que irão comemorar os 286 anos de Florianópolis imersos na produção multicultural catarinense – além de alguns convidados especiais de outras regiões do Brasil também.


Desde a primeira edição realizada em novembro passado, sucesso inquestionável de público e crítica, o evento já cresceu; a segunda Maratona Cultural chegará a 33 endereços da cidade (10 pontos a mais), incluindo praças, parques, teatros e cinemas, além de intervenções e apresentações nas ruas. Estes endereços estarão ativos pelas 36h de programação, com a participação de mais de 680 artistas locais, nacionais e internacionais, apresentando, no total, 222 produções artísticas.  


Exposição na Cor Galeria, no ano passado, com a marchand Marina Baldini.







Destaques da programação

A noite de abertura, na sexta-feira (23), já mostrará para o público a verdadeira dimensão do evento, com três endereços recebendo atrações de peso simultaneamente. Às 19h, no Parque de Coqueiros, o samba vai conduzir o público noite adentro, com a escola de samba União da Ilha da Magia tocando com o puxador Neguinho da Beija-Flor (um dos convidados especias desta Maratona). O grupo capixada Clowns de Shakespeare levará para a Catedral Metropolitana de Florianópolis a montagem “Sua Incelença, Ricardo III”,  às 20h. E o Teatro Pedro Ivo, na SC 401, recebe, às 21h, o Espetáculo de Gala da renomada escola de teatro Bolshoi.

No sábado (24), a imensa e variada programação da Maratona Cultural de Florianópolis toma corpo e dissemina-se pelos mais diferentes endereços da cidade. Tem música, teatro, dança, cinema, literatura, artes plásticas, arte urbana, circo; uma imponente amostra do melhor da produção cultural catarinense.


A música é a expressão com maior representatividade, com 70 atrações que vão do sertanejo da dupla Mayk & Ray ao eletrônico vanguardista do projeto Benzina, do músico Edgard Scandurra. Tem ainda Lenine e sua recém lançada turnê “Chão”; Dazaranha, a MPB de François Muleka e o rock do novo coletivo de bandas da capital. Os amantes do metal também terão uma programação dedicada ao este estilo musical tantas vezes deixado de lado nos grandes eventos; na Maratona Cultural o metal estará representado pelas bandas Brasil Papaya, Stormental com o projeto “Perceptionoftheother”, que mistura dança e metal, e os paulistas da Shaman, composta por ex-integrantes do Angra.

Para quem prefere teatro, a programação vai do cômico ao trágico, sem deixar de lado a produção cênica para as crianças que serão apresentadas por 30 grupos. Além de textos de autores famosos, muitos atores trazem suas próprias criações. Destaque para os espetáculos no formato Stand-Up Comedy que irão cultuar o jeito engraçado e acelerado do típico manezinho da Ilha.

Na arte urbana, uma série de atividades toma conta das ruas de Florianópolis: grafitismo inspirado em um conto do pesquisador Franklin Cascaes, um dos maiores representantes da cultura açoriana; intervenções circenses; e malabarismos. A Maratona Cultural ainda contempla sessões de contação de história, cinema catarinense, exposições de pinturas e fotografia em sete galerias e museus.

A dança também tem um espaço especial dentro da programação, com apresentações de dança de salão em diversos palcos e a realização da Mostra de Dança Maratona Cultural, que reunirá 11 escolas de dança em apresentações especiais no teatro Pedro Ivo. Já o projeto EPCDI – Work in Progress, parceria do coreógrafo argentino Luis Garay e com Alejandro Ahmed (Cena 11), promete surpreender os fãs da dança contemporânea.

Além de toda a programação cultural  e artística, o evento também tem espaço para o esporte e a religiosidade, com a inclusão da Meia Maratona Internacional de Florianópolis, marcada para domingo, dia 25, e a tradicional Procissão Senhor dos Passos, que há 246 anos é realizada para comemorar o aniversário da capital catarinense.

A programação completa pode ser acompanhada pelo sitewww.maratonacultural.com, ou através dos folhetos que estão sendo distribuídos por toda a cidade.”


Envie seu Comentário