Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de março 2012

Mostra Design no IF-SC

28 de março de 2012 0


De hoje até dia 30 de março acontece a 18ª Mostra Design organizada pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto, do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Florianópolis). A exposição acontece no hall de entrada do campus e  é aberta ao público e gratuita.

A exposição deste ano irá trazer trabalhos desenvolvidos por alunos do curso de Gestão de Produto, além de mostrar o resultado de projetos extracurriculares desenvolvidos também pelos estudantes. Além disso, a mostra se transformou numa troca de experiência e aprendizado, com palestras, oficinas e discussões acerca do tema do design. “Atos e Reflexos”, nome da mostra, propõe uma reflexão sobre o design entendido como uma “realidade projetual formadora de indivíduos, que assim como o espelho, tem no olhar para o mundo sua essência, e que em suas diretrizes projetuais tem a  missão de estar constantemente reconstruindo sua própria imagem”.
A organização da Mostra conta com o apoio da Instituição apenas para disponibilização da estrutura.  São os próprios alunos que viabilizam por meio de apoio, patrocínio externo e atividade como venda de lanches no campus, festa e sorteios de rifas. Um dos patrocinadores desta edição, a Nuovo Design, é parceiro da Revista Área e da Santa Editora.

18ª Mostra Design: ATOS REFLEXOS
De hoje ao dia 30 de março.

Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail 18mostradesign@gmail.com

Campus Florianópolis
Av. Mauro Ramos, nº 950
Bairro: Centro
Florianópolis


Sul da França a partir do olhar da arquiteta Lilian Mendonça

27 de março de 2012 0

Mais um happy hour da AsBEA-SC acontece hoje, a partir das 19h30min, para associados. O assunto:  revitalização urbana na cidade portuária de Marseille, no Sul da França, a partir do olhar da arquiteta Lilian Mendonça.

O evento mensal da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (SC) acontece na Santa Maria Casa (Shopping Casa e Design), em Florianópolis.

Localizada na Europa Mediterrânea, Marseille passa por um amplo projeto de regeneração em cinco bairros. A intenção é melhorar a qualidade de vida e oferecer lugares mais agradáveis para habitação, serviços, comércio. E infraestrutura urbana, incluindo a concepção de novas áreas verdes. Uma das ações já divulgadas será a demolição de viadutos e elevados, para que sejam substituídos por túneis. O investimento de sete bilhões de Euros é uma iniciativa pública/privada da União Europeia.

Lilian é formada pela UFSC e especialista em conservação urbana. A arquiteta esteve na cidade e pôde conhecer o projeto que tem como prazo final o ano de 2020. “Em alguns aspectos, as lições que vi por lá podem se tornar comparativos para o desenvolvimento urbano de Florianópolis” afirma a arquiteta, que tem mais de 30 anos de profissão.




Florianópolis - 286 anos

26 de março de 2012 0

Nossa maneira de falar de Florianópolis.

Hoje às 20h, na TVCOM

26 de março de 2012 0

Garimpo de Páscoa

26 de março de 2012 0

Páscoa é uma data de pouca comemoração quando o assunto é decoração se compararmos ao Natal, por exemplo. Mas há quem goste de enfeitar a casa e presentear nessa data comemora dia 8 de abril próximo. A empresária Regina Damm e a filha Luciana adoram garimpar mimos para apresentar aos clientes da tradicional Delícias do Campo, na SC 401. Compartilho a informação porque adoro a loja delas, que transformaram o local numa extensão da casa da gente.

Nós do Missão Casa apresentamos no programa algumas ideias para decorar e presentear nessa data. Já deixo aqui uma Feliz Páscoa para todos!

















































Grafite no Missão Casa

26 de março de 2012 0

Grafite é uma forma de expressão de arte urbana, que esta nas ruas e que merece cada vez mais a nossa atenção. Conversamos com o grafiteiro Rodrigo Rizo no programa de hoje, dia 26 de março, sobre esse assunto. Amanhã comemora-se o Dia Nacional do Grafite.


Grafite de Rizo, Vejam e Nova em escadaria no centro de Florianópolis.

 

 

 

 

 


 

Arte e gastronomia em cenário bucólico

26 de março de 2012 0

Os prazeres da arte e da gastronomia se encontram num único local, com cenário que é um convite a permanecer. Veja a matéria no Missão Casa, hoje, às 20h, na TVCOM (canal 36 da NET e Viamax).

Aqui, algumas fotos que fiz da galeria Vinho & Arte e da Cantina Sangiovese, na bucólica localidade de Santo Antônio de Lisboa. E no dia da gravação, a lua cheia nos brindou com sua beleza. O arquiteto Célio Sabbi assina o projeto de reforma na edificação para receber os novos serviços.



a casa tem cenário pra lá de charmoso com arquitetura que remete ao colonial brasileiro.






A casa passou por uma reforma para receber outras necessidades e adequar-se aos novos serviços.

 

 

 

 

 

 

 

boa ideia: a parede ganhou suporte em ferro para receber vasos de flores, chama a atenção de quem vem do estacionamento

 

 

 

 

 

 

Obra de Tereza Martorano em aço inox.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte com iluminação colorida.

 

 

 

 

 

 

 

Adega com a melhor carta de vinhos segundo a revista Veja.

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornalista e sommelier Acari Amorim, proprietário da galeria Vinho & Arte, eu e Helton Costa, chef da Cantina Sangiovese também premiado pela mesma publicação.

Agende-se para a Maratona Cultural de Florianópolis

23 de março de 2012 0

Publico parte do texto do assessor de imprensa da Maratona Cultural de Florianópolis, David Paes e Lima, evento que começa hoje e vai até domingo com extensa programação envolvendo diversos campos das artes. São mais de 200 apresentações gratuitas. Eu já fiz o meu roteiro que começa com a abertura da nova Cor Galeria de Arte, na SC 401. Entre no site e faça o seu próprio roteiro: http://www.maratonacultural.com/


Pablo Rossi nos jardins do Palácio Cruz e Sousa na primeira Maratona Cultural


“Os números cada vez mais impressionantes que dão a dimensão do que os dias 23, 24 e 25 de março reservam para os moradores e turistas, que irão comemorar os 286 anos de Florianópolis imersos na produção multicultural catarinense – além de alguns convidados especiais de outras regiões do Brasil também.


Desde a primeira edição realizada em novembro passado, sucesso inquestionável de público e crítica, o evento já cresceu; a segunda Maratona Cultural chegará a 33 endereços da cidade (10 pontos a mais), incluindo praças, parques, teatros e cinemas, além de intervenções e apresentações nas ruas. Estes endereços estarão ativos pelas 36h de programação, com a participação de mais de 680 artistas locais, nacionais e internacionais, apresentando, no total, 222 produções artísticas.  


Exposição na Cor Galeria, no ano passado, com a marchand Marina Baldini.







Destaques da programação

A noite de abertura, na sexta-feira (23), já mostrará para o público a verdadeira dimensão do evento, com três endereços recebendo atrações de peso simultaneamente. Às 19h, no Parque de Coqueiros, o samba vai conduzir o público noite adentro, com a escola de samba União da Ilha da Magia tocando com o puxador Neguinho da Beija-Flor (um dos convidados especias desta Maratona). O grupo capixada Clowns de Shakespeare levará para a Catedral Metropolitana de Florianópolis a montagem “Sua Incelença, Ricardo III”,  às 20h. E o Teatro Pedro Ivo, na SC 401, recebe, às 21h, o Espetáculo de Gala da renomada escola de teatro Bolshoi.

No sábado (24), a imensa e variada programação da Maratona Cultural de Florianópolis toma corpo e dissemina-se pelos mais diferentes endereços da cidade. Tem música, teatro, dança, cinema, literatura, artes plásticas, arte urbana, circo; uma imponente amostra do melhor da produção cultural catarinense.


A música é a expressão com maior representatividade, com 70 atrações que vão do sertanejo da dupla Mayk & Ray ao eletrônico vanguardista do projeto Benzina, do músico Edgard Scandurra. Tem ainda Lenine e sua recém lançada turnê “Chão”; Dazaranha, a MPB de François Muleka e o rock do novo coletivo de bandas da capital. Os amantes do metal também terão uma programação dedicada ao este estilo musical tantas vezes deixado de lado nos grandes eventos; na Maratona Cultural o metal estará representado pelas bandas Brasil Papaya, Stormental com o projeto “Perceptionoftheother”, que mistura dança e metal, e os paulistas da Shaman, composta por ex-integrantes do Angra.

Para quem prefere teatro, a programação vai do cômico ao trágico, sem deixar de lado a produção cênica para as crianças que serão apresentadas por 30 grupos. Além de textos de autores famosos, muitos atores trazem suas próprias criações. Destaque para os espetáculos no formato Stand-Up Comedy que irão cultuar o jeito engraçado e acelerado do típico manezinho da Ilha.

Na arte urbana, uma série de atividades toma conta das ruas de Florianópolis: grafitismo inspirado em um conto do pesquisador Franklin Cascaes, um dos maiores representantes da cultura açoriana; intervenções circenses; e malabarismos. A Maratona Cultural ainda contempla sessões de contação de história, cinema catarinense, exposições de pinturas e fotografia em sete galerias e museus.

A dança também tem um espaço especial dentro da programação, com apresentações de dança de salão em diversos palcos e a realização da Mostra de Dança Maratona Cultural, que reunirá 11 escolas de dança em apresentações especiais no teatro Pedro Ivo. Já o projeto EPCDI – Work in Progress, parceria do coreógrafo argentino Luis Garay e com Alejandro Ahmed (Cena 11), promete surpreender os fãs da dança contemporânea.

Além de toda a programação cultural  e artística, o evento também tem espaço para o esporte e a religiosidade, com a inclusão da Meia Maratona Internacional de Florianópolis, marcada para domingo, dia 25, e a tradicional Procissão Senhor dos Passos, que há 246 anos é realizada para comemorar o aniversário da capital catarinense.

A programação completa pode ser acompanhada pelo sitewww.maratonacultural.com, ou através dos folhetos que estão sendo distribuídos por toda a cidade.”


Café na varanda ou ser feliz é...

23 de março de 2012 0

Onde mora a felicidade?

Pra mim, mora nos detalhes, nas simples atitudes do cotidiano como um café da manhã na varanda com salada de frutas feita pelo marido…Nora Jones encanta com sua voz suave as manhãs de sábado em Cacupé. A felicidade pode estar na saborosa banana split degustada no final de semana, na contemplação da lua caminhando com os filhos na orla da praia, ou no olhar diário para o pôr do sol ao chegar em casa…

A felicidade sempre está acompanhada da alegria, do emocional, causa muitas vezes até um aperto no peito. Pode parecer piegas, mas isso é a felicidade pra mim. São vivências cotidianas que merecem ser curtidas ao máximo, exigem um olhar atento para não passarem despercebidas.









Sam no sofá de casa. que paz e felicidade


No Missão Casa, às 20h, na TVCOM

19 de março de 2012 1

Hoje no Missão Casa…