Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de junho 2012

Fotografia de arquiteta em palestra na capital

28 de junho de 2012 0


A arquitetura e a fotografia se encontram em Florianópolis na quinta-feira, 28/6, em uma palestra com o renmado fotógrafo, também arquiteto, Tuca Reinés. O projeto, com o tema “O encontro das artes – onde a arquitetura vira modelo para a fotografia”, faz parte do ciclo de palestras da Docol e tem apoio do Núcleo Catarinense de Decoração, entidade que aposta cada vez mais em programas de capacitação a seus associados e profissionais parceiros especificadores.

Tuca, que coleciona na carreira livros editados no Brasil e no exterior, e trabalhos em grandes revistas, como a Vogue e a Casa Vogue, vai falar aos convidados ligados aos setores da arquitetura, decoração e construção sobre a importância do casamento entre as duas artes, foto e arquitetura.

Além de fazer perguntas, os profissionais participantes receberão orientações sobre os procedimentos editoriais necessários para desenvolver os portfólios de suas empresas.

O evento, aberto ao público, ocorre a partir das 19h30, no Mercure Convention, em Florianópolis.

SERVIÇO:

O quê: Palestra “O encontro das artes – onde a arquitetura vira modelo para a fotografia”, com Tuca Reinés

Onde: Mercure Convention – Rodovia Admar Gonzaga, 600 – Itacorubi – Florianópolis

Quando: 28 de junho, quinta-feira, às 19h30

Quanto: Gratuito

Informações e inscrições: 0800-7712348, entre 9h30 e 18h

Promoção: Docol


Talk show com time de peso

28 de junho de 2012 0


O nome é forte: Movimento Design Contemporâneo Brasileiro. A intenção, verdadeira: “Nosso objetivo é valorizar o designer nacional e apresentar ao nosso seleto público e profissionais de arquitetura e decoração os mais belos trabalhos de design criados no país e premiados mundialmente”, explica Kelyne Bins De Marco, proprietária da loja 4 Elementos e idealizadora do evento.

Para abrir o Movimento foram convidados 4 designers: Marcus Ferreira, Paulo Alves, André Cruz e o catarinense Jader Almeida para apresentarem seus trabalhos e compartilharem experiências com o público. Eles irão participar de um talk shows com mediação do arquiteto Abreu Jr e participação de arquitetos, decoradores, designers e jornalistas.O evento acontece hoje, dia 28 de junho, às 20 horas, na 4 Elementos, em Balneário Camboriú.

O 1º. Movimento Design Contemporâneo Brasileiro tem ainda a participação de Aristeu Pires, Lattoog, Carlos Motta, Sérgio Rodrigues, Guilherme Torres e Pedro Mendes. Além da conversa de hoje, o Movimento Design propõe exposições itinerantes com peças selecionadas dos designers convidados, além de workshops, palestras e outros eventos realizados em outras cidades e na loja 4 Elementos. A programação do Movimento Design se estende até dezembro de 2012.

André Cruz

Diretor criativo, responsável pela área estratégica e novos negócios do seu escritório de inovação com foco em design de produtos, serviços, espaços e experiências.Este é André Cruz. Designer premiado pelo IdeaBrasil, Senai-SP Excelence Design e Abimóvel. Já participou de exposições em Milão, Tóquio e Paris com Brasil faz Design, Bienal de Saint-Etiene, Marca Brasil – o Brasil como marca e International Furniture Fair Tokyo. Ativista do bom design, é fundador do Grupo Design OK e do 4innovation, grupo que discute inovação. Além disso, participa ativamente de projetos com o 3º setor.

Jader Almeida

O designer catarinense Jader Almeida teve seu primeiro contato com a indústria de mobiliário muito cedo, aos 16 anos. Com grande entendimento dos desenhos e técnicas de produção, Jader logo marcou seu nome no segmento nacional e internacional. Desenvolve produtos exclusivos para indústrias brasileiras e estrangeiras, tendo como principal parceira a marca SOLLOS, de Santa Catarina.

A maioria dos móveis assinados por Jader Almeida é produzida em grandes séries, compondo coleções que permanecem no mercado por vários anos. Atualmente, há mais de 80 peças em linha, comercializadas no Brasil e no exterior.

Marcus Ferreira

O paulistano Marcus Ferreira descobriu seu talento para criar sofás por acaso. A curiosidade e a paixão moveu Marcus a pesquisar e conhecer esse universo tão peculiar de design de estofados. Em 2000, deixou a informalidade da sua produção para encarar a profissão. Aí começava a carreira de uma das maiores referências brasileiras na criação de estofados, conquistando muitos prêmios, como o Certificado Boa Forma da Abimóvel, 15º Prêmio do Museu da Casa Brasileira, Prêmio da Feira Colônia – Alemanha, Idea Brasil 2008 e dois prêmios do IF Design Award, a mais importante premiação do mundo, com os sofás Stay e Studio.

Paulo Alves

Formado em Arquitetura pela USP de São Carlos, Paulo Alves iniciou sua carreira no escritório de Lina Bo Bardi. Apaixonado pela madeira, ele criou, em 2004, a Marcenaria São Paulo, que desenvolve peças de forte caráter e linguagem brasileira. Seus trabalhos surpreendem por reaproveitar os retalhos de madeira, restos da matéria-prima que se transformam com a criatividade do designer. Paulo  consolidou seu nome por ser hiperdetalhista com seus projetos, pelo rigor e elegância de seus móveis.

Sobre a 4 Elementos

Design, modernidade e sofisticação estão no DNA da 4 Elementos. Uma grife de luxo em móveis e decorações localizada em Balneário Camboriú. Referência na arte de decorar, alia requinte, modernidade e estilo, trazendo para Santa Catarina as últimas tendências em alta decoração.

Referência em móveis de alto padrão, a loja representa com exclusividade em Santa Catarina, marcas luxuosas consagradas como Artefacto (com exclusividade em Santa Catarina), Kartell, Wallpaper, Decameron e os mais conceituados designers nacionais e internacionais.

Serviço:

Movimento Design Contemporâneo Brasileiro

Lançamento: dia 28 de junho (quinta-feira)

Horário: 20h

Período: junho a dezembro

Endereço: Loja 4 Elementos

3ª. Avenida, 1929- centro

Balneário Camboriú-SC

Fone: (47) 3361-6060

Laje transformada em varanda para a família

25 de junho de 2012 0

ANTES

Laje existente na casa.



DEPOIS

Laje transformada em uma varanda para a família.


Hoje no programa iremos conversar com o arquiteto Sidnei Machado que transformou uma laje nesta varanda acima para a família curtir em dias quentes ou frios. O destaque é a cobertura retrátil.

Tem ainda Casa e design Explica com a decoradora Cláudia Couto tirando a dúvida da engenheira Gledes Viotti sobre o uso de papel de parede na suíte. A lojista Saviany Monteiro dá dicas sobre o melhor aproveitamento de closets e o acabamento ideal.

Lançamento de móveis e valorização do artesanato regional também são outros assuntos do programa de hoje às 21h30min, na TVCOM.




Nova com jeito usado

25 de junho de 2012 1

Nos projetos comerciais dos arquitetos Roberto Peixoto e Fernanda Ramos Pereira Oliveira o jeito de ambiente usado é essencial para transmitir a identidade da marca e a credibilidade. Mesmo que o espaço seja novo, o projeto traz uma atmosfera de usado, de antigo. E essa é a cara de uma loja projetada pela dupla, que atendes três necessidades: de showroom da marca, ateliê e loja.

Eletrocalhas aparentes, mesa com pintura no ferro lascada, laminado que imita madeira antiga e tijolos de verdade foram recursos utilizados para deixar o ambiente com jeito usado. O clima é despojado e reflete o espírito da grife e dos proprietários, jovens empresários que mais se parecem com adolescentes. Vale a pena conferir as ideias do escritório Ramos Peixoto Arquitetura no Missão Casa desta segunda, dia 25 de junho, às 21h30min.

Cabides de madeira faz toda diferença, é um detalhe que o arquiteto não abriu mão.



Eletrocalhas aparentes, tijolos e estantes de madeira são acabamentos rústicos para loja de jovens empresários.



Projeto utiliza recursos como parede de tijolos para remeter a ideia de um espaço antigo.

Arquiteto Roberto Peixoto e eu.


Núcleo de Decoração premia profissionais parceiros

21 de junho de 2012 0


Márcia Maurano e Alfredo Vanelli

Márcia Maurano e Alfredo Vanelli


Durante o ano, o Núcleo Catarinense de Decoração promove vários cursos, workshops e eventos diversos dentro da agenda de ações desenvolvidas para o aperfeiçoamento do setor. São mais de 3.000 profissionais parceiros e 90 lojas associadas. O NCD registra, na sua rede de parceiros, movimentação em compras 34% superior só no último semestre, com perspectiva de crescer ainda mais 20% até o final do ano.

E para celebrar a representatividade que a arquitetura, decoração e o design de interiores ganharam no Estado, hoje, dia 21 de junho, o NCD realiza quatro festas simultâneas nas cidades sede de suas Regionais: Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú e Criciúma (Regional Sul), com coquetéis a partir das 19h30.

Nos eventos serão entregues três dos principais prêmios anuais da instituição para os profissionais mais atuantes no programa de fidelidade do Núcleo. Um deles é o Top Year NCD: nos coquetéis serão anunciados os nomes dos profissionais do setor que ganharão viagem para a grande festa anual da entidade, que este ano será internacional: no Conrad Resort & Casino, em Punta Del Este, em agosto. O Núcleo vai reunir um grupo de aproxmdamente 200 pessoas em três dias de eventos.

Além do Top Year NCD, o Núcleo entregará nesta quinta-feira os prêmios Trip NCD e Top Regional. O atual programa de fidelidade do NCD foi idealizado pelo consultor Ricardo Botelho, e permite que os especificadores transformem suas compras nas lojas filiadas ao NCD em pontos, que são acumulados para concorrer aos prêmios, no período de um ano.

SERVIÇO:

Coquetel:

Quando: 21/6, às 19h30

+ Regional Florianópolis: Luxaflex by Carlos Machado

Rua Altamiro Guimarães, 285 – Centro

+ Regional Balneário Camboriú: Artezanalle Móveis

Rua Osvaldo Reis, 2630 – Itajaí

+ Regional Blumenau: Loja Lights On

Rua João Pessoa, 1115 – Bairro Velha

+ Regional Sul (Criciúma): Rafael Zanette Estilo

Rua Marechal Deodoro, 317 – Centro

Os prêmios que serão entregues:

Trip NCD

Cada especificador (arquitetos, decoradores e designers de interiores) marca pontos em uma das quatro regionais: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Criciúma (Regional Sul). Os pontos podem ser trocados por bilhetes aéreos ou pacotes turísticos para destinos como Rio de Janeiro, Manaus, Porto Seguro, Santiago do Chile, Buenos Aires, Nova Iorque e Paris.

Top Regional

A cada dois meses o NCD divulga os profissionais do setor mais atuantes em cada Regional. Os Top Regionais são destacados em outdoors, numa campanha para mostrar a importância do seu trabalho para a sociedade, chamada “Design por uma vida melhor”.

Top Year NCD

Os profissionais do setor com melhor pontuação no ranking de pontos do NCD, no período de um ano, ganham uma viagem para Punta Del Este, com hospedagem de três noites no Conrad Resort & Casino, onde será realizada a festa anual de prêmios do NCD, em agosto.



Pavilhão italiano verde na RIO + 20

20 de junho de 2012 0


Pavilhão da Itália na Rio + 20


Durante a Rio+20 o Pavilhão Italiano está promovendo debates sobre o desenvolvimento sustentável nas cidades, com o objetivo de apresentar ao público soluções arquitetônicas modernas e ecologicamente corretas. Entre os palestrantes está o arquiteto da Secretaria Municipal de Habitação do Rio de janeiro, Flávio Teixeira, para falar sobre o projeto Morar Carioca Verde. A Favela do Leme é foco de um projeto ousado do Ministério do Meio Ambiente da Itália, em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, que visa revitalizar o espaço urbano das comunidades de maneira sustentável. A delegação italiana na Rio+20 é liderada pelo ministro do Meio Ambiente, Corrado Clini.

A Itália participa da Rio+20 com o Pavilhão Italiano, sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente do País. O estande – montado para apresentar soluções ambientais desenvolvidas pelos italianos – é feito apenas de material reciclado: enquanto a fachada é de bambus, as laterais do prédio possuem 56 células fotovoltaicas, responsáveis por 50% da energia consumida no espaço e as cadeiras e mesas são de papelão. No espaço, dezenas de palestras, workshops e seminários discutirão alternativas econômicas sustentáveis e a questão ambiental.

Confira o lançamento da Mostra Casa Nova 2012

19 de junho de 2012 1

Cobertura do lançamento da Mostra Casa Nova 2012.

Bar com a cara do inverno

19 de junho de 2012 0

Confira matéria com a arquiteta Aline Nardi com sugestões para um bar em casa.

Como combinar acabamentos?

18 de junho de 2012 0

Fátima na loja Resevila onde escolheu esta cozinha completa para a sua nova casa que está em fase de finalização da obra

O quadro Casa e Design Explica desta semana tira a dúvida da consumidora Fátima Regina Gonçalves, que quer saber como combinar os acabamentos da cozinha com o piso. Convidamos a arquiteta Denise Nervo para responder a dúvida da Fátima e sugerir acabamentos que irão deixar sua cozinha super bacana.

E se você tem alguma dúvida, envie e-mail para missaocasa@tvcom.com.br que iremos ajudá-lo a resolver.

Arquiteta Denise Nervo aponta sugestões de acabamentos para a Fátima

Milão é sensorial

18 de junho de 2012 0

O olhar do arquiteto Osvaldo Segundo sobre a mais importante feira de design do mundo – o Salão do Móvel de Milão – será assunto de hoje no Missão Casa, às 21h30min. Ele aponta o que chamou sua atenção e o diferencial em relação aos anos anteriores na maneira de expor os produtos nos estandes. Milão é cada vez mais sensorial.

E você sabia que os armários deixam as paredes livres e ocupam a ilha nas cozinhas atuais? A valorização desse layout  é explicado no programa pela empresária da Evviva Bertolini, Saviany Monteiro Lucas. E o exemplo é da cozinha do Loft Made in Brasil, da arquiteta Juliana Pippi, na Casa Cor SC, em Florianópolis.

Tudo a partir das 21h30min, na TVCOM (canal 36 da NET e Viamax).


arquiteto Osvaldo Segundo, de Blumenau, no Missão Casa de hoje.