Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

IAB-SC organiza seminários itinerantes sobre CAU

11 de julho de 2012 0

O mais novo Conselho profissional do país, o CAU, será apresentado aos arquitetos de Lages, Curitibanos e região nos dias 12 e 13 de julho, durante o seminário CAU – Um Novo Tempo. No evento, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC), o presidente do CAU/SC, arquiteto Ronaldo de Lima, vai falar sobre a “revolução” que ter um Conselho próprio representa para os profissionais que atuam na área. O seminário de Curitibanos será na quinta-feira, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, e o de Lages na sexta-feira, no hotel Le Canard.

“A criação do CAU marca um momento histórico para os arquitetos, que por 80 anos estiveram ligados a um Conselho multiprofissional. No CREA, os arquitetos representavam 12% dos associados daquela entidade, então muitas temáticas específicas de interesse da nossa categoria não eram prioridade nas discussões. Agora, com um Conselho próprio, estamos tendo a oportunidade de aprofundar questões estratégicas, como o trânsito internacional de serviços de arquitetura, as estruturas de mercado sob uma ótica macroeconômica e o próprio assentamento humano”, explica Roberto Simon, Conselheiro do CAU/BR.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi instituído através da promulgação da Lei 12.378/2010 de 31 de dezembro de 2010, e elegeu seus primeiros Conselheiros Federais e Estaduais através de eleições diretas em novembro de 2011, iniciando suas atividades em 19 de dezembro do ano passado. Em Santa Catarina, o CAU/SC tem cerca de 4.500 profissionais, que pela primeira vez não dependem mais de “visto” para prestar serviços em outros estados, entre outros benefícios.

Organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB/SC, esta série de seminários se propõe a apresentar o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, sua estrutura e a plataforma do Sistema de Informação e Comunicação, SICCAU, aos arquitetos e urbanistas. O SICCAU é um Sistema informatizado nacional, criado para desburocratizar serviços e procedimentos, e vem revolucionando as metodologias de fiscalização da profissão. A participação é gratuita, bastando confirmar presença pelo e-mail: seminario1novotempo@iab-sc.org.br

Até o momento, os seminários já foram realizados em Blumenau, Itajaí, Videira, Chapecó, Tubarão e Criciúma. As próximas edições serão em Jaraguá do Sul, Joinville e Florianópolis. “O IAB/SC tem orgulho de estar organizando estes eventos e de fazer parte desta evolução histórica que fortalecerá nossa profissão bem como o espaço de nossas cidades”, destaca o Presidente da entidade, Rael Belli. Em todas as etapas, o seminário CAU – Um Novo Tempo terá espaço assegurado para que os arquitetos discutam a qualificação da vida profissional e a arquitetura como instrumento para potencializar a vida de cidades e cidadãos.


Presidente do CAU/SC, arquiteto Ronaldo de Lima

SERVIÇO: Seminário CAU – Um Novo Tempo

Curitibanos: 12 de julho

Horário: 19h15min

Local: Auditório da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas

Rua Marechal Deodoro, 102 – Centro

Lages: 13 de julho

Horário: 19h15min

Local: Hotel Le Canard

Av. Presidente Getúlio Vargas, 255

Envie seu Comentário