Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Arquiteto português premiado faz palestra gratuita

16 de julho de 2012 0

O arquiteto português José António Barbosa é o convidado do departamento de arquitetura da UFSC para palestra hoje, a partir das 20h, no showroom da Cidade Pedra Branca, em Palhoça.  AsBEA-SC e IAB-SC apoiam o evento aberto aos interessados.

Sócio de Pedro Guimarães no escritório Barbosa & Guimarães Arquitectos, o palestrante é um dos expoentes da vanguarda da arquitetura contemporânea portuguesa, tendo realizado inúmeras exposições e vencido dezenas de concursos. Entre os prêmios já comemorados pela dupla Barbosa e Guimarães estão, por exemplo, as piscinas da povoação, que foram nomeadas pela ArchdailyBuilding para o título de Melhor Edifício para Desporto e indicadas para o Prémio Sécil de Arquitectura. Outra obra do escritório, o edifício da Vodafone Porto, recebeu os prêmios Construir 2011, Melhor Edifício do ano 2010 (pela Archdaily) e ainda foi considerada pela The Cool Hunter como um dos 20 edifícios de escritórios mais criativos em nível mundial.

Para o palestrante, o reconhecimento obtido deve-se à procura constante da inovação e da qualidade, entendida no plano técnico pela elaboração de projetos de grande rigor e no plano teórico na busca de uma expressão arquitetônica que traduza uma identidade própria. “No plano técnico, os projetos são elaborados de uma forma exaustiva, valorizando o detalhe e o pormenor de todos os elementos da construção”, destaca. “A pesquisa constante de soluções técnicas e construtivas garante a adequação à especificidade de cada projeto”, completa.

Entre os concursos vencidos pelo escritório Barbosa & Guimarães estão o do Plano Pormenor da Orla Litoral Sul de Espinho, do Plano Pormenor do aglomerado da praia de Paramos, do MaitigaMall (Tripoli, Libya), das Casas no Golfe “Vale Pisão” (em Santo

Tirso), do Centro Náutico Nacional de Melres (Gondomar), e do Pavilhão Multiusos do Cartaxo (em Cartaxo).

A palestra, gratuita, é uma promoção do promoção do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, com o apoio institucional do IAB/SC, ASBEA/SC e CAU/SC.

Envie seu Comentário