Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2012

André Schmitt fala sobre Paris, uma usina de projetos

31 de julho de 2012 0

A análise do urbano e projeto arquitetônico de mobiliário e acessório será o assunto do arquiteto André Schmitt no encontro da ASBEA/SC – Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura -, marcado para esta terça-feira, dia 31 de julho, às 19h30, na Top House Exclusive, no Shopping Casa & Design. A noite ainda reserva o lançamento da exposição do artista plástico italiano Piero Tartaglia, na Galeria Top House.

“A característica principal deste evento  – pintura / arquitetura – é substancial, bem como formal. Tartaglia e arquitetura nunca estão satisfeitos com a realidade dada como certa, o imperativo para eles é o mesmo: a mudança. Ambos estão sempre procurando novas maneiras de celebrar a vida que se desdobra em cores infinitas e linhas”, explica a curadora da exposição, Regina Nobrez. A mostra é aberta, entrada franca e vai até o dia 30 de setembro.


Uma tarde com afeto

26 de julho de 2012 0

Leilão hoje do projeto Tainhas na Rede

26 de julho de 2012 0

Link da reportagem com Kátia Menezes

26 de julho de 2012 0

Segue a matéria com a decoradora Kátia Menezes.

Kátia Menezes decora apê de 64 m² na cidade planejada para as pessoas

23 de julho de 2012 0

Inteligente, com planta flexível e integrado ao passeio na rua. Essas são as principais características dos apartamentos Smart, que carregam o DNA da Pedra Branca (www.smartpedrabranca.com.br). Visitei o modelo de 64 m² com projeto da decoradora Kátia Menezes para uma família com uma filha. Recursos  para ampliar os espaços, mobiliário versátil e integração marcam o projeto. Valério Gomes, presidente da Pedra Branca, fala sobre os conceitos que norteiam o projeto visionário da cidade planejada para as pessoas.

O programa traz ainda entrevistas com alguns dos artistas que participam da mostra de arte Tainhas na Rede, que acontece em Jurerê Internacional. Dia 26 será o leilão das obras feitas por 28 artistas.

E você conhece ainda o vencedor da premiação Grand Prix, do Shopping Casa & Design, e os novos escritórios que estão entre os TOP 100 no projeto nacional da Revista Kaza em parceria, no estado, com o shopping.

Juarez Machado mostra verve artística no MASC

19 de julho de 2012 0

Artista Juarez Machado

Hoje abre a exposição do excêntrico artista Juarez Machado, pessoa que tive o prazer de entrevistar no ano passado numa prévia desta da exposição durante a Mostra Casa Nova 2012. O escritório Marchetti + Bonetti fez um ambiente em homenagem ao artista, que completou 70 anos em 2011.


A abertura será hoje, às 19h30min, no MASC, Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis. Segue o convite abaixo.

OUTRAS OBRAS DO ARTISTA CRIADAS PARA COMEMORAR SEUS 70 ANOS.




Arquiteto português premiado faz palestra gratuita

16 de julho de 2012 0

O arquiteto português José António Barbosa é o convidado do departamento de arquitetura da UFSC para palestra hoje, a partir das 20h, no showroom da Cidade Pedra Branca, em Palhoça.  AsBEA-SC e IAB-SC apoiam o evento aberto aos interessados.

Sócio de Pedro Guimarães no escritório Barbosa & Guimarães Arquitectos, o palestrante é um dos expoentes da vanguarda da arquitetura contemporânea portuguesa, tendo realizado inúmeras exposições e vencido dezenas de concursos. Entre os prêmios já comemorados pela dupla Barbosa e Guimarães estão, por exemplo, as piscinas da povoação, que foram nomeadas pela ArchdailyBuilding para o título de Melhor Edifício para Desporto e indicadas para o Prémio Sécil de Arquitectura. Outra obra do escritório, o edifício da Vodafone Porto, recebeu os prêmios Construir 2011, Melhor Edifício do ano 2010 (pela Archdaily) e ainda foi considerada pela The Cool Hunter como um dos 20 edifícios de escritórios mais criativos em nível mundial.

Para o palestrante, o reconhecimento obtido deve-se à procura constante da inovação e da qualidade, entendida no plano técnico pela elaboração de projetos de grande rigor e no plano teórico na busca de uma expressão arquitetônica que traduza uma identidade própria. “No plano técnico, os projetos são elaborados de uma forma exaustiva, valorizando o detalhe e o pormenor de todos os elementos da construção”, destaca. “A pesquisa constante de soluções técnicas e construtivas garante a adequação à especificidade de cada projeto”, completa.

Entre os concursos vencidos pelo escritório Barbosa & Guimarães estão o do Plano Pormenor da Orla Litoral Sul de Espinho, do Plano Pormenor do aglomerado da praia de Paramos, do MaitigaMall (Tripoli, Libya), das Casas no Golfe “Vale Pisão” (em Santo

Tirso), do Centro Náutico Nacional de Melres (Gondomar), e do Pavilhão Multiusos do Cartaxo (em Cartaxo).

A palestra, gratuita, é uma promoção do promoção do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, com o apoio institucional do IAB/SC, ASBEA/SC e CAU/SC.

“Só Depois” estreia no Festival Vértice Brasil 2012

12 de julho de 2012 0

Espetáculo participante do Festival Vértice Brasil 2012.

Chega ao fim a trilogia “Ninguém é impossível”, trabalho da Arco Projetos em Arte dos artistas Monica Siedler e Roberto Freitas. A estreia da última peça “Só Depois”, que integra o repertório da dramaturgia, será durante o Festival Vértice Brasil, no dia 12 de julho, às 20h, em Florianópolis (SC). O projeto, contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna 2011, é composto por três performances 1A (UMA) lançada em 2007, Somático em 2010 e Só Depois, que conclui a pesquisa do grupo. “O Festival Vértice teve uma grande importância para a confecção da trilogia, pois as performances anteriores foram apresentadas nas outras edições  do Vértice (Somático estreou no Vértice de 2010). E o fato de diferentes artistas de diferentes nacionalidades assistirem, compartilharem suas opiniões e até proporcionarem que as performances fossem apresentadas em outros festivais foi um estímulo muito grande para dar continuidade ao projeto e amadurecê-lo”, explica Monica.


A trilogia propõe uma experiência cênica de interação entre imagem projetada e corpo, numa espécie de analogia com a formação da identidade mediada por um mundo de imagens que determina, através de estereótipos, o que deveríamos ser e como deveríamos nos comportar. Só Depois aborda a crise que prospera no corpo depois que todos os referentes nos quais ele sempre se espelhou se esvaziam de sentido. Nessa perspectiva, qual é o gesto que daria vazão a um corpo repleto de indecisão? Um corpo que reproduz comandos, jeitos enquadrados e ditadura de contextos? Qual identidade o corpo deveria assumir depois que se despe do que vem de fora? Como pensar o movimento sem considerar o olhar do outro? No trabalho o grupo se arrisca nestas questões buscando numa coreografia improvisada e sugerindo um contraponto a um mundo que transforma o corpo em sombra de sua própria imagem. “Usamos para isso recursos audiovisuais de maneira aberta, improvisada e uma dança que busca, em oposição a essas imagens, encontrar um sentido para o movimento, para a dança, para a arte e, principalmente, para si mesmo”, complementa  a diretora e atriz da performance. No dia 12 de julho, a peça Só Depois tem estreia às 20h, no Teatro da Ubro, em Florianópolis (SC).

Sobre o Festival - O Vértice Brasil consiste em um encontro e um festival teatral. O encontro engloba atividades como oficinas, debates, demonstrações de trabalhos, intercâmbios de práticas e palestras. O festival traz espetáculos convidados nacionais e internacionais abertos ao público, além de vivências/demonstrações reforçando as relações interculturais. O evento ocorrerá de 8 a 15 de julho de 2012.
SERVIÇO
O QUE: Estreia da peça “Só Depois” da trilogia Ninguém é Impossível
QUANDO: dia 12 de julho, às 20h, no Teatro da Ubro – durante o Festival Vértice Brasil 2012
VALOR:  R$20,00 interia e R$10,00 meia (estudante, idoso, classe artistica e funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão)


"Só Depois" hoje no Teatro da ULBRO.




O tempo passa Roka...é amadurecimento, é festa, são 18 anos

12 de julho de 2012 0





Koka e Rosa Rigon, filha e mãe à frente da Roka, que completa 5 anos.




O tempo passa e nem percebemos. Como escreveu o grande poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade “São mitos de calendário / tanto o ontem como o agora, / e o teu aniversário / é um nascer a toda hora.” Lembro bem do início da Roka, há quase 18 anos, chegando no cenário da decoração em Florianópolis com novas ideias e produtos, e consolidando uma marca e expandindo os investimentos.

A segunda filial da marca no Shopping Iguatemi Florianópolis comemora cinco anos neste mês. Um projeto que marcou a ampliação da Roka, sempre sob o olhar das empresárias Rosa Rigon e Ana Paula Rigon, que gostam de acompanhar de perto o dia a dia das lojas, garimpar as novidades e peças à disposição nas prateleiras dos endereços. E principalmente, não perder contato com as clientes, tão acostumadas a contar com a opinião da dupla, atenta às últimas tendências do mercado de decoração mundial.

A loja do Iguatemi  traz no layout – assinado pela arquiteta Radigiane Modernel – o conceito bem resolvido da marca, já com status de grife, que dá espaço a visualização dos produtos com toques de sofisticação e aconchego. Para celebrar os cinco anos no Shopping Iguatemi, a Roka anuncia promoção especial até o dia 15 de julho, em todos os seus produtos nos dois endereços.

Fica a minha homenagem a Rosa e a Koka com a poesia do meu poeta preferido, Carlos Drummond de Andrade.


O tempo passa?

O tempo passa ? Não passa
no abismo do coração.
Lá dentro, perdura a graça
do amor, florindo em canção.



O tempo nos aproxima
cada vez mais, nos reduz
a um só verso e uma rima
de mãos e olhos, na luz.

Não há tempo consumido
nem tempo a economizar.
O tempo é todo vestido
de amor e tempo de amar.

O meu tempo e o teu, amada,
transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada,
amar é o sumo da vida.

São mitos de calendário
tanto o ontem como o agora,
e o teu aniversário
é um nascer a toda hora.

E nosso amor, que brotou
do tempo, não tem idade,
pois só quem ama escutou
o apelo da eternidade.







Alie férias com arte no Baobah

12 de julho de 2012 1


Arte no Baobah

Aliar brincadeira com autoconhecimento, diversão com autoestima, criatividade com liberdade de ser e desenvolver. Crianças estão sempre prontas para aprender e experimentar. Nas férias, as cobranças diminuem e as crianças podem e devem se colocar mais em contato com seus desejos e necessidades. Pensando nisso, o Baobah lança seu “Estúdio Infantil Baobá, a árvore da vida”, com programação para os pequeninos de 3 a 6 anos de idade.“O trabalho é todo fundamentado em conhecimentos de ponta em psicologia, educação e arte, e o espaço rico em interações e possibilidades. O objetivo é oferecer um ambiente emocionalmente seguro e livre para que a criança se descubra e desenvolva suas capacidades, experimentando em conjunto processos de autoconhecimento e autocriação, com confiança e autoestima”, explica Jussara Paraná Sanches Figueira, diretora e psicóloga do Baobah Estúdios de Autocriação. O estúdio propõe a criação através de linguagens artísticas combinadas, entre elas teatro, dança, arte comestível, design, artes plásticas, e música, e é coordenado por artistas do Baobah. Com atividades de 16 a 27 de julho, de segunda a sexta-feira, mais informações estão disponíveis no site www.baobahestudios.com.br