Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2012

Promoção: leve um garden seat para sua casa?

30 de agosto de 2012 1

Garden Seat, peça curinga na decoração.

A promoção do Missão Casa entra na última semana a partir de segunda-feira, dia 27 de agosto. Participe!

Vamos presentear  você com um garden seat da Saccaro. Uma peça versátil, que está super em alta na decoração e além de tudo, curinga porque vai da varanda à sala de estar, sem cerimônia.

A promoção funciona da seguinte forma: envie para missaocasa@tvcom.com.br uma foto de um local ícone de Fernando de Noronha com você inserida na paisagem. A foto mais original e bacana será escolhida pela arquiteta Katia Véras, apaixonada por aquela Ilha e que conhece cada cantinho de Noronha.

Escolhemos Noronha porque esse é o nome da coleção lançada pela Saccaro e tema da estréia do quadro Estilo Casa, do qual a loja da arquiteta Márcia Maurano é parceira do programa.

Participe!

Confraternização na Bahia

28 de agosto de 2012 0

Beatriz Fruet Emendorfer, Flávia Guglielmi (Guglielmi & Salum) , Juliana Pippi, Sérgio Oliva (Medeiros Oliva)  e Elaine Gerente (representando o escritório Marcehtti + Bonetti) são os cinco catarinenses que foram curtir, na Bahia, o prêmio TOP 100 da revista Kaza, realizado em parceria com o Shopping Casa & Design em Santa Catarina – são  16 estados do País que participam da premiação nacional.

Os profissionais de SC confraternizaram durante três dias na Ilha de Comandatuba, com os mais de 100 escritórios indicados ao título. Durante a cerimônia de entrega do prêmio, que aconteceu na sexta-feira (24),  a publicação oficial do TOP 100 – que exibe um breve portfólio dos escritórios selecionados nesta edição –  foi lançada e já está nas bancas de todo o Brasil.

Elaine Gerente, representando o escritório Marcehtti + Bonetti, novas caras no TOP 100.


Grupo TOP 100 de Santa Catarina em evento na Bahia.


Juliana Pippi cantando na Bahia.




Concurso de arquitetura para o edifício da Fatma

28 de agosto de 2012 0

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC) lança nesta terça-feira, 28 de agosto, o edital do Concurso Nacional de Arquitetura para o Edifício Sede da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Com a presença do presidente do IAB/SC, Rael Belli, presidente da AsBEA/SC, Ricardo Fonseca, presidente da Fatma, Murilo Flores, e presidente da Fapesc, Sérgio Gargioni, o evento terá início às 10h na sede da Fatma, na rua Felipe Schmidt, 485 – Centro, em Florianópolis.

O prédio-sede das instituições, com até seis andares, será construído em um terreno com 7 mil m² localizado no Parque Tecnológico ALFA, em Florianópolis. “Por mais que os concursos sejam a melhor alternativa para a construção de prédios públicos, esta prática ainda não é adotada no Brasil como mereceria, por isso a Fatma e a Fapesc estão de parabéns por apostar nesta modalidade e por demonstrar que estão na vanguarda de uma tendência mundial”, destaca o presidente do IAB/SC, o arquiteto Rael Belli.

Sede de dois órgãos do governo catarinense vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, o prédio deverá ter foco na sustentabilidade. Com potencial para construção de até 4.200 m² , o terreno na Rodovia SC-401, junto ao bairro João Paulo, deverá receber o que a Fatma e a Fapesc vislumbram como um “showroom” das melhores práticas ambientais e tecnológicas, ou seja, uma construção ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.


Publisher da Bamboo define valores para a revista: verdade, simplicidade,funcionalidade, beleza e poesia

27 de agosto de 2012 0

Clarissa Schneider esteve em Florianópolis para o lançamento do Guia Bamboo de Decoração de Florianópolis e nós aproveitamos para entrevistá-la. Ela diz que na Bamboo não se fala de luxo, requinte, riqueza e sofisticação e sim de verdade, simplicidade, funcionalidade, beleza e poesia. O olhar diferenciado e o formato gráfico tornaram a revista Bamboo referência no Brasil. Acompanhe os principais trechos da entrevista no programa de hoje, às 21h30min, na TVCOM.

Clarissa Schneider, Simone Bobsin, Taís Marchetti Bonetti e Giovani Bonetti




Projeto de café resgata memória de Florianópolis e remete à casa da vó.

27 de agosto de 2012 1

A família da Madalena Vieira é nativa da Ilha, conhecida da cidade, e mora no Pantanal, em Florianópolis. O sonho da Madalena era abrir um café que resgatasse a cultura açoriana, da ambientação à culinária. Depois de muita obra, o café abriu as portas,  nós fomos conhecer e mostramos hoje o projeto da arquiteta Silvya Caprário.

Parece a casa da vó! Vale a pena conferir o garimpo de mobília e objetos de época feito por Madalena e as soluções apontadas pela arquiteta. É hoje às 21h30min, na TVCOM.




Objetos antigos estão espalhados por todo o café como esses maravilhosos gramofone, vitrola e rádio.






Parece a sala da vó. Delícia!






Amei esta luminária verde.






Aqui era uma garagem que foi reformada para ampliar o espaço do café.








A televisão Philco eu tenho igual e da mesma cor, já a mala é um pouco diferente, mas antiga e pertenceu a meu pai quando saiu do interior do Rio Grande do Sul para morar em Porto Alegre.








Comida típica no cardápio.










Design essencial por Todd Bracher

27 de agosto de 2012 0

Verdade, simplicidade, poesia…palavras que escutei da jornalista Clarissa Schneider, publisher da revista Bamboo, para definir valores essenciais…me aproprio dessas palavras para traduzir a  exposição “A essência das coisas”, do designer  americano Todd Bracher, no Museu da Casa Brasileira – a mostra integrou o evento Design Weekend, que aconteceu de 23 a 26 de agosto.

As peças criadas pelo designer americano refletem esses mesmos valores, nos enchem de poesia e admiração pelo processo criativo de cada uma. As ideias e opiniões do designer são compartilhadas em entrevistas veiculadas durante a exposição, compondo um cenário completo de sensações para a alma.

Todd Bracher é formado pelo Pratt Institute, de Nova York, e ocupou o cargo de designer sênior na empresa de Tom Dixon. Lecionou design na França e trabalhou durante dois anos em Copenhagen, onde recentemente tornou-se diretor de criação da renomada empresa escandinava Georg Jensen.

O legado industrial serve de base inspiradora para o design de Todd Bracher, segundo o curador da exposição e organizador do catálogo da exposição, Albrecht Bangert. O designer trabalha em um estúdio no Estaleiro da Marinha no Brooklyn, que foi reformado para abrigar indústrias particulares, comércio e estúdios. A exposição no Museu traz plotagens da paisagem da vista do estúdio do designer.

A visita à exposição Todd Bracher, a essência das cosas” é obrigatória para nos inspirarmos e conhecer o indivíduo por trás da obra, sua verdade expressa no resultado do seu trabalho. Entre as diversas frases ditas por Todd, compartilho algumas:

“Não quero ser conhecido, rotulado ou categorizado como designer – ou como artista. O que vale é o modo como o indivíduo pensa, como interpreta o mundo por meio da arte, do design, do desenho e da composição musical; vale a interpretação. Só isso. E isso é definido pela arte e pelo design”.

“Não gosto de títulos, não gosto de ser um estrangeiro americano, não quero ser nada. Quero ser apenas um indivíduo e é disso que se trata a minha exposição”.



Mesa lateral Tod para Zanotta, Itália 2005. A inspiração veio da foto com a pinta da modelo Cindy Crawford.






Boom, para Serralunga, Itália 2009. As mesas geram impacto ao contrastar o centro aberto com a superfície funcional. O olhar aqui foi para a bomba.






Alodia, banco para Cappellini, Itália 2010. Projetado para acomodar pessoas de todo tamanho, o banco é empilhável. O cenário atrás é a vista do estúdio do designer.





Pufe Zucca, 2009.





Flora, vaso para Georg Jensen, Dinamarca, 2005. Repare que na instalação tem a foto do pescoço de uma mulher, eis a inspiração para a peça.






Peças do designer tendo como pano de fundo a vista do seu estúdio para o Estaleiro da Marinha, no Brooklyn.





Ligntfalls, uma instalação de 2012 com a empresa 3M; e Librilounge, 2003, uma espreguiçadeira e biblioteca projetada para os pequenos espaços no Japão.






Dome, luminária criada em 2007 inspirada na Lua.





Designer Todd Bracher.













Curso de Paisagismo Ecológico

24 de agosto de 2012 0

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC) está apoiando o Curso Paisagismo Ecológico Avançado, que acontece de 26 de agosto a 28 de novembro na UFSC, em Florianópolis. Sócios do IAB têm 25% de desconto na matrícula da capacitação, que será ministrada pelas arquitetas paisagistas Jane Pilotto e Silvia Monteiro, pela engenheira florestal Rita Frizzo, e pelo engenheiro agrônomo Fábio Klokner, entre outros profissionais conceituados.

As aulas serão às quartas-feiras, das 14h às 17h30min. O curso custa R$ 60,00 mais quatro parcelas de R$ 260,00, com material incluído. Mais informações pelo (48) 3234-4238 ewww.paisagismoecologico.com.br

TOP 100 Kaza 2012

23 de agosto de 2012 0


A poucos dias para a realização do maior encontro de escritórios de arquitetura e decoração de todo o Brasil  o titulo Top 100 Kaza aposta numa programação de conteúdo, homenagens e lazer. Os 125 profissionais do segmento, que são os mais requisitados do Pais segundo o ranking anual divulgado pelo Prêmio Top 100 na sua quinta edição embarcam com destino a Comandatuba (BA), nesta quinta-feira (23). De Santa Catarina parte a delegação organizada pelo Shopping Casa & Design: Marchetti + Bonetti, Medeiros & Oliva, Guglielmi & Salum Arquitetos Associados, Beatriz Fruet Emendörfer e Juliana Pippi Arquitetura e Design.

O prêmio envolve mais de 30 mil escritórios do segmento e 500 lojas de alta decoração deAlagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul (capital e interior), Santa Catarina, São Paulo/capital e interior e Sergipe.“O Top 100 Kaza distingue os nomes do dècor mais requisitados pelo consumidor final, usando o crivo de projetos executados, listados e indicados por 18 associações do setor, presentes em 16 Estados”, esclarece Ronaldo Gomes Ferreira Filho, criador do prêmio. “Como elege os profissionais mais bem avaliados de suas praças, é um reflexo do que a decoração representa na economia de cada região do Brasil e ainda retrata as preferências de cada lugar do país”, complementa. O encontro este ano acontece de 23 a 26 de agosto, no Hotel e Resort Ilha de Comandatuba, na Bahia.



Arquiteta Miriam Gurgel ministra curso na Sociesc

23 de agosto de 2012 1

A arquiteta Miriam Gurgel, que é graduada pela faculdade Mackenzie e tem ampla experiência como professora no Brasil e na Austrália, ministra no dia 24 de agosto, na Sociesc, o curso Arquitetura de Interiores e Design Residencial em Tempos de Globalização e Sustentabilidade. Autora de quatro livros, a especialista está sendo trazida para Florianópolis pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC).

Entre os temas a serem abordados estão: Arquitetura de interiores, design e suas possibilidades; Elementos arquitetônicos: função X estética; Princípios e ferramentas de projeto; Design inclusivo e Necessidades e considerações diferenciadas para cada tipo de ambiente. “Conhecer os princípios e os elementos da arquitetura e do design de interiores, e também como utilizar essas ferramentas em beneficio do projeto, permite que o profissional explore todas as possibilidades criativas e inclusivas”, explica Miriam Gurgel. “As necessidades de cada membro de uma família devem ser conhecidas, respeitadas e supridas no resultado final de um projeto”, completa.

Outras questões a serem abordadas são soluções específicas para determinadas necessidades e as alternativas para tornar um projeto sustentável, com baixo consumo energético.

O curso vai das 9 às 19h e as inscrições já estão abertas. Os valores são R$ 150,00 para associados do IAB, R$ 160,00 para acadêmicos (com desconto de 50% para os associados ao IAB) e R$ 300,00 para os demais profissionais.

Mais informações pelos contatos: (48) 3224-4428 e eventos@iab-sc.org.br.


AsBEA-SC promove Ciclo de Debates com candidados

22 de agosto de 2012 0

A AsBEA-SC convida para o Ciclo de Debates com os candidatos à prefeitura de Florianópolis, com o objetivo de estimular o diálogo com os representantes políticos, em nome do desenvolvimento sócio-econômico-cultural e ambiental de Florianópolis e região metropolitana.

Foram convidados os três candidatos mais bem colocados na última pesquisa Mapa. Ao final do CICLO DE DEBATES, será feito um documento com as demandas nas áreas em que a AsBEA atua.