Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2012

Seminário gratuito sobre sustentabilidade

27 de setembro de 2012 0

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC) e a Associação de Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC) vão oferecer gratuitamente, dia 28 de setembro, o Seminário Sustentabilidade na Arquitetura. A capacitação acontece das 8 às 19h no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis. As inscrições já estão abertas pelo e-mail: secretaria@sc.asbea.org.br. As vagas são limitadas e serão oferecidas, prioritariamente, aos profissionais inscritos no Concurso Nacional de Arquitetura para a sede da Fatma e da Fapesc, lançado em junho deste ano.

A programação do Seminário, que terá como palestra de encerramento uma apresentação sobre o Centro de Pesquisa Interativa em Sustentabilidade, do Canadá, inclui explanações acerca das certificações LEED, AQUA e BREEAM, sobre o uso racional da energia no setor comercial, energia fotovoltaica, uso racional da água e etiquetagem de eficiência energética para edificações Inmetro/Procel Edifica, entre outras.

“Através deste seminário, queremos potencializar o conhecimento de cada equipe inscrita no Concurso, disponibilizando o máximo de expertise para que as soluções apresentadas impactem de forma positiva tanto os usuários e ocupantes quanto o entorno do prédio no ParqTec Alfa”, explica o presidente do IAB/SC, arquiteto Rael Belli. “Estamos confiantes de que o projeto vencedor será uma obra de referência, capaz de representar as atividades que a Fatma e a Fapesc desempenham, ou seja, pesquisa, inovação, tecnologia e integração entre sociedade e natureza”, completa.

Os inscritos no Concurso devem enviar seus trabalhos até o dia 13 de novembro. Entre os princípios a serem valorizados pela Comissão Julgadora estão a Mobilidade (interna, em relação ao ParqTec Alfa e à cidade como um todo); a Eficiência Energética e as Estratégias Bioclimáticas (otimização da qualidade da luz, ventilação, umidade, acústica, etc a partir características climáticas naturais); a Gestão da Água (com economia no consumo e redução de efluentes); a Paisagem e o Contexto Urbano (integração com o entorno); os Materiais e Resíduos (para reduzir o descarte e promover a Saúde dos ocupantes); a Evolução e Inovação (para que a operação do conjunto tenha máximo desempenho e custo mínimo) e ainda a Responsabilidade Social.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO:

28 de setembro:

08:00 – credenciamento

08:30 – abertura

08:50 – Análise urbanística da Bacia do Itacorubi

09:30 – Estratégias de uso racional da energia para o setor comercial em Florianópolis

10:40 – Iluminação natural e artificial no setor comercial

11:10 – Uso de energia fotovoltaica integrada no projeto de arquitetura

11:40 – Etiquetagem de eficiência energética para edificações Inmetro/Procel Edifica; Conceitos e aplicação; Simulação de energia e programa Domus Procel Edifica

14:00 – Materiais: Avaliação do Ciclo de Vida Simplificada (ACVs) como ferramenta em prol da sustentabilidade

14:40 – Estratégias de uso racional da água para o setor comercial

15:20 – Estudo de Caso: projeto da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade

16:00 – Projetos com Certificação LEED

17:00 – Projetos com Certificação AQUA

17:30 – Certificação BREEAM

18:00 – Palestra de encerramento: Projeto CIRS (Center for Interactive Research on Sustainability – Canadá)

Informações: secretaria@sc.asbea.org.br(48) 3028-3628 com Valéria, e www.iab-sc.org.br/concursofatmafapesc


Encontro marcado com o designer Aristeu Pires na Santa Maria Casa

26 de setembro de 2012 0


Designer Aristeu Pires



Ele é um designer nacional premiado e reconhecido no mercado. Em Florianópolis, Aristeu Pires é representado pela antenada loja Santa Maria Casa. A boa notícia é que, pela primeira vez, ele tem encontro marcado com os arquitetos e decoradores na próxima semana. O designer aceitou o convite da empresária Carol Duva, e dia 26 de setembro – dia do aniversário dele– vai estar contando um pouco da sua história e trajetória de sucesso na loja, no Shopping Casa & Design.

A marca registrada do trabalho de Aristeu Pires é o design contemporâneo, com traços simples, mas que chama a atenção pela beleza harmoniosa das linhas, quase sempre, delicadamente sinuosas. Práticas, confortáveis e funcionais, suas peças de mobiliário são o retrato do bem estar. Ele ousa com a pertinência de quem sabe que vai surpreender, e não abre mão do acabamento primoroso, do conforto absoluto e da ergonomia – itens que considera essenciais para o sucesso de um projeto.

Mas o design entrou na sua vida por acaso. O baiano de nascimento, carioca por adoção – ele morou por muito tempo no Rio de Janeiro -, durante 25 anos atuou na área da computação. E foi justamente essa ciência exata que o levou à Serra Gaúcha, onde montaria um escritório. Por falta de mobiliário que o encantasse, resolveu ele mesmo criar as peças que queria e, a partir daí, perceber que estava na hora de trocar de ramo.

Deixou o antigo emprego, mudou para Canela, se descobriu e se encontrou como designer e montou a marcenaria onde produz suas obras para hoje abastecer mais de 40 pontos de vendas pelo Brasil. Dessa oficina saem também peças premiadas. A mais famosa delas é a poltrona Gisele, 1º lugar da categoria Mobiliário, do Prêmio Design MCB – Museu da Casa Brasileira.

Na sua trajetória Aristeu Pires acumula outras tantas histórias interessantes. Algumas delas reservadas para contar nesse encontro informal como o próprio estilo que cultua.



A poltrona Gisele recebeu o 1º lugar na categoria Mobiliário no 21º Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira (2007). Construída em madeira maciça com corda de algodão cru no assento e encosto. Também disponível um pufe e também na versão estofada.





Palestra com Aristeu Pires

Data: 26 de setembro de 2012

Horário: 19h30min

Ingresso: Gratuito

Local: Santa Maria Casa

Endereço: Rodovia SC-401, 4.850, Shopping Casa & Design, loja 5 – Florianópolis – SC

www.santamariacasa.com.br


Arquiteto Osvaldo Segundo garimpa em loja de usados, em Florianópolis

24 de setembro de 2012 5

Adoro garimpar em loja de usados e brique à braque. Não tenho preconceito em relação a origem do mobiliário e objetos para compor a decoração da casa. A minha, por exemplo, é uma mistura de usados, novos, com ou sem design, herança de família e do maridão, peças kitsch, outras não, livros, revistas, jornais, obras …  gosto de olhar para tudo, diariamente. Por isso, estão tudo à mostra na minha casa.

Sempre que tenho oportunidade, e estou no centro de Florianópolis, vou a essas lojas de móveis usados. Tem de tudo e muito mais…Claro que precisamos afiar o olhar e saber garimpar com competência. Por isso, nada melhor do que acompanhar um profissional que consegue olhar além do uso comum de um objeto. Acompanhei o arquiteto Osvaldo Segundo, de Blumenau, nessa seleção e conto tudo no programa de hoje. É às 21h30min, na TVCOM.


Móveis em loja de usados.



Xícaras de várias procedências.



Arquiteto Osvaldo adorou estas cadeiras de barbeiro e sugeriu usá-las para assistir TV.



Pra quem gosta de telefones antigos...



Peça que tem potencial para ser destaque no ambiente.



Arquiteto Osvaldo Segundo



Urbanista dinamarquesa faz palestra na Pedra Branca

22 de setembro de 2012 0

Desenvolver cidades sustentáveis, sem poluição, com o tratamento adequado ao lixo e com ações ambientalmente corretas estão entre os temas da palestra da urbanista dinamarquesa Helle Soholt, que acontece neste sábado (22), às 11h, no showroom da Cidade Pedra Branca, em Palhoça.

Helle é sócia-fundadora e principal dirigente do escritório Gehl, do arquiteto Jan Gehl, também referência na área de planejamento estratégico e design urbano. A dinamarquesa atuou como conselheira da área de urbanismo de várias cidades, incluindo Vancouver, no Canadá, e Pequim, na China, além de Copenhague. “A intenção é difundir boas práticas urbanas”, afirma Valério Gomes, presidente da Pedra Branca. Ele acredita que as propostas trazidas por Helle possam ser implementadas em Santa Catarina.

O evento terá tradução simultânea e sorteio do livro Cidades para Pessoas (Cities for People), a obra mais famosa de Jan Gehl. Para participar do encontro é preciso confirmar presença pelo telefone (48)3086-9700 ou e-mail contato@cidadepedrabranca.com.br.


Exposição tátil integra mostra no MASC

19 de setembro de 2012 0

Quando o assunto é promover a cultura local, o nome da artista plástica Juliana Hoffmann está sempre presente. Faz algum tempo ela me contou que estava organizando uma exposição das esculturas e pinturas do poeta C. Ronald no MASC. A ideia cresceu, somou-se a outras áreas da arte e ganhou nova dimensão. Além da mostra inédita de C. Ronald, hoje, dia 19 de setembro, acontece ainda a inauguração da Galeria Tátil com a exposição “Olhos da Alma” e mostra Cruz e Sousa com a ilustração de poemas feita por vários artistas catarinenses.

“A Galeria Tátil é um espaço onde todos podem vivenciar a experiência tátil, tocar as obras, inclusive aqueles que têm deficiência”, explica Juliana. Uma das peças expostas é a do designer de produtos Ricardo Barddal, indicação minha para a exposição. Ele apresenta pela primeira vez em Florianópolis a poltrona Tarrafa, que está em exibição permanente na loja de design A Lot Of, do designer Pedro Franco, em São Paulo.

Segundo Barddal, a peça é resultado de uma abordagem mais efetiva de correção sócio-ambiental. “Esta peça tem o assento feito em malha de tarrafa feito pelos pescadores aqui de Floripa, montado sobre uma base circular de tubo de aço. A técnica dos tarrafeiros, para evitar emendas, é usar duas agulhas, que ficam como elemento decorativo da peça depois do serviço terminado. A capa é feita com aparas de neoprene, que são descartes da Mormaii, grande fabricante brasileira de roupas de surf e mergulho”, explica.

Estarão expondo na Galeria Tátil os artista Locatelli, a própria Juliana Hoffmann, Philippe Arruda, Vinícius Ávila e Anderson Rodrigues.

As exposições abrem dia 19 de setembro, a partir das 19h30min, no MASC (CIC), em Florianópolis.


Poltrona Tarrafa, de Ricardo Barddal, já foi exposta em Milão, na mostra BRASIL É COSI, evento que faz parte da Manifestazioni Fuori Salloni.





Para varrer o estoque

18 de setembro de 2012 0
A Sierra Móveis, localizada no Centro em Florianópolis, está esvaziando o endereço com uma promoção para abastecer o espaço com novidades da linha clássica e contemporânea da grife gaúcha. O layout da loja será transformado para receber as novidades. “Dar espaço à nova proposta. Assim começa o projeto com promoção dos móveis, todos de linha, só que com condições especiais para serem adquiridos”, comenta a empresária Ana Paula Búrigo. Segue até o dia 15 de outubro ou enquanto durar a última peça no showroom.
A Sierra Móveis fica na rua Visconde de Ouro Preto, 431, Centro, Florianópolis.

Sierra Móveis.







André Trigueiro lança livro na Pedra Branca

17 de setembro de 2012 0

Sou admiradora do projeto do novo centro da Cidade Universitária Pedra Branca, em Palhoça, pelo olhar visionário do empresário Valério e Marcelo Gomes e  a equipe que está à frente do empreedimento. Acompanho há anos o desenvolvimento do projeto e o bacana é que a bandeira da sustentabilidade conduz não apenas as construções, as escolhas de materiais, as obras no entorno. Frequentemente são realizados eventos abertos à comunidade e aos profissionais de arquitetura para fomentar o debate sobre a sustentabilidade e como aplicar conceitos no bairro.

Por isso, já passaram por lá inúmeros profissionais como a jornalista Natália Garcia e o arquiteto professor da FAU e Mackenzie, Carlos Leite. Nesta segunda, dia 17 de setembro, é a vez do jornalista André Trigueiro, repórter da Globo, criador do site www.mundosustentavel.com.br. e pós-graduado em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”. André também é professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ.



André Trigueiro em Florianópolis, em 2011.



Assisti André no ano passado, quando ele esteve em Florianópolis para o lançamento do livro “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise”. Implacável na defesa de valores socioambientais, o jornalista tem conquistado cada vez mais espaços na mídia para divulgar e provocar o debate sobre sustentabilidade. Desde abril de 2012, vem atuando como repórter do Jornal Nacional e colunista do Jornal da Globo onde apresenta o quadro “Sustentável”, especialmente criado para ele na Rede Globo. É editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News, comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro.

Nós do Missão Casa estamos atentos a esses debates e temos realizado o registro, or meio de  entrevistas, desses profisisonais que tem muito a compartilhar.

Fica aqui o convite para a palestra com André Trigueiro, segunda-feira, dia 17 de setembro, às 16h, no showroom da Pedra Branca.

Dia 22 de setembro, outra palestra agita o setor, desta vez com a urbanista Helle Soholt, principal dirigente do escritório norueguês Jahn Gehl.


Luminária escultórica do dinamarquês Olafur Eliasson em exposição na Firma Casa

16 de setembro de 2012 0

Em 2011, o artista dinamarquês Olafur Eliasson expôs na Pinacoteca do Estado de SP. Este ano, ele retorna à São Paulo, desta vez, voltado para o design, em uma mostra na Firma Casa. O módulo de luz Starbrick é a primeira luminária desenhada por Olafur para produção industrial e quase como uma instalação, pode ser usada em composições variadas como mostram as fotos. A peça tem intensidade regulável por dimmer e funciona com LED em diferentes combinações de luz direta.

Starbrick é fabricado na Alemanha pela Zumtobel e estará disponível no Brasil, com exclusividade, pela própria Firma Casa.

Olafur Eliasson é nascido na Dinamarca, mas escolheu Berlim para montar seu estúdio, um laboratório de pesquisa espacial. Não é à toa que suas obras são escultóricas e em grande escala. Tive a oportunidade de conhecer a obra incrustada nos jardins de Inhotim, onde luz, som e água fazem parte de seu repertório.

A exposição na Firma Casa vai até o dia 31 de setembro.Depois as luminárias estarão à venda no local.

Starbrick – Olafur Eliasson
Local: Firma Casa
Endereço: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1487, Jardim Paulistano, São Paulo
Data: até 30 de setembro
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h; e, aos sábados, das 10h às 14h
Entrada franca


Starbrick.


Visitação durante a abertura na loja galeria Firma Casa, em São Paulo.


Obra de Olafur Eliasson em Inhotim.




Água e luz são elementos recorrentes na obra do artista dinamarques. Esta obra é em Inhotim, onde tivo prazer em conhecer.



Designer Brunno Jahara na abertura da exposição.



Novos projetos garantem bicicletários em prédios

15 de setembro de 2012 0

Projetar prédios com bicicletários já é realidade em muitos prédios em construção em Florianópolis. É muito diferente das construções mais antigas onde as bicicletas não tinham um local específico e prático para serem guardadas.

Os bicicletários estão sendo pensados para abrigar modelos convencionais ou elétricos – inclusive com tomadas individuais -, em áreas especiais para este fim. “Os arquitetos deram início a esse movimento de incluir bicicletários nas obras para atender uma demanda já evidente e também incentivar esse meio de transporte saudável e alternativo nas grandes cidades”, comenta Roberto Rita, do Mantovani e Rita, um dos três escritórios responsáveis pela concepção do Techno Towers, o complexo corporativo da Furtado de Mendonça que terá sua primeira das seis torres inauguradas ainda este ano.

Incentivador da ideia, o arquiteto ainda observa as facilidades que a bicicleta garante, como fugir das filas e, quem sabe, até chegar antes aos compromissos – já que é possível driblar congestionamentos. “Além disso, a bicicleta proporciona uma vida mais contemplativa e quem for ao Techno Towers pedalando ainda vai chegar num ambiente bem propício, porque o projeto externo foca isso”, lembra o profissional remetendo ao paisagismo e também às áreas de reservas naturais preservadas pelo empreendimento.


Tecidos auto-adesivos

14 de setembro de 2012 0

A empresa catarinense Real Estudio, especializada em Estamparia Digital, está com novidades. A Coleção Jardins de tecidos auto-adesivos, com uma linha de 12 desenhos, foi criada por Celaine Refosco e leva a assinatura do Estúdio Orbitato.

O ArtWall é uma tecnologia que pode substituir com muita versatilidade os tradicionais papéis de parede e foi criado a partir de um conceito que une os tecidos de fibras naturais de base de algodão, o processo de estamparia digital e a possibilidade de fácil aplicação às superfícies em geral. Esse material tem uma película auto-adesiva que facilita a aplicação em várias superfícies sem a necessidade de cola ou preparações especiais.

Em 2011 o ArtWall da Real Estúdio conquistou o Prêmio Idea Brasil, um dos mais importantes prêmios de inovação ligado ao design contemporâneo. Para ver toda a coleção acesse:http://www.orbitato.com.br ou http://blog.realestudio.com.br/



Tecido assinado pelo Orbitato, de Pomerode.





Tecido auto-adesivo criado com desenho criado por Celaine Refosco.