Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Quais os desafios para as cidades se tornarem sustentáveis e interessantes?

29 de outubro de 2012 0

Quais os desafios das grandes metrópoles para se tornarem cidades sustentáveis e interessantes?  Um assunto urgente e complexo debatido pelo arquiteto e urbanista Carlos Leite, phd, professor FAU Mackenzie e diretor do Stuchi & Leite Projetos (www.stuchileite.com). Ele esteve na Pedra Branca para uma palestra sobre o assunto e lançamento do livro “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes”.

Vale registrar a preocupação da Pedra Branca na formação de um olhar para as questões urbanas, oportunizando aos arquitetos e a comunidade palestras com os mais especializados profissionais do Brasil e do exterior. Recentemente passaram por lá o jornalista e professor André Trigueiro, que inaugurou quadro no Jornal da Globo sobre sustentabilidade; a urbanista dinamarquesa Helle Soholt – principal dirigente do escritório do arquiteto Jan Gehl, autor do livro Cidades para as Pessoas (Cities for People); José Rubens Domingues Filho, do Projeto Cidade Limpa, em São Paulo.


Carlos Leite autografando na Pedra Branca











Resenha: Cidades sustentáveis, Cidades inteligentes, desenvolvimento sustentável num planeta urbano, tem prefácio de Jaime Lerner e apresentações de Brian McGrath, Elisabete França, Enrique Peñalosa e Saskia Sassen.

A obra oferece um panorama da sustentabilidade das cidades, abordando seus maiores desafios atuais: questões ambientais, moradia, mobilidade, inclusão e segurança, oportunidades, governança. O autor debate como tornar as nossas cidades mais sustentáveis, criativas e “inteligentes”, apresentando os conceitos mais importantes do urbanismo sustentável, os indicadores e exemplificando as iniciativas bem-sucedidas com casos reais, fruto de suas inúmeras visitas internacionais às cidades que se têm reinventado, através de boxes de projetos e depoimentos.

André Schmitt, Jesse Salgado e Giovani Bonetti com Carlos Leite na Pedra Branca.














Envie seu Comentário