Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2012

Designer Guilherme Torres em Balneário Camboriú

30 de outubro de 2012 0

Guilherme Torres e Poltrona PIL

O arquiteto e designer Guilherme Torres chega a Balneário Camboriú, hoje, dia 30 de outubro, para uma palestra exclusiva para arquitetos , designers e decoradores, no showroom do Brava Beach Internacional, numa iniciativa do Movimento Design Contemporâneo Brasileiro e do Núcleo de Decoração do Vale.

Resolvemos fechar o ano com chave de ouro e de uma maneira inovadora, trazendo o Guilherme que é um dos grandes nomes da arquitetura e do designer contemporâneos brasileiros para compartilhar seu conhecimento e experiência com os nossos profissionais. A festa de encerramento que tradicionalmente era marcada com as premiações, este ano dá lugar a um valioso encontro de aprendizado, informações e troca de idéias seguido por um coquetel party“, comenta Sidney Rosa, presidente do NDVale.  “Guilherme Torres é um profissional renomado em todo o País, e a sua vinda engrandece ainda mais o Movimento, que já trouxe muitos nomes de peso do designer nacional. Será uma troca de experiências e conhecimentos com nossos convidados”, complementa Kelyne Bins de Marco, idealizadora do Movimento.

Guilherme Torres irá abordar o tema”  Tendências, Mercado de Luxo e design de mobiliário”, e apresentar seus cases relativos aos diferentes modos de morar em diversas cidades do país. O arquiteto se destaca também no seu modelo de apresentação, que inclui uma festa com direito ao som tocado pelo DJ  da sua equipe, Pil Marques.

Primeiro encontro do projeto Movimento Design Contemporâneo trouxe os designers Jader Almeida, Paulo Alvez, Marcus Ferreira e André Cruz, na foto comigo, jornalista Jana Hoffmann e Kelyne de Marco.

Movimento do Design Contemporâneo Brasileiro

O Movimento Design Contemporâneo Brasileiro aposta na formação de um olhar para a área a partir da valorização de nomes do cenário nacional, com repercussão internacional. “Nosso objetivo é valorizar o designer nacional e apresentar ao nosso seleto público e profissionais de arquitetura e decoração os mais belos trabalhos criados no país e premiados mundialmente”, explica a idealizadora do evento Kelyne Bins De Marco e proprietária da loja 4 Elementos. Além de palestras, talks shows, o Movimento Design está realizando exposições itinerantes em Balneário Camboriú e Florianópolis, com peças selecionadas dos designers.

O lançamento do Movimento aconteceu em 28 de junho e devido ao sucesso, irá se estender para o próximo ano.

Dia: 30 de outubro- terça-feira

Horário: 19h30min

Local: Showroom do Brava Beach Internacional

Endereço: Av. José Medeiros Vieira, 1.876 – Praia Brava- Itajaí (SC)

Copenhague é tema de encontro da AsBEA-SC

30 de outubro de 2012 0

Arquiteto Marcos Jobim em entrevista ao Missão Casa.

A modernidade aliada à sustentabilidade em Copenhague, capital da Dinamarca, é o tema que o arquiteto Marcos Jobim vai abordar no happy hour da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (AsBEA/SC), nesta terça-feira (30/10), às 19h30, no Showroom da Bontempo, na rua Altamiro Guimarães,  no centro de Florianópolis.

Copenhague quer ser a primeira cidade totalmente sustentável do mundo e a receita para isso envolve o uso constante da bicicleta, gestão adequada de resíduos e investimentos em energias alternativas. Com o objetivo de se transformar em uma “eco-metrópole” até 2015, a Capital tem feito investimentos e traçado estratégias para aumentar sua frota de bikes, ônibus, trens e linhas de metrô e reduzir o uso do carro individual. Somente em 2008, a prefeitura instalou mais de 5 mil vagas de estacionamento para bicicletas na cidade e retirou os pontos de parada dos carros como forma de facilitar a visualização dos ciclistas. Além disso, a cidade prioriza os espaços públicos como ponto de encontro e forma das pessoas se relacionarem.

Formado pela UFSC e especialista em projetos arquitetônicos pela ETSAB de Barcelona, Marcos Jobim esteve na cidade e pôde conhecer os projetos de sustentabilidade para Copenhague. “Arquitetura se estuda aprendendo primeiro a olhar e identificar boas soluções de projetos. Somos a somatória de todos os arquitetos que deixaram um legado para que possamos repetir boas soluções e superar limitações do passado”, afirma a arquiteto, que tem mais de 14 anos de profissão.

Dia: 30/10/12 (terça-feira)

Local: BONTEMPO, na Rua Altamiro Guimarães, 270 – Centro – Florianópolis.

Horário: 19h30min

Estúdios, uma maneira contemporânea de viver!

29 de outubro de 2012 0

Estúdio Poesia Concreta.


O que são os chamados Estúdios? Saiba no programa de hoje o conceito desses espaços compactos que exigem soluções criativas e funcionais na hora de fazer o projeto. O arquiteto Mário Pinheiro, da Pinheiro Serrano Fonseca Arquitetura, projetou um prédio de estúdios em Florianópolis junto com o escritório Guglielmi & Salum. Confira a entrevista e a nossa seleção de ideias bacanas propostas para cada Estúdios da Mostra Casa Nova 2012.

É hoje às 21h30min, na TVCOM.





Estúdio Chega de Saudade

Estúdio Final Forma











Criatividade: detalhe do pé da mesa no Estúdio Final Forma.












Estúdio Sete Notas Catarinenses

Estúdio do Maestro.











Estúdio Nova York.











Outro ângulo do Estúdio Nova York.











Estúdio Quotidiano.










Quais os desafios para as cidades se tornarem sustentáveis e interessantes?

29 de outubro de 2012 0

Quais os desafios das grandes metrópoles para se tornarem cidades sustentáveis e interessantes?  Um assunto urgente e complexo debatido pelo arquiteto e urbanista Carlos Leite, phd, professor FAU Mackenzie e diretor do Stuchi & Leite Projetos (www.stuchileite.com). Ele esteve na Pedra Branca para uma palestra sobre o assunto e lançamento do livro “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes”.

Vale registrar a preocupação da Pedra Branca na formação de um olhar para as questões urbanas, oportunizando aos arquitetos e a comunidade palestras com os mais especializados profissionais do Brasil e do exterior. Recentemente passaram por lá o jornalista e professor André Trigueiro, que inaugurou quadro no Jornal da Globo sobre sustentabilidade; a urbanista dinamarquesa Helle Soholt – principal dirigente do escritório do arquiteto Jan Gehl, autor do livro Cidades para as Pessoas (Cities for People); José Rubens Domingues Filho, do Projeto Cidade Limpa, em São Paulo.


Carlos Leite autografando na Pedra Branca











Resenha: Cidades sustentáveis, Cidades inteligentes, desenvolvimento sustentável num planeta urbano, tem prefácio de Jaime Lerner e apresentações de Brian McGrath, Elisabete França, Enrique Peñalosa e Saskia Sassen.

A obra oferece um panorama da sustentabilidade das cidades, abordando seus maiores desafios atuais: questões ambientais, moradia, mobilidade, inclusão e segurança, oportunidades, governança. O autor debate como tornar as nossas cidades mais sustentáveis, criativas e “inteligentes”, apresentando os conceitos mais importantes do urbanismo sustentável, os indicadores e exemplificando as iniciativas bem-sucedidas com casos reais, fruto de suas inúmeras visitas internacionais às cidades que se têm reinventado, através de boxes de projetos e depoimentos.

André Schmitt, Jesse Salgado e Giovani Bonetti com Carlos Leite na Pedra Branca.














Olhar requintado para a música erudita brasileira

29 de outubro de 2012 0

A música alta e o cenário surpreendente levou alguns visitantes a chorarem ao entrar no Salão da Música Erudita Bachianas Brasileiras, assinado pelo arquiteto Evandro Gaspar, na Mostra Casa Nova 2012. O ambiente monocromático está longe de ser gélido. Ao contrário, é acolhedor e emocionante ao explorar as texturas e as diversas nuances do branco. O piano de cauda preto, do CIC, foi restaurado e é peça de destaque no espaço sofisticado, que propõe um olhar requintado para a musica erudita brasileira.

“Como num concerto de Villa-Lobos, a proposta do Salão da Música Erudita é composta por uma mescla entre uma estrutura clássica europeia e uma típica iconografia brasileira, representada por sua fauna, flora, raízes indígenas e folclóricas. Desse modo, o ambiente pretende enaltecer a música erudita por intermédio de uma composição monocromática em branco”, Evandro Gaspar.

Confira no programa de hoje entrevista com o arquiteto. É às 21h30min, na TVCOM.

 

 

 

 

 

 

 


Arte catarinense na serra

25 de outubro de 2012 1

“Arte em Santa Catarina” é o nome da exposição que acontece a partir do dia 26 de outubro na Galeria de Arte da Villa Francioni, que pela primeira vez promove uma mostra coletiva com artistas catarinenses. A parceria foi realizada com o Artespazio Escritório de Arte de Florianópolis, dos marchands Antonio Fasanaro e Fabrício Peixoto. A abertura acontece a partir das 20 horas.


Obra de Rodrigo de Haro


Entre os artistas que integram a exposição, nomes significativos da arte catarinense como Martinho de Haro, Meyer Filho e Vecchietti, já falecidos, e Vera Sabino, Sílvio Pléticos, Semy Braga, Rodrigo de Haro, Suely Beduschi, Rodrigo Cunha, entre outros.








A exposição poderá ser visitada até o dia 31 de dezembro.  Entrada gratuita.


Obra de Pléticos.











Semy Braga














Vera Sabino


Clássico por Jorge Elias

24 de outubro de 2012 0

O clássico nunca perde espaço na decoração e ganha novas leituras. O arquiteto e decorador Jorge Elias assina uma coleção de móveis com poltronas de estilo europeu Luis XVI, com braços e pés recurvos, trabalhados em madeira patinada de carvalho com diferentes revestimentos.

Entre as opções, poltronas com assento e encosto estofado em tecido listrado e na versão aveludado nas cores, grafite e dourado.  Mesas e aparadores seguem o estilo clássico característico do profissional.  As novidades agora integram o portfólio da 6F Decorações e já está nas principais multimarcas do país.

Poltrona desenhada por Jorge Elias.

O arquiteto e decorador de estilo clássico revisita o estilo dando um toque pessoal as suas criações.











Versão de poltrona aveludada na cor grafite




Bienal Brasileira de Design será em Florianópolis em 2015

23 de outubro de 2012 0

Uma força conjunta – governo do Estado, Sistema Fiesc, SC Design, Apex e Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC) – conseguiu trazer para Santa Catarina o evento mais relevante hoje no país na área de design. Em 2015, Florianópolis sediará a Bienal Brasileira de Design. O processo seletivo aconteceu agora a pouco em Belo Horizonte (MG), onde acontecendo a edição atual, até dia 31 de outubro.

A organização propôs uma mudança de datas dos anos pares para os anos ímpares. Portanto, ela continua sendo bianual.

A Bienal Brasileira de Design (BBD) é uma ação de políticas públicas e faz parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Ministério da Cultura (MinC), sendo o maior evento cultural, empreendedor e educacional de relevância no país. Concentra as principais realizações da área cultural e do setor produtivo de empresas, aponta tendências, provoca discussões, propicia a capacitação e promove a Marca Brasil com o melhor da produção de design nacional no período. A primeira edição aconteceu em 2006.

Feijoada de frutos do mar na Mostra Casa Nova

23 de outubro de 2012 0


Feijoada de Frutos do Mar, por Helton Costa


O chef Helton Costa agita a Mostra Casa Nova 2012 com o lançamento do happy hour, todas as sextas-feiras, a partir das 18h30, na Cantina Sangiovese, com nada menos do que Feijoada de Frutos do Mar como sugestão de prato para curtir ao som de muita MPB. A receita em versão mais leve substitui o feijão preto e carne de porco por feijão branco e frutos do mar frescos. Acompanha o prato batata sauté, farofa de banana, couve e arroz. “Visitar a mostra na sexta-feira final do dia, aproveitar a música e o cardápio. Passar mais tempo no evento com amigos ou família curtindo o casario. Esta é a proposta”, conta Helton que toca junto com o sócio o sommelier Alberto Wirth a cozinha autoral da Sangiovese.

Onde: Sangiovese Cantina – Mostra Casa Nova – Escola Básica Silveira de Souza, Centro, Florianópolis.

Preço: R$42,00 por pessoa (não está incluída bebida).


Beta Manfroni em nova fase

22 de outubro de 2012 0


Beta Manfroni e eu durante uma das muitas exposições que nos encontramos.


“Rumor das Nuvens” é a mais nova individual da artista Beta Monfroni, que acontece na COR Galeria de Arte, espaço tradicionalmente apoiador de novos artistas, divulgador da arte urbana e que aposta, pela primeira vez, em nomes reconhecidos da arte catarinense. São 10 telas inéditas que a artista criou especialmente para a exposição. “O mais bacana é que a Beta já é uma artista consagrada na cidade e escolheu a COR para representá-la nessa nova fase. Pra mim foi muito importante pois é uma maneira de incorporar à galeria essa turma de artistas já consagrados, que já tem seu público fiel e que agora eu estarei apresentando para o meu público mais jovem”, diz a arquiteta e galerista Marina Baldini.
A exposição fica aberta até o dia 31 de outubro.