Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de novembro 2012

Jader Almeida conquista primeiro lugar no 26º Prêmio Design MCB

27 de novembro de 2012 0

Já está em exposição o resultado do 26º Prêmio Design MCB, que traz 57 finalistas e 38 premiados, nas categorias mobiliário, utensílios, iluminação, têxteis, equipamentos eletroeletrônicos, equipamentos de construção, equipamentos de transporte e trabalhos escritos. Cada uma delas possui sua modalidade protótipo, criada para valorizar projetos que ainda não estão sendo produzidos ou estão passando por aperfeiçoamento.

A seleção, feita com base em critérios como originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial, segurança e proteção ambiental, foi realizada por um júri formado por 46 especialistas, coordenado por Freddy Van Camp, designer e professor da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).

O arquiteto e designer Jader Almeida, natural de Chapecó e morador de Florianópolis, ficou com o primeiro lugar na categoria Mobiliário com a mesa Dinn, produzida pela Sollos.  Segundo os críticos, “a mesa se destaca pelo rigor geométrico e pela leveza visual, apesar de seus quase 3m de comprimento. De linhas minimalistas, interfere pouco na ambientação e amplia as opções na hora de escolher o modelo de cadeira. As soluções construtivas da estrutura do tampo se destacam por cumprir sua função primária de forma eficiente sem deixar de lado o aspecto estético. A mistura de materiais, aço-carbono e placas de MDF revestidas de lâmina de madeira, é mais um elemento de valorização do produto. No aspecto logístico, a mesa dispõe de um recurso inteligente: seus pés são removíveis e facilmente instalados, usando apenas quatro parafusos. Posicionados nos extremos do tampo, eles permitem acomodar até 14 cadeiras”.

“O Prêmio Design MCB atingiu maturidade ao longo de mais de 25 anos de existência. O número de inscritos é surpreendente e está aumentando cada vez mais, o que demonstra a complexidade do concurso e a sua abrangência. É reflexo também de sua tradição e seriedade, que atrai candidatos interessados no reconhecimento gerado pela premiação”, afirma Freddy Van Camp.

Tendências – A edição de 2012 revelou alguns caminhos que ganham força no mercado nacional, como a adoção de padrões internacionais de acabamento, cuidados ambientais, além da incorporação de novas tecnologias aos produtos.

Premiados na categoria Mobiliário

Dinn – 1º lugar

Design: Jader Almeida – Produção: Sollos

Mobiliário - DINN - 1 lugar - Jader Almeida - foto de Eduardo Camara


Poltrona Alice – 2º lugar

Mobiliário - POLTRONA ALICE - Aristeu Pires e Marcus Ferreira - Eduardo Delfim

Design: Aristeu Pires e Marcus Ferreira – Produção: Aristeu Pires & Cia. e Decameron


Banco Charlotte – 2º lugar

Mobiliário - BANCO CHARLOTTE - 2 lugar - Paulo Alves

Design: Paulo Alves – Produção: Marcenaria São Paulo


Gangorra Momento – Menção Honrosa

Mobiliário - GANGORRA MOMENTO - Menção Honrosa - Rodrigo Calixto e Guilherme Sass

Design: Rodrigo Calixto e Guilherme Sass – Oficinaethos

Produção: Oficinaethos

AsBEA SC elege nova diretoria

26 de novembro de 2012 0

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura regional Santa Catarina (AsBEA SC) elege nesta terça-feira (27), em Florianópolis, a diretoria para o período 2012-2014. Ricardo Martins da Fonseca, atual presidente, é candidato à reeleição em chapa única, que inclui também os vice-presidentes, suplentes e os conselhos deliberativo e fiscal.  A eleição será realizada na Assembleia Geral Ordinária, no happy hour da Asbea/SC, na Loja Hydramar – Portobello Shop, a partir das 19h30.

Também será apresentado o balanço do Encontro Estadual da Asbea/SC, realizado em Medellín, na Colômbia, em novembro. Com 20 arquitetos, o grupo passou oito dias em Bogotá, Cartagena e Medellín, para conhecer as conquistas urbana das cidades.

CHAPA 2012-2014:

PRESIDENTE

RICARDO MARTINS DA FONSECA

VICE-PRESIDENTE COMUNICAÇÃO E CIDADANIA

EDUARD WOLFGANG V. E. NARDI

VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

JULIANA CASTRO

VICE-PRESIDENTE MARKETING E EVENTOS

RONALDO MATOS MARTINS

VICE-PRESIDENTE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

LILIAN MENDONÇA

SUPLENTES

HENRIQUE PIMONT

TATIANA FILOMENO

CONSELHO DELIBERATIVO

ANDRÉ FRANCISCO CÂMARA SCHMITT

RICARDO MARTINS DA FONSECA

GIOVANI BONETTI

CONSELHO FISCAL

ROBERTO RODRIGUES SIMON

MARIA LÚCIA MENDES GOBBI



Tecnologia, funcionalidade e estética nas persianas

26 de novembro de 2012 0

Cortinas e persianas há muito deixaram de ser itens secundários na decoração de interiores. Ocupam lugar de destaque e unem tecnologia, funcionalidade e estética. Confira nossa seleção hoje, dia 26 de novembro, no Missão Casa, à 21h30min, na TVCOM. Fotos de Mariana Boro.

No Estúdio Nova York da arquiteta Estela Cislaghi, a Cortina Luminete da Luxaflex, foi eleita para filtrar a luz do ambiente com transparência.



O principal lançamento foi exposto no ambiente Wine Bar da Cantina Sangiovese, dos arquitetos Rosane Girardi e Alcides Theiss. É o modelo Parametre Hexa, na cor branca, aplicada de uma forma que remete aos antigos cobogós, elementos que separam os ambientes sem bloquear a visão. O produto foi encaixado em uma moldura de alumínio para ganhar sustentação e opção de manuseio.




Modelo de cortinas Pirouette e Rolô ofereceu flexibilidade ao ambiente Cotidiano, do escritório Bossle Giusti Soluções em Arquitetura e Interiores. Aqui, a opção para as duas porta/janeladas foi separar a sala da sacada



Aproveitando o pé direito alto da Suíte Master, Maurício Christen pensou numa solução leve e elegante. O arquiteto encontrou o que precisava na linha Vignette, atendendo também a questão do caimento e textura que ele tanto desejava. “Embutidas em uma grande caixa de madeira no padrão Jacarandá as persianas de cor clara se destacam no ambiente e estão totalmente alinhadas com o restante dos tecidos usados. Sintonia total”, destaca Maurício. A Mostra Casa Nova segue até o dia 18 de novembro, na Escola Básica Municipal Silveira de Souza, em Florianópolis.



O que faz um ambiente ter alma?

26 de novembro de 2012 0

Abreu Jr., Marcelo Salum e eu fizemos esta pergunta durante a Mostra Casa Nova 2012, num gostoso papo no ambiente do Salum. Decidi fazer uma matéria e ouvi algumas pessoas sobre o tema. A abordagem é para o olhar afinado para composições que visivelmente demonstram uma intenção e nos instigam. Acompanhe no programa de hoje, às 21h30min, na TVCOM.

Pequenas instalações sobre as mesas.

Instalações e galerias na parede.

Composições cuidadosamente planejadas.

Harmonia na mistura de obras de arte com arte decorativa.


Flores, livros e objetos remetem a memórias.





Cor bege predomina na cobertura

26 de novembro de 2012 0

Bege é a cor preferida da proprietária de uma cobertura que tem projeto de interiores dos arquitetos Silvana Margarin e Rafael Caramori. Você assiste hoje no Missão Casa as escolhas da arquiteta em acabamentos, revestimentos e mobiliário para atender a paixão da cliente pelo tom bege. Nas fotos, uma ideia do apê. É hoje às 21h30min, na TVCOM.

Sala de jantar requintada e em tons de bege, cor preferida da proprietária deste apê.


A madeira aquece o ambiente da sala de estar em contraponto aos elementos frios como espelhos e vidro.

Espaço gourmet em tons de bege e acabamentos sofisticados.

Cantinho gostoso para um bom papo no espaço gourmet.




Giba e Bruninho inauguram sake bar em Floripa

25 de novembro de 2012 0

Projeto do Sake Bar


Projeto do primeiro Sake Bar de Florianópolis leva a assinatura da arquiteta Giovana Motter, da MR Engenharia. O espaço apresenta vários ambientes com área de lounge,  DJ / VJ residente e convidados, um ambiente para dançar além de deck coberto ao ar livre.

O espaço inaugura na próxima terça-feira, dia 27 de novembro, com evento exclusivo para convidados e imprensa. O Tôrô Yam tem como sócios os jogadores da Seleção Brasileira de Vôlei Giba e Bruninho – que já trabalharam e moraram na cidade – e buscaram parceria junto a três empresários com experiência em casas noturnas na Capital: Alessandro Queluz e Vitor Rover (que administram a Cervejaria Original e a Dunn) e o Chef Sushiman Kiko Nitatori (proprietário do restaurante Kikoni Japafood), que possui mais de 20 anos de experiência em gastronomia oriental.

Localizado ao lado do Beiramar Shopping, o Tôrô Yam funcionará diariamente, numa área de 450 metros quadrados em dois andares, com capacidade para 350 pessoas. O restaurante especializado em comida japonesa a la carte ficará sob a coordenação do Chef Kiko Nitatori. E o cardápio promete surpresas e pratos que não são encontrados na casas do mesmo gênero na cidade.

No Tôrô Yam  o cliente faz o pedido por meio de um tablet. Nas próximas semanas serão disponibilizados jogos eletrônicos para as crianças.


Arte sacra na Catedral de Florianópolis

25 de novembro de 2012 0

A exposição Fé e Arte – Santeiros de Santa Catarina – que abriu domingo, dia 25, em Florianópolis -, integra comemorações dos 300 anos da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, na Catedral Metropolitana.

As obras pertencem ao acervo do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, em Brusque. Todas as peças são de madeira e serão apresentadas em três cenários cíclicos: crucifixos, que retratam a morte ou transição da vida terrena para a espiritual; os santos e santas, representando a vida com fortes exemplos e benfeitorias: e a imagem de Nossa Senhora da Vitória, que simboliza a certeza e a esperança de uma vida menos sofrida.

A curadoria da exposição é da artista plástica Lena Peixer, diretora da Fundação Cultural Badesc. A exposição está aberta para visitação até o dia 5 de março.

Endereço: Rua Padre Miguelinho, 55 – Centro.

Projeto de arquitetura sustentável é premiado

19 de novembro de 2012 0

Casa modelo finalista de prêmios de arquitetura sustentável.

É catarinense o escritório de arquitetura premiado pelo GreenBest – considerado hoje o maior prêmio de consumo e iniciativas sustentável do Brasil.  A casa modelo do escritório Ecodhome ficou entre os três melhores projetos de arquitetura sustentável e leva a assinatura da arquiteta Carine Nath, que atua basicamente com esse tipo de construção.

A casa modelo, que é a própria residência da arquiteta, é uma vitrine de tecnologias. Construída em Florianópolis, faz uso de diversas soluções de sustentabilidade como terraço verde, arquitetura bioclimática, materiais reciclados, tijolos de solo-cimento, reuso de águas cinza e aproveitamento de águas de chuva. O projeto seguiu os pré-requisitos da certificação AQUA. Seu principal destaque é o uso de 50% menos água e energia em comparação a uma edificação comum. De acordo com simulações termo-energéticas, feitas pelo escritório Vertes, a casa pertence ao nível A do selo Procel.

Além dessa premiação, o projeto ficou entre os finalistas do Prêmio Planeta Casa 2012, da editora Abril. Link da matéria: http://abr.io/76cr

O Missão Casa acompanha as iniciativas que tem como foco a sustentabilidade e parabenizando a arquiteta, reapresentamos hoje o seu projeto gravado em 2011.

É hoje às 21h30min, na TVCOM.

Orquestra Escola Florianópolis faz apresentação na Mostra Casa Nova

14 de novembro de 2012 0

Concerto da Orquestra Escola - Palácio Cruz e Sousa

O pátio do casarão centenário da Escola Básica Silveira de Souza, que abriga a Mostra Casa Nova 2012, recebe novamente a Orquestra Escola Florianópolis. A apresentação da semana passada, que encantou a plateia, levou a organização do evento a repetir o show nesta quarta-feira (14), às 19h30. Sob a regência do maestro Carlos Alberto Vieira, a Orquestra Escola irá interpretar músicas clássicas, populares e folclóricas. A apresentação conta com a participação de cerca de 70 crianças e adolescentes que integram o projeto.


Serviço:

Apresentação da Orquestra Escola Florianópolis

Dia: 14 de novembro (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: 11ª Mostra Casa Nova - Escola Básica Silveira de Souza – Rua Alves de Brito, 334 – Centro – Florianópolis

11ª Mostra Casa Nova

Até 18 de novembro de 2012

3ª a 6ª feira das 14h às 21h / Sábados e Domingos das 12h às 20h

Inteira: R$ 20

Meia: R$ 10 (Pessoas a partir de 60 anos, estudantes e Clube do Assinante DC)

Local: Escola Básica Silveira de Souza – Rua Alves de Brito, 334 – Centro – Florianópolis

Saiba mais sobre a Orquestra Escola



MASC abre exposição do artista Fernando Lindote

13 de novembro de 2012 0

Artista acabou de encerrar exposição no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e já abre mostra em Florianópolis, revelando uma produção extensa conhecida além das fronteiras do estado. Um artista contemporâneo que orgulha SC.