Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2012

Casa pra mim é ...

28 de dezembro de 2012 0

Provavelmente este será o meu último post do ano. Por isso, quero deixar aqui  meu depoimento sobre o que significa a casa pra mim, sem nenhuma pretensão e sem querer ser definitiva sobre o assunto. Esse tema também está em um dos programetes que fiz para o Curta Design, na Itapema FM.

“Nas várias matérias que ao longo dos últimos anos tenho feito sobre o universo da casa, são recorrentes algumas palavras que tentam definir o que desejamos para os nossos ambientes. Acolhimento, identidade e percepção sensorial. Já em 2007,  um fórum internacional sobre tendências proclamava que uma casa é para ser tocada, sentida, experimentada. Na época, entrevistei o designer italiano Massimo Morozzi e nunca esqueci de suas palavras sobre as  tendências: “Toda a discussão do design hoje pode ser comparada ao ato de preparar alimentos, que é extremamente sensorial, nós provamos do sabor, das texturas, dos sons, da apresentação do prato. Há uma participação global que permeia todo o processo”, falava Morozzi. Segundo ele, há muitos jovens designers trabalhando com essa ideia de expandir as percepções sensoriais dos consumidores, com projetos que ele chama de “homeopáticos”: simples, mas que funcionam e trazem bem-estar”.


CASA PRA MIM …

TEM CHEIRO DE CAFÉ…






















GOSTO DE SALADA DE FRUTA PELA MANHÃ…













ACONCHEGO NA SALA …




















VIDA E COR …


SOSSEGO E PAZ …


FAMÍLIA, AMIGOS, ENCONTROS…

Decoração de Natal

21 de dezembro de 2012 0

Decoração de Natal de última hora.

Arranjo para enfeitar a casa no final de ano

21 de dezembro de 2012 0

Sugestão de arranjo para o Natal e festa de final de ano aproveitando o que se tem casa.

Tradição aliada à tecnologia

21 de dezembro de 2012 0

Segue a matéria da viagem à fábrica da Saccaro com grupo de profissionais de Florianópolis.

Design com identidade

17 de dezembro de 2012 0

Uma turma animada viajou, a convite da Saccaro, para visitar a fábrica em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Fui junto e registrei o passeio, a entrevista com o designer e arquiteto Roque Frizzo, um dos principais designers da marca e autor do projeto da loja conceito da Saccaro.

Finalizamos em grande estilo, em Buenos Aires, e curtimos a cidade juntos, Márcia Maurano, proprietária da loja de Florianópolis, a decoradora Rosinha Correa, arquitetos Evandro Gaspar, Abreu Jr. e Mariana Pesca e  Clarice Wolowski, do escritório de paisagismo Jardins e Afins.

Hoje no programa, dia 17 de dezembro, mostro como foi a nossa viagem. É às 21h30min, na TVCOM.


Designer e arquiteto Roque Frizzo sentado em uma de suas criações para a Saccaro.




Turma em frente a loja conceito da marca, identidade que em breve chegará a Florianópolis pelas mãos da lojista Márcia Maurano.



Visita à fábrica.



Na loja, com o diretor João Saccaro , em pé.




Buenos Aires é só alegria, Mariana Pesca e Evandro Gaspar.



Abreu Jr., eu e Evandro Gaspar na entrada da livraria El Ateneo




Turma na praça, com Fabiane Lorandi Valduga, supervisora de serviços mercadológicos da Saccaro (à direita), que nos acompanhou em Buenos Aires.




Márcia Maurano e eu.



Meu aniver foi comemorado também em Buenos Aires com direto a bolo e parabéns.

Arranjos para o Natal

17 de dezembro de 2012 0


Arranjo de flores com bolas de Natal para enfeitar a mesa ou aparador. Sugestão da designer floral Simone Carvalho.

Arranjo de flores para enfeitar a casa neste Natal é uma sugestão que mostramos no Missão Casa de hoje, dia 17 dezembro, às 21h30min, na TVCOM. A designer floral Simone Carvalho montou duas opções de arranjos de estilos diferenciados mas feitos a partir dos utensílios que se tem em casa.


Adoro as astromelias, aqui elas foram usadas em vidros coloridos.

Taças viram suporte para o arranjo feito com lírios brancos, que além de deixar a mesa linda, perfumam a casa.

Eu e a designer floral Simone Carvalho, da Arte Floral.



Rumo a Praga

13 de dezembro de 2012 0


Destaques do ano.

O prêmio Clube do Profissional Casa & Design, revelado nesta última quarta-feira (12), no 1 Café, mostrou a movimentação do mercado de arquitetura e decoração catarinense e seus protagonistas. A novidade desta geração de homenageados ficou com as arquitetos Ana Luiza Trevisan, Cristiane Passing, Thais Giusti e Patrícia Bossle e a dupla Anna Maya e Anderson Schussler, que entraram na lista. O grande prêmio da noite, uma viagem com destino a Praga, na República Checa, foi para Thiago Alexandrino Filho, líder de pontuação também em edições anteriores.

Os 11 destaques desta edição são: Ana Luiza Trindade Trevisan, Anna Christina Maya, Bossle.Giusti, Cristiane Passing, Guglielmi Salum Arquitetos Associados, Juliana Pippi, Katia Menezes Niebuhr, Marchetti + Bonetti, Nelson Alexandrino Filho, Rico Mendonça, Robson Nascimento / Cristiana Bez Delpizzo.


Mãos à Horta em busca de parcerias

12 de dezembro de 2012 0

Arquiteta Bia Kubelka está à frente do projeto Mãos a Horta

A arquiteta Bia Kubelka dá continuidade a ação iniciada durante a Mostra Casa Nova e lança a campanha Mãos a Horta, na Escola Básica Municipal Silveira de Souza. A atual presidente da ONG Montanha Viva, entidade sem fins lucrativos que atua em defesa e preservação do meio ambiente não mede esforços para iniciar o ano com o projeto em ação. “Queremos dar continuidade ao projeto de recuperação e revitalização do espaço da Escola promovido pela Mostra Casa Nova. Uma ação que envolve alunos, corpo docente e voluntários”, comenta Bia.


Mais do que um espaço dedicado ao plantio e cultivo de plantas, o projeto quer  incentivar a cultura orgânica no meio urbano. E ainda abrir espaço para a troca de informações, tendo a prática como principal ação de engajamento dos alunos. “Nossa intenção é também estruturar um jardim sensitivo voltado especialmente aos deficientes visuais. E uma academia para a terceira idade para que seja uma área de aproveitamento e circulação da comunidade”, acrescenta a arquiteta.

Além da boa vontade e empenho de levar a ideia adiante, faltam alguns elementos para transformar a iniciativa em realidade. A ONG Montanha Viva fez um levantamento dos materiais necessários como mão de obra especializada, aquisição de mudas e insumos, materiais de construção e de jardinagem. E neste momento busca parceiros para viabilizar o projeto. “Estamos aceitando a doação destes materiais, a ajuda de quem oferece mão de obra e está disposto a pegar junto. A proposta é iniciar a obra em janeiro do ano que vem”, convoca a presidente à frente da ONG. Com impacto direto na geração de conhecimento, de cidadania e dignidade para os alunos, integração da comunidade e fomento de parcerias empenhadas no bem coletivo, a campanha quer estimular a pró-atividade no meio urbano.


Homenagem aos mais atuantes arquitetos e designers

11 de dezembro de 2012 0

Chega ao fim mais uma edição do Prêmio Clube do Profissional Casa & Design, programa de fidelização do complexo voltado para especificadores. A cada ano são revelados os 10 profissionais mais atuantes, que privilegiaram as lojas do complexo em seus projetos. Na próxima quarta, dia 12 de dezembro,  às 20h, no 1 Café, o Casa & Design convida o time para receber homenagens. A noite irá anunciar os prêmios, entre eles, está uma viagem com destino a Praga, na República Tcheca, para o profissional que liderou na pontuação durante o período.



Na praia, com os pés descalços

10 de dezembro de 2012 3

Mostramos hoje no programa um projeto de reforma que ampliou a casa de praia e trouxe o espírito despojado e lúdico da família para o interior. As aberturas foram trocadas para entrar mais luz na casa, o pátio ganhou área de lazer com brinquedos, e o deck serve para contemplar o visual. Cor, luz e leveza conferem uma atmosfera bem diferente do apartamento dos proprietários em São Paulo.

O projeto é do escritório Espaço do Traço, das arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller.

Hoje às 21h30min, na TVCOM.


Fachada da casa de praia reformada para atender as necessidades de família de São Paulo.


Descanso!




E precisar dizer mais...




Delícia!




Paz!



O quintal é lúdico!




Cor no interior.




Vida boa durante a gravação!


Vanessa, eu e Maíra