Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Antropologia visual

21 de março de 2013 0

Nesta quinta-feira, 21, às 19h, o fotógrafo e documentarista Renato Soares ministra no auditório do bloco amarelo do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, a palestra “Antropologia Visual – estudo do homem através da imagem e a cultura indígena brasileira”. Na palestra o fotógrafo – que tem ampla experiência em retratar a cultura indígena – falará sobre o tema antropologia visual, ramo da antropologia que estuda a produção de imagens.

A palestra, gratuita, é dirigida a estudantes e profissionais das áreas de design, moda, arquitetura, antropologia e ciências sociais, além de interessados pela cultura indígena. O evento é organizado pelo Departamento de Design da Udesc e pela instituição Centro de Artes e Design.

Sobre Renato Soares

Renato Soares, natural de Minas Gerais (MG) e radicado em São Paulo, é fotógrafo e documentarista da arte e cultura brasileira. Desde 1986 percorre regiões do país para registrar a diversidade de grupos étnicos, plantas e animais, tendo convivido com tribos indígenas durante meses. Do trabalho de documentação da vida do indígena brasileiro, associado aos seus conhecimentos de antropologia, surge uma visão ímpar sobre a Antropologia Visual, tema que será explorado na palestra.

Fotos do fotógrafo ilustram inúmeras publicações brasileiras, entre as quais se destacam: Krahô, os filhos da terra (1994); Pavilhão da Criatividade, da Fundação Memorial da América Latina – São Paulo (1999); Sondagem na alma do povo, do Museu do Folclore Edison Carneiro – Rio de Janeiro (2005); e Orlando Villas Bôas, Histórias e Causos (2005). (texto UDESC).

Envie seu Comentário