Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Arquiteto Gustavo Restrepo em Florianópolis

22 de março de 2013 0

Gustavo Restrepo - 2010 Gabriel Heusi

De passagem pelo Brasil para participar do 3º Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo, que acontece em Curitiba nos dias 21 e 22 de março, o arquiteto colombiano Gustavo Restrepo virá a Florianópolis na última semana deste mês. Ele aceitou convite do presidente da seccional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, (AsBEA/SC), Ricardo Fonseca, para falar aos profissionais do estado sobre a exitosa experiência de transformação do centro urbano de Medellín.

Tido como referência internacional na recuperação de áreas degradadas, Restrepo ajudou a transformar a cidade, que antes era vista como muito violenta, em exemplo de inclusão social. Nos anos 90, Medellín tinha índices de 381 homicídios por 100 mil habitantes, mas medidas simples e eficientes de reorganização, a partir da participação de quem mora nas comunidades, ajudaram a transformar a realidade. Com um trabalho de ‘acupuntura urbana’ e decisiva participação da sociedade, as comunidades mais pobres receberam equipamentos urbanos de primeira necessidade (infraestrutura viária, bibliotecas, parques, hospitais) e o resultado impressionou: a taxa de homicídios caiu mais de 10 vezes entre 1991 e 2006.

A intervenção bem-sucedida é a base do projeto do qual Restrepo esteve à frente e que trará na bagagem, em sua visita à capital catarinense, para  compartilhar sua experiência em palestras e eventos, em programação negociada pela AsBEA/SC. Participação dele já está confirmada no 1º Seminário da Cidade de Florianópolis: Planejamento e Gestão Pública, que será realizado nos dias 25 e 26 de março, numa parceria entre a prefeitura e a AsBEA/SC. Além disso, Restrepo participará do primeiro happy hour da entidade, que acontecerá dia 27 de março, na loja Domani, no shopping Casa & Design, na SC-401, no bairro Saco Grande.


Tive o prazer de entrevistá-lo. Assista aqui.

parte 1


Parte 2

Envie seu Comentário