Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2013

Arquiteto colombiano participa de encontro na AsBEA-SC

27 de março de 2013 0


Gustavo Restrepo participou do I Seminário da Cidade, realizado pelo IPUF


O arquiteto colombiano Gustavo Restrepo está em Florianópolis, nesta semana, a convite do presidente da seccional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, (AsBEA/SC), Ricardo Fonseca, para falar aos profissionais do estado sobre a experiência de transformação do centro urbano de Medellín. Nesta quarta-feira (27), ele participa do primeiro Happy Hour da entidade, a partir das 19h30, na loja Domani, no shopping Casa & Design, na SC-401, no bairro Saco Grande.


Referência internacional na recuperação de áreas degradadas, Restrepo ajudou a transformar a capital do narcotráfico colombiano em exemplo de inclusão social. Nos anos 90, Medellín tinha índices de 381 homicídios por 100 mil habitantes, mas medidas simples e eficientes de reorganização, a partir da participação de quem mora nas comunidades, ajudaram a transformar a realidade.

A implantação de equipamentos urbanos de primeira necessidade (infraestrutura viária, bibliotecas, parques, hospitais) levou a resultados impressionantes: a taxa de homicídios caiu mais de 10 vezes entre 1991 e 2006. A experiência nesse projeto será abordada por Restrepo durante o evento.


Comemorar é bom demais!

26 de março de 2013 0

Cerca de 80 arquitetos e convidados estiveram reunidos no Costão do Santinho para confraternizar e reforçar o programa de relacionamento da Bontempo com os profissionais especificadores. O ponto alto do encontro foi uma Noite de Luau que aconteceu sábado, no Rancho do Pescador.

A franqueada de Florianópolis da Bontempo, Andreza Michelon, explica que o evento no reconhecido resort da ilha catarinense faz parte de um programa de relacionamento da empresa com parceiros chamado Malas Prontas. Ela comenta que anualmente ocorre premiação que inclui uma viagem para a Europa e o final de semana no Costão do Santinho. Nesse ano, já em sua nona edição o projeto entrega estada de cinco dias em Milão, a capital mundial do design, e mais dois dias em Lisboa.


Grupo de arquitetos de Floripa



Arquiteta Tatiana Tatit



Arquiteto Sérgio Bastos, franqueada Andreza Michelon e arquiteta Cristina Piazza



Confraternização das arquitetas de Floripa



Arquitetas Denise Nervo, Cristina Piazza, Simone Piva e da área de marketing da empresa, Rafaela Stedile




Diretor da Bontempo, Rudimar Stedile com o arquiteto Luiz Fernando Zanoni






Persianas Persol agora em Florianópolis

25 de março de 2013 0

As persianas são, muitas vezes, protagonistas nos ambientes, vestem portas e janelas e personalizam os espaço. Reinventadas, foram transformados em peças essenciais na composição de projetos de interior e cumprem o papel de controlar a luminosidade de um ambiente, além das diversas opções de funcionalidade e estética para contemplar o décor. De olho neste mercado em expansão, o empresário Carlos Machado traz para Florianópolis a marca gaúcha Persol, referência em qualidade e estilo.
Com produtos modernos, estilosos, com texturas e acabamentos diferenciados, a Persol utiliza matérias-primas nacionais e importadas além de oferecer o prático acionamento por controle remoto.

O showroom da marca em Florianópolis abre as portas dia 26 de março, na Carlos Machado (Rua Altamiro Guimarães, 285, no Centro de Florianópolis), com coquetel especial para arquitetos, decoradores e convidados especiais.



Seminário da Cidade de Florianópolis é aberto ao público

24 de março de 2013 0

Florianópolis é uma das capitais brasileiras mais em evidência, mas é também uma das que enfrenta alguns dos maiores desafios na dimensão e qualidade de seu desenvolvimento urbano. Sediada na paradisíaca Ilha de Santa Catarina, mas contando com importante setor continental, a região metropolitana conheceu um dos maiores índices de crescimento populacional do país, formando hoje uma grande conturbação com os municípios vizinhos.

O Seminário proposto busca evidenciar o histórico de planos diretores e proposições urbanísticas do município, referenciar a situação atual a partir de experiências no Brasil e no exterior, apresentar diretrizes urbanísticas propostas pelo governo municipal e retomar o processo participativo que marcou os trabalhos de atualização do plano.

O evento será realizado entre 25 e 26 de março de 2013 e formalmente aberto pelo prefeito municipal de Florianópolis, conforme programação em anexo e será aberto ao público e gratuito.


Jader Almeida lança coleção em São Paulo

23 de março de 2013 0


Jader Almeida e eu na Casa Cor SC 2012.

Neste ano o evento, aberto apenas para convidados, acontece nos dias 20 a 26 de março em uma casa de 1969 na região dos Jardins projetada pelo arquiteto David Libeskind, autor de algumas das mais importantes obras modernistas da cidade, como o Conjunto Nacional na Avenida Paulista.


Jader Almeida ocupou o interior e os jardins da construção, de aproximadamente 1.000 m², com ambientações amplas e contemporâneas, respeitando a arquitetura original, para apresentar os lançamentos de 2013 em primeira mão. Além de móveis e complementos inéditos, a coleção traz novos materiais, acabamentos e tecidos, desenvolvidos com exclusividade por Jader Almeida para a SOLLOS.

Realizado pelo sexto ano consecutivo em São Paulo, o lançamento da coleção SOLLOS reune lojistas, arquitetos e designers de interiores, jornalistas e formadores de opinião. Em 2012 aconteceu em uma fábrica desativada no bairro do Morumbi, edifício de influência art déco. Em 2011 foi apresentado em um antigo casarão na Vila Olímpia. “A cada edição trazemos novidades, mas sempre em um cenário único, seguindo o conceito atemporal da marca”, diz Jader Almeida.



Escultura de luz

22 de março de 2013 0

Korkoro, retângulo multifacetado em madeira maple, Andrea Cerretelli e Fabiana de Studio DL, Brasil


Na língua dos ciganos Korkoro significa liberdade. Inspirados pelo espírito livre e viajante desse povo, os designers Fabiana de Andrade e Andrea Cerretelli conceberam uma luminária que também transpõe barreiras: as barreiras da madeira. Delicados vincos em ângulos geométricos transformam uma única lâmina do material em uma escultura de luz que pode ser usada tanto como lustre quanto arandela. O difusor de madeira emite uma luminosidade suave e acolhedora, perfeita para criar uma atmosfera intimista em qualquer ambiente.


A luminária Korkoro, da La Lampe, foi premiada na categoria de iluminação da 26º edição do Prêmio Design MCB – prêmio de design do Brasil, realizado pelo Museu da Casa Brasileira.

Sobre os designers

Andrea Cerretelli é natural da Suíla e estudou marcenaria antes de se mudar para a Itália, onde completou seus estudos superiores de design. Fabiana de Andrade estudou moda em São Paulo e posteriormente design de produtos na Itália. Iniciaram, em firenze ano de 1997 e mantém até hoje em São Paulo, uma parceria cujo resultado não pode ser dissociado da intimidade que partilham com os materiais, unindo sensibilidade, tecnologia e principalmente paixão pela atividade.

Ficha técnica

Estrutura: Aço | Pintura Eletrostática | Branco microtexturizado

Medidas: a 120 X l 190 X p 650

Lâmpada: Fluo T8/16 – biv


Arquiteto Gustavo Restrepo em Florianópolis

22 de março de 2013 0

Gustavo Restrepo - 2010 Gabriel Heusi

De passagem pelo Brasil para participar do 3º Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo, que acontece em Curitiba nos dias 21 e 22 de março, o arquiteto colombiano Gustavo Restrepo virá a Florianópolis na última semana deste mês. Ele aceitou convite do presidente da seccional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, (AsBEA/SC), Ricardo Fonseca, para falar aos profissionais do estado sobre a exitosa experiência de transformação do centro urbano de Medellín.

Tido como referência internacional na recuperação de áreas degradadas, Restrepo ajudou a transformar a cidade, que antes era vista como muito violenta, em exemplo de inclusão social. Nos anos 90, Medellín tinha índices de 381 homicídios por 100 mil habitantes, mas medidas simples e eficientes de reorganização, a partir da participação de quem mora nas comunidades, ajudaram a transformar a realidade. Com um trabalho de ‘acupuntura urbana’ e decisiva participação da sociedade, as comunidades mais pobres receberam equipamentos urbanos de primeira necessidade (infraestrutura viária, bibliotecas, parques, hospitais) e o resultado impressionou: a taxa de homicídios caiu mais de 10 vezes entre 1991 e 2006.

A intervenção bem-sucedida é a base do projeto do qual Restrepo esteve à frente e que trará na bagagem, em sua visita à capital catarinense, para  compartilhar sua experiência em palestras e eventos, em programação negociada pela AsBEA/SC. Participação dele já está confirmada no 1º Seminário da Cidade de Florianópolis: Planejamento e Gestão Pública, que será realizado nos dias 25 e 26 de março, numa parceria entre a prefeitura e a AsBEA/SC. Além disso, Restrepo participará do primeiro happy hour da entidade, que acontecerá dia 27 de março, na loja Domani, no shopping Casa & Design, na SC-401, no bairro Saco Grande.


Tive o prazer de entrevistá-lo. Assista aqui.

parte 1


Parte 2

Antropologia visual

21 de março de 2013 0

Nesta quinta-feira, 21, às 19h, o fotógrafo e documentarista Renato Soares ministra no auditório do bloco amarelo do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, a palestra “Antropologia Visual – estudo do homem através da imagem e a cultura indígena brasileira”. Na palestra o fotógrafo – que tem ampla experiência em retratar a cultura indígena – falará sobre o tema antropologia visual, ramo da antropologia que estuda a produção de imagens.

A palestra, gratuita, é dirigida a estudantes e profissionais das áreas de design, moda, arquitetura, antropologia e ciências sociais, além de interessados pela cultura indígena. O evento é organizado pelo Departamento de Design da Udesc e pela instituição Centro de Artes e Design.

Sobre Renato Soares

Renato Soares, natural de Minas Gerais (MG) e radicado em São Paulo, é fotógrafo e documentarista da arte e cultura brasileira. Desde 1986 percorre regiões do país para registrar a diversidade de grupos étnicos, plantas e animais, tendo convivido com tribos indígenas durante meses. Do trabalho de documentação da vida do indígena brasileiro, associado aos seus conhecimentos de antropologia, surge uma visão ímpar sobre a Antropologia Visual, tema que será explorado na palestra.

Fotos do fotógrafo ilustram inúmeras publicações brasileiras, entre as quais se destacam: Krahô, os filhos da terra (1994); Pavilhão da Criatividade, da Fundação Memorial da América Latina – São Paulo (1999); Sondagem na alma do povo, do Museu do Folclore Edison Carneiro – Rio de Janeiro (2005); e Orlando Villas Bôas, Histórias e Causos (2005). (texto UDESC).

Perspectiva nada tradicional na mostra "Sobrevoo", de Ricardo Ramos

21 de março de 2013 0


Sobrevoo, de Ricardo Ramos


Banhistas na areia da praia vistos de cima, sob o ponto de vista do sol, ou por alguém que voa, ou talvez sob a perspectiva dos olhos de Deus, é o cenário das pinturas da mostra Sobrevoo, de Ricardo Ramos, que abre em 21 de março, quinta-feira, às 19h, na Fundação Cultural Badesc.


São 14 obras em que o artista suprime o enquadramento recorrente, retirando a linha do horizonte e eliminando a representação sob olhar tradicional. Nas imagens, a predominância de ocre e matizes enfatiza o clima costeiro e contemplativo das figuras retratadas em óleo sobre tela.

“Busco nessa série o registro de seres densos e enigmáticos, extraídos da vida e da ficção, coloridos ou inconclusos. Cheios de vida, e cheios de vazios. Por vezes contemplados pelo observador, ou ainda querendo a sua atenção. Criaturas provocativas que encaram aquele se propõe a observar a obra, desnudando-o, desafiando-o na contemplação”, reflete o artista.

Ricardo graduou-se em educação artística com habilitação em artes plásticas e desenho pela Udesc. Cursou aperfeiçoamento em pintura na mesma universidade e frequentou a Facultad de Bellas Artes na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. (texto de divulgação da assessoria da FCBadesc).

O quê: abertura da exposição Sobrevoo, de Ricardo Ramos
Quando: 21 de março, às 19h. Visitação até 26 de abril, de segunda a sexta, das 12h às 19h.
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis
Quanto: gratuito



Artista Ricardo Ramos




Closet e armário bem organizado

20 de março de 2013 0

A pedido de telespectadores que adoram organização, segue a matéria sobre como organizar bolsas em closet e armário com dicas da jornalista de moda Maristela Amorim e da arquiteta Andrea Hermes. O programa foi gravado na loja Bontempo, em Florianópolis. Também fomos no closet de uma cliente da arquiteta Márcia Huller.

PARTE 1 – Na casa de uma cliente com projeto da arquiteta Márcia Huller.

PARTE 2 – No Closet e armário na Bontempo.