Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de abril 2013

Mãos à horta quer invadir a vida da cidade. Participe!

30 de abril de 2013 0


Arquiteta Bia Kubelka literalmente com as mãos na horta.

Das mãos a ação. Bem simples como um ato muitas vezes não pensado. Esse, pelo contrário, vem carregado de intenção, de mudança. Quando Bia Kubelka bateu o olho na horta já existente na Escola Básica Municipal Silveira de Souza durante a Mostra Casa Nova 2012, viu ali o que já brota: conhecimento, integração de alunos da EJA (Escola de Jovens e adultos) – uma das alunas inclusive tem 85 anos -, transformação orgânica.

Sim orgânica! Pensar que nada é mais natural do que plantar e ver florescer os frutos, a seu tempo ditado pela mãe natureza, o projeto interdisciplinar chamado de Educando com a Horta já tem saldo positivo. Muitos alunos levaram a ideia para as suas comunidades, disseminando assim uma grande lição de vida e de como podemos ser sustentáveis nos pequenos detalhes. Pacientes com o amadurecimento do fruto, e experientes em como é compensador saborear o que plantamos com as próprias mãos sujas de terra. É uma aproximação necessária para quebrar a distância do conformismo prático, à mão. Assim, as mãos mergulham, apalpam num gesto de cuidado e também afeto com a natureza. Há troca, há orgulho, dedicação e envolvimento.

Bia entra de novo na história. Ela, arquiteta, quer revitalizar este canteiro, organizando em áreas os legumes, frutas, hortaliças. Assim criou a ação Mãos à horta, para ampliar a proposta em mais espaços, criar os canteiros urbanos, para que invadam a vida da cidade. O projeto pioneiro precisa de doação dos materiais para ser viabilizado, está na fase de captação de parceiros. Quem quiser pode ajudar!



Projeto Expedições Urbanas propõe a apropriação da cidade

29 de abril de 2013 0

Uma inquietação e um desejo latente por mudanças motivaram o arquiteto Abreu Júnior a idealizar o projeto Expedições Urbanas Volta ao Mundo.  A partir de uma pesquisa pessoal, decidiu compartilhar as informações sobre as cidades que visitou, ampliou o projeto que a cada edição propõe o envolvimento de mais pessoas em expedições pela cidade. Foram oito destinos visitados em 50 dias.

O Missão Casa acompanhou os encontros e abriu espaço para essa manifestação sobre a cidade, além de sugerir locais que poderiam ser explorados em cada encontro público. Hoje dia 29 de abril, será veiculado o primeiro encontro quando foi apresentada a dinâmica do projeto e marcada a primeira expedição, que aconteceu no Parque da Luz. Estão no roteiro expedições no Forte Santana, na polêmica Ponta do Coral, no Morro da Cruz e na Travessa Ratclif, na parte leste do centro histórico.



Piquenique no Parque da Luz




Estúdio Paradesign é referência em SC

29 de abril de 2013 0


Equipe Estúdio Paradesign

Visitei o Estúdio Paradesign, com 20 anos de estrada e 30 prêmios nos últimos 10 anos. Um reconhecimento ao talento de uma equipe afinada comandada pelo designer de produto e professor da UDESC, Célio Teodorico, que participou do pioneiro Laboratório de Design Industrial, em Florianópolis. Ainda hoje, segundo ele, é preciso convencer o cliente da importância do design como ferramenta estratégica. Assista a entrevista hoje, dia 29 de abril, às 21h30min, na TVCOM e saiba quais são as outras atividades do design no século XXI.

Ambiente descolado para criar.


Acessórios em madeira para a banheira Alba, da Sabbia, receberam o prêmio Prata no IDEA Brasil 2012.


Cuba Laguna, prêmio Ouro do IDEA Brasil 2012, na categoria Sustentabilidade pelo projeto e tecnologia de baixo impacto ambiental.


Conjunto de bastão de ronda premiado.







Arquitetura da felicidade

29 de abril de 2013 0


Aberta para a paisagem

Casa da Marília Ruschel é pura emoção como a própria arquiteta. O Missão Casa foi conhecer de perto o projeto que explora ao máximo a transparência e integração abusando do visual. Neste refúgio, Marília coloca em prática a arquitetura da felicidade. É hoje, dia 29 de abril, às 21h30min, na TVCOM.

Interior e exterior são integrados para explorar ao máximo a vista.


Piscina com borda infinita estende-se em direção ao mar

Pergolado em balanço sobre a piscina.






Salão do Móvel de Milão pelo olhar de Juliana Pippi

16 de abril de 2013 0

A cidade italiana de Milão é referência em abril, quando acontece o Salão Internacional do Móvel, o mais relevante evento do gênero no mundo.  Ali estão reunidos os lançamentos, as principais referências, os novos conceitos do design mundial – com foco especial em decoração, iluminação e mobiliário. Trago aqui no blog o olhar da arquiteta Juliana Pippi, que elegeu os ambientes mais bacanas e movimentados das famosas marcas Kartell, Edra, Magis, Moroso e Missoni. Essa última lançou cores desbotadas como tendência, assim como a Moroso que também apostou nos tons pastéis. Outro destaque, segundo Juliana, são as peças da Moroso assinadas pela espanhola Patrícia Urquiola, uma unanimidade quando o assunto é criação.

Já fora da feira, no circuito paralelo, o destaque foi a marca holandesa Mooi, que segundo Juliana, arrasou nas ambientações em um galpão na Via Tortona. “Nessa semana do desing aqui em Milão o mais bacana é o astral da cidade, gente de bom gosto do mundo todo circulando por aqui, você consegue mergulhar no design, mesmo somente passeando nas lojas e fazendo compras. Na Louis Vuitton, da Via Montenapoleone, a loja mais bacana da grife em Milão , por exemplo, dá para ver a exposição de bolsas assinadas pelos irmãos Campana. Como só existem no mundo as duas bolsas expostas por lá , cada uma custa 41 mil euros, que tal? O Brasil está em alta ou não??!!”.

É, Juliana, está em alta sim e, nós brasileiros, temos que nos orgulhar da nossa diversidade e criatividade. Só para registrar, alguns números da feira: são mais de 2.500 expositores e 300 mil visitantes de 160 países.



Mooi expôs nova coleção em um espaço imponente de 1.700 m2, com cenários repletos de referencias.




A Kartell apresentou seus lançamentos em formato de galeria e vitrines com o nome de cada designer



A Edra  lançou o sofá SFATTO assinado pelo italiano Francesco Binfa,  totalmente moldável as pessoas que sentam.


A Magis apresentou mais de 80% do estante com novos produtos.








Moroso e os tons desbotados





Tons desbotados by Missoni






Selo Casa Azul é foco de workshop em SC

16 de abril de 2013 0

Cresce em Santa Catarina a procura de construtoras por certificações sustentáveis, tanto em projetos comerciais quanto em residenciais. De olho neste mercado, a seccional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC) procurou a Caixa Econômica Federal para realizar workshops no estado sobre o tema. O foco será no Selo Casa Azul CAIXA, programa de construção sustentável do banco.


Dois eventos foram confirmados: o primeiro, no dia 18 de abril, em Florianópolis, no auditório do Sinduscon local, também organizador; e outro, no dia seguinte, em Joinville, na Universidade Católica. Nas duas cidades, o evento, também apoiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil de Santa Catarina (IAB-SC), ocorrerá no período da tarde, das 13h30 às 18h30, ambos com inscrições gratuitas.

Na programação, palestra da arquiteta Sandra Cristina Bertoni Serna Quinto, da Gerência Nacional de Meio Ambiente da Caixa Brasília. Ela vai falar sobre o que é o Selo Azul, como obtê-lo, critérios socioambientais, apresentação de cases e exercícios com os participantes. Segundo Ricardo Fonseca, presidente da AsBEA/SC, os workshops são uma grande oportunidade para os construtores e profissionais da cadeia produtiva atualizarem-se sobre os princípios que regem a certificação.

Inscrições Gratuitas – Interessados em participar de um dos workshops devem entrar em contato secretaria da AsBEA/SC, no telefone (48) 3028-3628,  pelo e-mailsecretaria@sc.asbea.org.br ou com Jaqueline, do Sinduscon, no e-mail projetos@sinduscon-fpolis.org.br ou (48) 3251-7714, no caso de Florianópolis.

Para o evento em Joinville, além da secretaria da AsBEA/SC, pode-se ligar no escritório Le Padrón e falar com Ramona, no telefone (47) 3804-0359.





Ideias para um home office confortável e organizado

15 de abril de 2013 0

Hoje no programa mostro dois ambientes de home office planejados com muito conforto e organização. Um dos projetos é do arquiteto Sérgio Bastos para o seu próprio home; o outro é da arquiteta Tatiana Junkes para uma professora universitária. Destaque para as soluções funcionais no mobiliário sob medida (Bontempo) e o toque de cor, que alegra o espaço e quebra a monotonia. É às 21h30min, na TVCOM.

Nicho em laca amarela dá vida ao home office do arquiteto Sérgio Bastos.

Neste projeto, tudo começou a partir da opção pelo conforto de uma mesa larga.


Mercado São Jorge: arquitetura de exclamação!

15 de abril de 2013 0

Arquiteto Henrique Pimont propõe uma arquitetura de exclamação ao projetar Mercado São Jorge, uma grata surpresa no Itacorubi próximo a FIESC. Confira a matéria aqui e vá até lá experienciar o local.

Em casa com a artista plástica Juliana Hoffmann

15 de abril de 2013 0

Adorei conhecer a casa ateliê de Juliana Hoffmann, ela que transformou a sala de estar – ambiente super tradicional – em seu espaço criativo. Assista aqui! A artista está com exposição no Coletivo Arte e Comunicação até o dia 5 de maio de 2013, na Lagoa da Conceição.

30 anos de arte

12 de abril de 2013 0