Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2013

Arquitetura da felicidade!

30 de maio de 2013 2

Na casa com a arquiteta Marília Ruschel, para quem a arquitetura de fato traz felicidade. Assista aqui!

No estúdio com Lauro Maeda...

30 de maio de 2013 0

Uma linguagem espontânea, que une arte e fotojornalismo. E tudo isso na fotografia de casamento. Conheça o estúdio conceito do fotógrafo Lauro Maeda.

Pinacoteca Casa Nova

30 de maio de 2013 0

O setor leste do centro histórico de Florianópolis ganha cada vez mais atenção. O Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, arquiteto Dalmo Vieira Filho, diz que a área é  a mais degradada do centro. É preciso estimular o convívio por meio de moradias, mobilidade e animação.

Estimulado pelo debate urbano e a revitalização do patrimônio, o arquiteto Abreu Jr. escolheu exatamente nesse setor o prédio para a realização da 12ª edição da Mostra Casa Nova, lançada recentemente para um grupo de profisssionais do estado. Trata-se do belo prédio do Museu da Escola Catarinense, edificação da antiga FAED, da UDESC.  Da década de 20, o Museu abriu as portas para o público em 2008 e nós do Missão Casa estivemos lá para conferir a exposição da fotógrafa Virgínia Yunes que inaugurou o local.

Falando em exposição, o tema da mostra desse ano é arte, principalmente a valorização de artistas locais e nacionais. A Pinacoteca Casa Nova terá 30 ambientes exclusivos projetados por profissionais e marcas catarinenses.

Assista a matéria completa sobre o lançamento em breve no Missão Casa. E assista aqui a reportagem no Museu da Escola  Catarinense.

Estúdio Paradesign

30 de maio de 2013 0

Assista no Missão Casa entrevista com o designer Célio Teodorico, do Estúdio Paradesign, de Florianópolis. São 20 anos estrada completados em 2012 e 30 prêmios em uma década.

Joseph Kosuth, o pai da arte conceitual, fará palestra no Instituto Schwanke

27 de maio de 2013 0


Artista americano Joseph Kosuth, o pai da arte conceitual.


Recebi da amiga de longa data, jornalista Néri Pedroso – referência em Santa Catarina quando o assunto é arte – uma notícia que me deixou na expectativa. Em comemoração aos 10 anos do Instituto Schwanke, a entidade se prepara para realizar a primeira ação com um convidado internacional: a vinda do filósofo e artista americano Joseph Kosuth, o pai da arte conceitual. Ele fará a palestra “Arte conceitual na contemporaneidade”, no Teatro Juarez Machado, em Joinville, no dia 29 de agosto. Se você é amante das artes plásticas como eu, anote na agenda e garanta a sua inscrição para a palestra. Informações no portal www.schwanke.org.br

Projeto do MAC-Schwanke – Vale registrar ainda que nesses 10 anos o instituto formatou por inteiro o Museu de Arte Contemporânea Schwanke. Idealizado pelo arquiteto Reinhard Conrads, que conduz a Bauco Arquitetura Design em Jaraguá do Sul, o projeto garante a estabilidade entre o existente e a contemporaneidade. Âncora da Cidadela Cultural, na antiga fábrica da cervejaria Antarctica, a concepção museológica abarca restauração e ampliação. Uma parte, já tombada, será recuperada e outra, nova, será edificada. No conjunto, área para administração, auditórios, videoteca, reserva técnica, salas de restauro, de reuniões, multimídia e de aula, ateliês, biblioteca, acervo e depósitos, café, loja, além das galerias.


Maquete eletrônica: MAC Schwanke térreo





Maquete do MAC Schwanke - 1o. andar



MAC Schwanke 2o. andar


Joseph Kosuth – Aos 68 anos, nascido em Toledo/Ohio (EUA), Joseph Kosuth é considerado o pai da arte conceitual, provocador de reflexões acerca da natureza da arte, construção e desconstrução de significados, representação do concreto na linguagem escrita e sua abstração. Kosuth entende que a produção da arte vai além de formas e cores, que o espectador também cria e que potencialmente tudo é material para arte, pela possibilidade de relação com a vida. O artista editou a revista  Art & Language, influente periódico voltado à geração de artistas conceituais britânicos e norte-americanos na década de 1960. Ele esteve no Brasil em 2010 para participar da 29ª Bienal de São Paulo.


Sobre o instituto – Com sede em Joinville/SC, o Instituto Luiz Henrique Schwanke é uma entidade privada sem fins lucrativos e de natureza cultural, fundada em outubro de 2003 para gerenciar a criação do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke, o MAC-Schwanke. Finalizado, o projeto arquitetônico está em fase de precificação. O artista homenageado pelo instituto morreu em 1992, aos 40 anos. Considerado um dos expoentes da arte brasileira no século 20, ele estudou comunicação e se destacou como nome conectado ao movimento artístico internacional, criador de mais de cinco mil obras.



Prêmio aos estudantes servirá de instrumento na avaliação da qualidade das escolas de arquitetura

26 de maio de 2013 0


Arquiteto coordenador do prêmio, Anderson Buss, de Blumenau, em entrevista co Missão Casa. Foto: Mariana Boro.


A semana passada foi intensa na área da arquitetura. O Museu de Arte de Santa Catarina abriu as portas para a inauguração da Exposição Internacional de Arquitetura, III Destaques das Bienais, que reúne projetos das últimas bienais de São Paulo, Buenos Aires e Colômbia. Durante os discursos de abertura da exposição, uma ótima novidade foi divulgada: o Instituto de Arquitetos do Brasil, regional SC, lança o primeiro prêmio para graduandos em arquitetura.

Atenção galera das universidades catarinenses. Seu trabalho de conclusão do curso poderá ser premiado. A idéia, segundo o coordenador do prêmio, arquiteto Anderson Buss, é criar um instrumento que possa ajudar na avaliação da qualidade de ensino. O prêmio pretende ainda destacar os melhores trabalhos e ideias que tragam reflexão sobre arquitetura e urbanismo. O prêmio para os quatro selecionados pela Comissão Julgadora será de R$ 3 mil.  Uma excelente iniciativa. Mais informações no site www.iab-sc.org.br



Palestras de hoje na Exposição Internacional de Arquitetura no MASC

24 de maio de 2013 0

IAB/SC lança prêmio para estudantes de arquitetura de SC

22 de maio de 2013 0

O lançamento do 1° Prêmio para Estudantes graduandos em Arquitetura e Urbanismo de SC acontece amanhã, dia 23 de maio, no MASC, durante coquetel de abertura da Exposição Internacional de Arquitetura. O objetivo é estimular a projeção de trabalhos no meio acadêmico e, consequentemente, o olhar da arquitetura e urbanismo catarinense que chega com os novos profissionais no mercado.

São cerca de 11 escolas participantes em todo o Estado, que elegerão cinco trabalhos, o que soma até 55 trabalhos concorrentes. Destes apenas quatro serão escolhidos pela comissão julgadora composta por convidados do IAB/SC. “Esse prêmio marca um novo momento da arquitetura brasileira, estimulado por iniciativas que valorizam a qualificação profissional dos recém-formados e das escolas de arquitetura de Santa Catarina”, destaca Rael Belli, presidente do IAB/SC. O prêmio conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Mais informações no site www.iab-sc.org.br


Projetos em exposição no MASC.

22 de maio de 2013 0

Publico aqui a lista de alguns projetos expostos no MASC. A relação das palestras já posto aqui também.

  • Mostra Urbanismo Sustentável – com destaque para os projetos de Santa Catarina apresentados na Bienal de Buenos Aires.

Pedra Branca: Prêmio Urbanismo.

Sala especial com maquetes atualizadas e fotos das obras que serão entregues em 2013: as duas primeiras quadras, os edifícios Office Green e Corporate Center, o shopping aberto, a praça e a primeira rua compartilhada. Junto à mostra haverá um espaço destinado à sustentabilidade.

Vita e Ocio.

Proposta de diretrizes para uma melhor ocupação das áreas costeiras e serranas de Santa Catarina.

Jardim Botânico de Florianópolis.

Apresentação do projeto para os novos espaços do Jardim Botânico em três diferentes pontos de Florianópolis. Desenvolvido por alguns dos principais arquitetos e urbanistas do Estado.

  • Prêmio Arquitetura Catarinense.

Sala especial com os projetos premiados no concurso promovido pela Asbea/SC, com apoio do IAB/SC.

  • Homenagem ao Arquiteto João Filgueiras Lima – Lelé.

  • Mostra Novos Espaços Culturais no Brasil.

Versão ampliada da exposição que representou o Brasil na Bienal de Buenos Aires. Com destaque para os novos espaços culturais de Minas Gerais e São Paulo.

Minas Gerais.

Circuito Cultural Praça da Liberdade. Maior complexo cultural do Brasil reunindo 13 espaços culturais, entre museus históricos, artísticos e temáticos, centros culturais, bibliotecas e espaços para oficinas, cursos e ateliês. Destaque para o Museu das Minas e Metais, com museografia de Marcello Dantas e arquitetura de Pedro Mendes da Rocha e Paulo Mendes da Rocha (Prêmio Pritzker de Arquitetura).

São Paulo.

Parque da Juventude, arquitetura de Aflalo & Gasperini.

Centro Cultural Maria Luiza e Oscar Americano, arquitetura de Carlos Bratke.

Projetos selecionados nas Bienais de Buenos Aires e Ibero-americana

Entre outros serão expostos projetos de:

  • Mário Corea (Espanha/Argentina)  – 1º Prêmio Internacional e Prêmio Gestão Pública na XIII BA. Reurbanização e recuperação de espaços públicos na cidade de Santa Fé, Rosário, Argentina.

  • Geraldo Caballero (Argentina) – 1º Prêmio Arquitetura Argentina + Prêmio CICA de Habitação Coletiva Argentina.

  • Alvaro Puntoni (Brasil) – Prêmio Nova Geração Latino-americana na XIII BA.

  • Josep Maria Botey (Espanha) – Prêmio Patrimônio Histórico na XIII BA.  Intervenções Contemporâneas no Patrimônio Histórico.
  • Roberto Converti (Argentina) – Exposição “El Azul en la Ciudad – O protagonismo urbano da água”, organizada pelo curador veneziano Rinio Bruttomesso, do Centro Internacional “CITTÁ d’AQUA” de Veneza (IT).  Essa mostra apresenta, significativos projetos de quatro importantes escritórios internacionais de Arquitetura e Urbanismo, “EL Protagonismo Urbano Del Agua”, sendo um deles a oficina urbana liderada por Roberto Converti.

Juntamente com essa exposição serão apresentados projetos locais.

Projetos selecionados na 9ª BIA – São Paulo

  • ·         Centro Administrativo de Chapecó
    Marcos Jobim, Silvana Calevaro, Leandro Rotolo Soares.
    Chapecó, Santa Catarina.

  • ·         Edifício Sede do CONFEA
    Pedro Paulo de Melo Saraiva, Pedro de Melo Saraiva, Fernando de Magalhães Mendonça, Ricardo Kinai, Claudio Reuss, Noemi Yassue Kayo.
    Brasília, DF.

  • ·         Edifício W305
    Isay Weinfeld. São Paulo, SP.

  • ·         Urbanização do Cantinho do Céu
    Marcos Boldarini e Melissa Matsunaga.

Assista a entrevista com André Schmitt sobre Exposição Internacional de Arquitetura

22 de maio de 2013 0

Curador da Exposição Internacional de Arquitetura – III Destaques das Bienais -, arquiteto André Schimtt, fala ao Missão Casa sobre tudo que irá ter na mostra, os projetos importantes, arquitetos, palestras. Assista aqui.

A mostra abre oficialmente amanhã a partir das 14 horas, com programação de palestras.