Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de junho 2013

No Missão Casa hoje: vlogger, Baba Vacaro e colchões

24 de junho de 2013 0

Você sabe o que é um vlogger? Assista o projeto de interiores feito especialmente para um vlogger pelos arquitetos Felipe Schneider e Marcelo Martins para a Casa Cor SC.

É às 21h30min, na TVCOM.


Eu e arquiteto Felipe Schneider no ambiente do vlogger, na Casa Cor SC.


Tem ainda quadro Hora de Dormir sobre os vários tipos de colchões de molejo e espumas, informações fundamentais para saber comprar o colchão adequado ao seu biotipo.


Diretor da Orbhes, Rogério Lemos, Heloisa Veronesi, da Cama Pimenta, e eu em Jaraguá do Sul durante visita a fábrica de colchões.


Entrevistei também a designer Baba Vacaro, que esteve em Florianópolis a convite da Docol para um bate-papo. Vale a pena conferir as opiniões da roteirista da celebrada série Casa Brasileira, do canal a cabo GNT.


Eu e Baba durante entrevista no evento da Docol. Foto de Mariana Boro.





Restaurante Capim Santo, em São Paulo, tem assinatura da Marchetti + Bonetti Arquitetos

21 de junho de 2013 0

O projeto do restaurante Capim Santo, dentro do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, leva assinatura dos arquitetos Giovani Bonetti e Taís Marchetti Bonetti. A dupla das mais reconhecidas fora do estado, inaugurou endereço em São Paulo em parceria com outro arquiteto catarinense que reside lá, Diogo Tomazzi, que coordenada o escritório.

O espaço é pilotado pela chef Morena Leite, que pesquisa a cozinha brasileira contemporânea. Por conta dessa busca pela cultura brasileira na gastronomia, ela decidiu instalar unidades dentro de museus, tendo começado no Instituto Tomie  Ohtake. Bonetti me contou que ficou honrado em participar do projeto e destaca a mesa coletiva de HUGO FRANÇA como destaque no restaurante junto com cadeiras de Paulo Alves e do catarinense Jader Almeida.

Restaurante Capim Santo (SP)


Mostra "Index SC" divulga V Bienal Brasileira de Design

20 de junho de 2013 0


Moringa Glob, da Oxford Pocelanas, design Karim Rashid


Almofada em formato de tubo de pomada que faz massagem. Óculos customizados pelo freguês. Geladeira retrô, igualzinha à da vovó. E uma mesa que também funciona como banco. O que esses objetos têm em comum? O design made in Santa Catarina. Como parte integrante da V Bienal Brasileira de Design, estes e outros produtos desenvolvidos por empresas sediadas no Estado estarão na exposição Index SC, que abre nesta quinta-feira (20), no Continente Park shopping, em São José.

“Queremos que o público comece a apreciar e entender o design e sua representação, por isso a ideia de eventos antes da Bienal”, explica a designer Roselie Lemos, presidente da Associação Catarinense de Design (SC Design), entidade organizadora da V Bienal Brasileira de Design. O evento, o mais importante do setor no País, será realizado em 2015 e terá Florianópolis como cidade-sede. O tema – Design for All – foi anunciado na última quinta-feira durante solenidade na Capital catarinense.


Almofada bolacha recheada, da Imaginarium.


No total, 12 empresas participam da mostra “Index SC” – Whirlpool,  Imaginarium, Altenburg, Marithimu’s, Docol, Intelbras, Oxford Porcelanas, Eliane, Nugali, Mormaii, Hering e Jader Almeida. A exposição pré-Bienal circulará por quatro cidades do Estado, passando também por Blumenau, Joinville e Balneário Camboriu.

A V Bienal Brasileira de Design é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com apoio da Apex-Brasil e promoção da SC Design e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O evento terá apoio também da Prefeitura de Florianópolis e dos integrantes do Comitê de Orientação Estratégica da Bienal – COEB (Ministério da Cultura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Confederação Nacional da Indústria – CNI e Movimento Brasil Competitivo – MBC, além da entidade que realizará a Bienal de 2017 – o Centro Pernambuco de Design).


EASY CHAIR, de Jader Almeida



Blend Elegance, da Altenburg


Serviço

O quê: Exposição Index SC

Quando: de 20/06 a 01/07

Horário: 10h às 22h (de segunda a sábado); 11h às 22h (domingos e feriados)

Onde: Continente Park Shopping -  São José

Quanto: Gratuito

Olhar sensível

20 de junho de 2013 0


Tela de Juliano Aguiar


“As múltiplas possibilidades do olhar” é o nome da exposição que lança o artista plástico Juliano Aguiar no mundo das artes, hoje, dia 20, a partir das 20h, na Galeria Helena Fretta, em Florianópolis.


O mineiro que reside na Ilha de Santa Catarina dedica-se à pintura desde menino, mas durante 20 anos trocou as telas pelo palco, onde só amadureceu a sua observação de cena. A iluminação dos olhos, a atenção da plateia para a narrativa, tudo aquilo o encantava muito. Motivado por apreciadores da arte,Juliano criou obras para ambientes de uma mostra de decoração, em 2012. Daí veio o convite da marchande Helena Fretta para a primeira individual. “Ele é uma grande aposta da galeria. Dono de uma boa técnica, estilo próprio, ele possui preocupação com a arte. Está sendo reconhecido por colecionadores e será apresentado ao grande público na sua primeira exposição individual”, comenta Helena.

A curadoria é do arquiteto Marcelo Salum. “O acervo propõe uma aproximação do volume da tinta com a delicadeza dos traços e expressões numa tentativa de definir o  fascínio  que os  olhares exercem  sobre o observador”, explica Aguiar. A série conta com 15  telas na técnica óleo e acrílica e inclui algumas variedades de tecidos.  A exposição permanece na galeria até o dia 07 de julho.

De malas prontas

20 de junho de 2013 0



Foto TOP 100: Juliana Pippi, Mariana Schwartz, Flávia Guglielmi, Marcelo Salum, Robson Nascimento, Luiz Fernando Zanoni e Thais Zimmermann.


Os 100 escritórios que mais movimentam o mercado de arquitetura e decoração nacional são anunciados, todos os anos, pelo levantamento divulgado pelo Prêmio TOP 100, da Revista Kaza. Em parceria com associações de lojas e complexos, em Santa Catarina o título conta com a indicação do Shopping Casa & Design, que revelou os cinco representantes do Estado que integram a força do segmento. Dia 18 de junho, na Casa de Chá Mayra de Pauli, em Florianópolis (SC), os nomes foram anunciados em evento promovido pelo Shopping Casa & Design. Pelo segundo ano consecutivo voltam a ocupar posição no ranking os escritórios Juliana Pippi Arquitetura e Design, Guglielmi & Salum Arquitetos Associados comandado pela dupla de arquitetos Marcelo Salum e Flávia Guglielmi, Cristiana Delpizzo e Robson Nascimento. O escritório Studio Arch Design – de Luiz Fernando Zanoni e Thais Zimmermann – e a arquiteta Mariana Schwartz.

De 29 de agosto a 1 de setembro, será o grande encontro que irá reunir os 100 escritórios premiados de todo o Brasil pelo TOP 100 Kaza em 2013. A programação acontece no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, na Bahia. A publicação especial Kaza,  que traz o portólio dos profissionais, será lançada durante o evento com distribuição nas bancas do país. O programa de fidelização do Shopping Casa & Design também homenageou os quatro profissionais que embarcam em agosto com destino à Feira Casa Brasil, em Bento Gonçalves (RS). Afivelam as malas  os escritórios Ana Trevisan Arquitetura + Paisagismo, ID Arquitetura, Estela Cislaghi e Sidnei Machado.


Prêmio Casa Brasil: Sidnei Machado, Jeferson Potestino, Ana Trevisan, Carlos Malinski, Estrela Cislaghi e Claudio Oliveira.




Morada Eco por Ruth Fingerhut

19 de junho de 2013 0

Com 30 anos de experiência em pesquisa de tendências e desenvolvimento de produtos, a designer Ruth Firgerhut soma mais um desafio. Ela me ligou para contar que abriu a Morada Eco, uma empresa que oferece produtos e serviços com foco sustentável na área de construção e decoração. A loja representa alguns produtos conhecidos no mercado como pisos e revestimentos de bambu, tintas minerais ecológicas e revestimentos drenantes. Uma ótima notícia para um setor que causa um impacto enorme ao meio-ambiente. A Morada Eco ainda dá consultoria na instalação e na manutenção dos produtos oferecidos.  Adotei uma prática que, acredito, ajuda muito na aquisição de um produto: é “ler” a bula, como se fosse um remédio. Claro que a maioria dos móveis e objetos, quando se trata de decoração, não possui uma etiqueta explicando todo o processo. Mas você pode perguntar, se informar e tornar mais consciente as suas escolhas.

A Morada Eco fica em Jurerê. Morada Eco -(48) 3209-7002 - www.moradaeco.com.br

Assista entrevista com arquiteto Mario Figueroa sobre projeto Museu da Memória, no Chile

18 de junho de 2013 0

Destaques das Bienais - depoimentos dos arquitetos

18 de junho de 2013 0

Café na Praça, projeto inspirado no colombiano Andrés Carne de Res

18 de junho de 2013 0

Casa & Design anuncia ganhadores do TOP 100 Kaza

17 de junho de 2013 0
O Prêmio TOP 100 KAZA chega à sexta edição com grande força no segmento de arquitetura e decoração. Idealizado pela Revista Kaza que atualiza todos os anos o ranking dos 100 escritórios atuantes do mercado. Em Santa Catariana a premiação tem parceria exclusiva com o Shopping Casa & Design, responsável pela indicação de cinco representantes do Estado para a lista. Na próxima terça-feira, 18 de junho, às 9h30, na Casa de Chá Mayra Pauli, em Florianópolis, o complexo reúne profissionais para a revelação dos novos nomes que marcam sua trajetória com o reconhecimento do título. “Indiscutivelmente é o mais importante prêmio de reconhecimento profissional e projeção em todo o Brasil. O ranking do TOP 100 aponta a movimentação do mercado e também a estrutura dos escritórios e suas estratégias de negócios”, destaca Celso de Mendonça, diretor do Shopping Casa & Design.

A entrega do prêmio com a presença de profissionais e lojas do segmento de todo o Brasil acontece de 29 de agosto a 1 de setembro, no hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (Bahia).  Além dos cinco representantes catarinenses TOP’s, o Casa & Design ainda homenageia mais quatro especificadores. Neste ano será organizada uma comitiva para visitar uma das mais frequentadas feiras de design e negócios, a Casa Brasil, que acontece de 13 a 16 de agosto, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Os destaques desta ação serão conhecidos também no brunch.