Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Arte, arquitetura e urbanismo na Semana Victor Meirelles

12 de agosto de 2013 0
Museu Victor Meirelles, em Florianópolis

Museu Victor Meirelles, em Florianópolis

Embarco hoje para a Casa Brasil em Bento Gonçalves e infelizmente não poderei participar da programação da semana de aniversário do Museu Victor Meirelles, mas deixo aqui  a divulgação de uma série de eventos em comemoração a data de nascimento do artista, ocorrida em 18 de agosto de 1832.

A Semana Victor Meirelles é realizada todos os anos, quando o museu promove uma programação especial, sempre com um tema central que une as atividades. Este ano o tema é arte, arquitetura e urbanismo.

A partir desta temática o museu promove nesta Semana Victor Meirelles 2013 o lançamento do projeto Ciclo 19, uma série de reuniões cujos temas estão relacionados com o século XIX. Serão mesas redondas, palestras e debates com enfoques bastante abrangentes, que vão desde patrimônio, artes e arquitetura, passando por literatura, urbanismo, música e saúde, sempre contando com a presença de profissionais convidados, especialistas nas áreas sugeridas.

O objetivo do Ciclo 19 é justamente trazer à tona a discussão sobre o século XIX, em contraponto com a contemporaneidade, considerando os temas já mencionados e também que o museu possui um acervo predominantemente datado daquele período, que engloba toda a produção do artista catarinense Victor Meirelles.

Como o tema deste primeiro encontro é Arte, Arquitetura e Urbanismo, o lançamento do Ciclo se dá justamente dentro da Semana Victor Meirelles. O momento é propício inclusive em razão das ações recentes de revitalização que estão ocorrendo atualmente no centro histórico de Florianópolis, principalmente nas áreas degradadas próximas do Museu Victor Meirelles.

 A Programação

 No dia 13, terça-feira, às 16 horas, acontece a palestra História da Arquitetura, do final do séc. XVIII ao séc. XIX, em Florianópolis, com ênfase no Museu Victor Meirelles e será proferida por Fabiano Teixeira dos Santos, arquiteto e urbanista, mestre em História. Fabiano tem experiência nos temas História da Arquitetura, Patrimônio Histórico e Restauro.

 O professor César Floriano dos Santos ministra a palestra Do Museu Victor Meirelles até a Contemporaneidade, no dia 14, quarta-feira, também às 16 horas. Floriano é graduado em Arquitetura e Arte, com especialização em Estética e Arte Contemporânea e possui doutorado em Teoria da Arquitetura. É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde leciona disciplinas de História da Arte, Arquitetura Contemporânea e Estética, no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no programa de pós-graduação Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.

Na quinta-feira, dia 15, às 16 horas, é a vez da artista Raquel Stolf fazer a palestra Sentidos de Vazio, abordando as intervenções de arte contemporâneas em arquiteturas de outras épocas. A palestra foi concebida a partir de sua intervenção Situação Nº1, realizada no Museu Victor Meirelles uma semana atrás, na quarta-feira, dia 7.

Na conversa Raquel Stolf propõe refletir sobre alguns projetos artísticos em que ocorrem situações de invisibilidade, as quais articulam sentidos de vazio, entre outros espaçamentos: as opacidades/materialidades do branco, os intervalos de sentido, os silêncios e vazios plenos. Serão abordadas propostas de alguns artistas, músicos e escritores, como: John Cage, La Monte Young, Robert Barry, Yoko Ono, Yves Klein, Cildo Meireles, Hélio Fervenza, Waltercio Caldas, entre outros. “Abordarei também concepções de Maurice Blanchot, Roland Barthes e François Cheng, que apontam para alguma potência da interrupção, do esquecimento e da pausa”, sublinha Raquel.

 No dia 16, sexta-feira, encerrando a programação da Semana Victor Meirelles, acontece a palestra da professora Sara Regina P. dos Reis, às 16 horas. O tema é a própria história da Rua Victor Meirelles, desde a sua criação até os dias atuais, passando pelos estabelecimentos que por ali passaram, seus habitantes e moradores, além das curiosidades históricas da cidade.

 Sara Regina é graduada em História e professora aposentada da UFSC. É escritora, com 18 títulos publicados, e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras.

 Semana Victor Meirelles

Arte, Arquitetura e Urbanismo no Século XIX

Dia 13, 16h – palestra com Fabiano Teixeira dos Santos sobre a arquitetura do século 19

Dia 14, 16h – palestra com César Floriano o sobre a urbanização no século XIX

Dia 15, 16h – palestra com Raquel Stolf sobre intervenções de arte contemporânea

Dia 16, 16h – palestra com Sara Regina sobre a história da Rua Victor Meirelles

Museu Victor Meirelles

Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis

A entrada é gratuita.

 

Envie seu Comentário