Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2013

Jader Almeida e a construção da identidade brasileira

30 de agosto de 2013 0
Jader Almeida e eu.

Jader Almeida e eu.

Na primeira parte da entrevista, o designer fala da infância, da formação e percepção estética.

Assista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=_dO8h-z6b98

Na segunda parte, Jader Almeida fala sobre os materiais, referências, da forma como poesia. Ele apresenta seu showroom em Florianópolis.

Assista aqui: http://http://www.youtube.com/watch?v=o87ylI06lzM

 

 

Livro "Cidades para Pessoas" é lançado na Pedra Branca

27 de agosto de 2013 0

O arquiteto Ulrik Nielsen, sócio de um dos maiores urbanistas do planeta, o dinamarquês Jan Gehl, estará em Palhoça nesta terça-feira para o lançamento nacional do livro “Cidades para Pessoas”. Ele falará sobre a obra e fará uma sessão de autógrafos, a partir das 19 horas. Contrário ao modelo de cidades modernistas, que tem como um de seus maiores exemplos a construção de Brasília, o autor busca a criação de cidades voltadas para as pessoas, para a qualidade de vida e para o convívio “ao nível dos olhos”. Para Jan Gehl, faltam estudos e visão dos urbanistas para o que chama de ground floor - o térreo, o nível da rua.

Em seu livro, adverte que é entre os edifícios que as pessoas vivem e esse espaço está cada vez mais negligenciado. Nesse cenário, ainda segundo ele, a prioridade dada aos carros é um dos principais inimigos. 

Jan Gehl se formou em 1960 em Copenhague, uma cidade que é prova de que, com vontade política, pode- se transformar a qualidade da mobilidade urbana – hoje, 37% das viagens na cidade são feitas por bicicleta e o objetivo é chegar a 50% em 2015.

Com o Gehl Architects, fundado em 2000, Jan tornou-se consultor em projetos que buscam humanizar espaços: trânsito compartilhado, ciclovias, revitalização dos centros, maior densidade. No currículo, estão cidades como Melbourne, Estocolmo, Nova York e Cidade do México. No Brasil, seu escritório presta consultoria ao bairro sustentável Pedra Branca, em Palhoça, onde projeta uma rua compartilhada a exemplo de outras já existentes na Europa. (texto: Palavra Comunicação). 

O livro foi traduzido para o português com patrocínio da Pedra Branca.

O livro foi traduzido para o português com patrocínio da Pedra Branca.

Serviço:

Lançamento do livro Cidades para pessoas, de Jan Gehl

Local: Showroom bairro sustentável Pedra Branca, Palhoça

Horário: 19h

Quanto: Gratuito

Informações: contato@cidadepedrabranca.com.br ou (48) 3086-9700

 

Colchões de espuma terão selo do Inmetro. O que muda para o consumidor?

26 de agosto de 2013 0
Colchão da Cama Pimenta.

Colchão da Cama Pimenta.

A partir do mês de agosto, todos os colchões de espuma produzidos no Brasil serão inspecionados e terão o selo do Inmetro. O que muda para o consumidor? Sobre esse assunto que influencia diretamente na qualidade do produto, eu conversei com o fabricante Rogério Coelho, que presidiu a comissão de revisão das  normas de colchões. Acompanhe nosso bate-papo no quadro Hora de Dormir, hoje a partir das 21h30min, na TVCOM.

Engenheiro químico e diretor da Orbhes, Rogério Coelho, lojista da Cama Pimenta, Heloisa Veronessi, e eu durante visita a fábrica, em Jaraguá do Sul.

Engenheiro químico e diretor da Orbhes, Rogério Coelho, lojista da Cama Pimenta, Heloisa Veronessi, e eu durante visita a fábrica, em Jaraguá do Sul.

 

Portas deslizantes isolam ou integram completamente a cozinha

26 de agosto de 2013 0

A derrubada da parede da cozinha e a retirada das portas da sacada ampliaram e integraram os ambiente sociais deste apartamento que tem projeto do arquiteto Luiz Fernando Zanoni. O destaque fica por conta das quatro portas de correr em vidro que deslizam somente sobre trilhos fixados no teto, permitindo abrir ou fechar totalmente a cozinha.  Um painel que funciona como elemento vazado divide sala e sacada. Foram sete meses de obra até entregar o apartamento para os proprietários. Confire o projeto hoje, a partir das 21h30min, no Missão Casa, na TVCOM.

Luiz Fernando também nos mostra uma suite generosa projetada para a Casa Cor SC que tem a seu jeito de morar, inclusive com objetos pessoais.

O home theater do apartamento tem painel estampado da Bontempo.

O home theater do apartamento tem painel estampado da Bontempo.

Ângulo do bar com elemento vazado inserido no lugar da antiga porta da sacada.

Ângulo do bar com elemento vazado inserido no lugar da antiga porta da sacada.

 

Destaque do projeto? portas de corres isolam ou integram a área da cozinha.
Destaque do projeto: portas de corres isolam ou integram a área da cozinha.
Detalhe da bancada da cozinha.

Detalhe da bancada da cozinha.

 

Vista da sacada para o interior do apartamento.

Vista da sacada para o interior do apartamento.

 Área social do apartamento integrada.

Área social do apartamento integrada.

 

Quarto do menino de 8 anos tem projeto descolado.

Quarto do menino de 8 anos tem projeto descolado.

 

Arquiteto Luiz Fernando Zanoni e eu.

Arquiteto Luiz Fernando Zanoni e eu.

 

Lages é sede de reunião preparatória para congresso do CAU

23 de agosto de 2013 0

Um espaço importante de debate e pensar a profissão é promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). Com organização e apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SC), começa a ser implantada a agenda de reuniões preparatórias para a realização do Congresso Estadual de Arquitetos de Santa Catarina, uma iniciativa inédita no Estado e também no Brasil, impulsionada pelo CAU/SC. O objetivo é reunir e estimular a participação dos profissionais da área para discussões e apontamento de metas e propostas voltadas para a atuação do Conselho, assim como a reflexão do exercício da profissão. Lages abre o ciclo de reuniões preparatórias neste sábado, 24 de agosto, das 9h às 14h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas.

Os encaminhamentos das reuniões preparatórias regionais em todo o Estado, serão oito encontros neste semestre, vão ordenar a construção de um documento único sintetizando todas as propostas apresentadas e discutidas em cada eixo temático – fiscalização e exercício profissional, regras para eleições no CAU, ensino e formação, valorização da profissão e da arquitetura e urbanismo. “Essa é uma das principais atividades do Conselho, momento que o CAU está se colocando como ouvinte dos arquitetos”, destaca Rael Belli, presidente do IAB/SC.  Serão eleitos em cada encontro estadual seis delegados titulares e seis suplentes que irão participar do Congresso Estadual. Mais informações no site do CAU www.causc.gov.br (Luciana de Moraes).

IAB/SC apresenta programa de benefícios aos arquitetos

20 de agosto de 2013 0

Será amanhã, às 19h, no Hotel Baía Norte, a apresentação para os arquitetos do Fundo de Assistência Social dos Arquitetos e Urbanistas (FUNSAU).  O programa de benefícios gerenciado pelo IAB tem modelo autogestionário, e oferece planos nas áreas da saúde, prevenção, segurança e estabilidade financeira com a melhor relação custo-benefício. Para o presidente da entidade, Rael Belli, esta é uma grande conquista desta gestão. “ Entre as prioridades desta administração, este momento é muito importante. Pela primeira vez o IAB de Santa Catarina está oferecendo um amplo programa de benefícios para arquitetos, urbanistas e seus familiares com abrangência em diversas áreas e valores abaixo dos encontrados no mercado”, destaca. A parceria acontece através da C.S. ASSISTANCE – Cooperativa de Consumo e Benefícios Sociais e Econômios – e oferece planos nas áreas da saúde – Unimed e Uniodonto -, previdência – Bradesco Previdência -, Consórcio Imobiliário – Embracon – entre outros.

O que: Apresentacao de parceria entre o IAB/SC e o FUNSAU

Quando: 21 de agosto / quarta-feira

Horário: a partir das 19h

Onde: Hotel Plaza Baía Norte

Realizacao: Instituto dos Arquitetos do Brasil de Santa Catarina

O que é certificação LEED na prática?

19 de agosto de 2013 0
Corporate, prédio com pré-certificação LEED

Corporate, prédio com pré-certificação LEED, na Pedra Branca.

Você sabe o que significa a certificação LEED, que atesta se uma construção é sustentável? No programa de hoje eu converso com dois consultores que mostram exemplos a partir do canteiro de obras do Corporate e Office Green, na Pedra Branca. Os dois prédios já ganharam a pré-certificação LEED. Os engenheiros Márcio Orofino e Fernando Westphal apontam os benefícios de um prédio verde para o consumidor. É hoje a partir das 21h30min, na TVCOM.

Edifício comercial Office Green, na Pedra Branca

Edifício comercial Office Green, na Pedra Branca

Arte, arquitetura e urbanismo na Semana Victor Meirelles

12 de agosto de 2013 0
Museu Victor Meirelles, em Florianópolis

Museu Victor Meirelles, em Florianópolis

Embarco hoje para a Casa Brasil em Bento Gonçalves e infelizmente não poderei participar da programação da semana de aniversário do Museu Victor Meirelles, mas deixo aqui  a divulgação de uma série de eventos em comemoração a data de nascimento do artista, ocorrida em 18 de agosto de 1832.

A Semana Victor Meirelles é realizada todos os anos, quando o museu promove uma programação especial, sempre com um tema central que une as atividades. Este ano o tema é arte, arquitetura e urbanismo.

A partir desta temática o museu promove nesta Semana Victor Meirelles 2013 o lançamento do projeto Ciclo 19, uma série de reuniões cujos temas estão relacionados com o século XIX. Serão mesas redondas, palestras e debates com enfoques bastante abrangentes, que vão desde patrimônio, artes e arquitetura, passando por literatura, urbanismo, música e saúde, sempre contando com a presença de profissionais convidados, especialistas nas áreas sugeridas.

O objetivo do Ciclo 19 é justamente trazer à tona a discussão sobre o século XIX, em contraponto com a contemporaneidade, considerando os temas já mencionados e também que o museu possui um acervo predominantemente datado daquele período, que engloba toda a produção do artista catarinense Victor Meirelles.

Como o tema deste primeiro encontro é Arte, Arquitetura e Urbanismo, o lançamento do Ciclo se dá justamente dentro da Semana Victor Meirelles. O momento é propício inclusive em razão das ações recentes de revitalização que estão ocorrendo atualmente no centro histórico de Florianópolis, principalmente nas áreas degradadas próximas do Museu Victor Meirelles.

 A Programação

 No dia 13, terça-feira, às 16 horas, acontece a palestra História da Arquitetura, do final do séc. XVIII ao séc. XIX, em Florianópolis, com ênfase no Museu Victor Meirelles e será proferida por Fabiano Teixeira dos Santos, arquiteto e urbanista, mestre em História. Fabiano tem experiência nos temas História da Arquitetura, Patrimônio Histórico e Restauro.

 O professor César Floriano dos Santos ministra a palestra Do Museu Victor Meirelles até a Contemporaneidade, no dia 14, quarta-feira, também às 16 horas. Floriano é graduado em Arquitetura e Arte, com especialização em Estética e Arte Contemporânea e possui doutorado em Teoria da Arquitetura. É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde leciona disciplinas de História da Arte, Arquitetura Contemporânea e Estética, no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no programa de pós-graduação Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.

Na quinta-feira, dia 15, às 16 horas, é a vez da artista Raquel Stolf fazer a palestra Sentidos de Vazio, abordando as intervenções de arte contemporâneas em arquiteturas de outras épocas. A palestra foi concebida a partir de sua intervenção Situação Nº1, realizada no Museu Victor Meirelles uma semana atrás, na quarta-feira, dia 7.

Na conversa Raquel Stolf propõe refletir sobre alguns projetos artísticos em que ocorrem situações de invisibilidade, as quais articulam sentidos de vazio, entre outros espaçamentos: as opacidades/materialidades do branco, os intervalos de sentido, os silêncios e vazios plenos. Serão abordadas propostas de alguns artistas, músicos e escritores, como: John Cage, La Monte Young, Robert Barry, Yoko Ono, Yves Klein, Cildo Meireles, Hélio Fervenza, Waltercio Caldas, entre outros. “Abordarei também concepções de Maurice Blanchot, Roland Barthes e François Cheng, que apontam para alguma potência da interrupção, do esquecimento e da pausa”, sublinha Raquel.

 No dia 16, sexta-feira, encerrando a programação da Semana Victor Meirelles, acontece a palestra da professora Sara Regina P. dos Reis, às 16 horas. O tema é a própria história da Rua Victor Meirelles, desde a sua criação até os dias atuais, passando pelos estabelecimentos que por ali passaram, seus habitantes e moradores, além das curiosidades históricas da cidade.

 Sara Regina é graduada em História e professora aposentada da UFSC. É escritora, com 18 títulos publicados, e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras.

 Semana Victor Meirelles

Arte, Arquitetura e Urbanismo no Século XIX

Dia 13, 16h – palestra com Fabiano Teixeira dos Santos sobre a arquitetura do século 19

Dia 14, 16h – palestra com César Floriano o sobre a urbanização no século XIX

Dia 15, 16h – palestra com Raquel Stolf sobre intervenções de arte contemporânea

Dia 16, 16h – palestra com Sara Regina sobre a história da Rua Victor Meirelles

Museu Victor Meirelles

Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis

A entrada é gratuita.

 

Arquitetos visitam Casa Brasil

12 de agosto de 2013 0

Como uma forma de prestigiar a parceria firmada com especificadores este ano, o Shopping Casa & Design embarca nesta segunda-feira (12), com alguns profissionais convidados, para a Feira Casa Brasil, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A programação do evento traz lançamentos para o mercado de decoração e design, a realização de seminários internacionais, que acontecem com a participação dos brasileiros Zanini de Zanine e Marcelo Ferraz. E ainda o holandês Bertjan Pot e o italiano Paolo Ulian. A turma daqui também aproveita a passagem pelo destino para conhecer as vinícolas da região.  Afivelam as malas com o Shopping Casa & Design os profissionais: Claudio Oliveira, Sidnei Machado, Ana Trevisan, Adriana Tiezzi, Rico Mendonça, Simone Piva, Vera Lúcia Theodorico e Morgana Antunes Duarte.

Mariana Pesca decora mesa com afeto

12 de agosto de 2013 0

Existe um motivo especial para decorar a mesa? Acredito que o carinho e o cuidado pela casa, família, amigos são motivos suficientes para levarmos afeto para a mesa de refeições.  A arquiteta Mariana Pesca gosta de decorar em casa um bela mesa sem “motivo” para celebrar. “Costumo comprar flores para a casa toda as sextas-feiras. É bom sair da rotina e montar esse cenário”, conta ela, que topou montar uma proposta sobre o tema para o quadro “ Espaço Assinado Roka”, em exposição no mês de agosto, na loja que fica no Shopping Iguatemi.

O trabalho partiu da mesa. A base em madeira fez a arquiteta optar pela inclusão de dois trilhos brancos e tecidos em cores claras. “ Precisava abrir a composição, a solução foi apostar nos trilhos brancos e guardanapos das cabeceiras da mesma cor. O coral também entra harmonizando os elementos nos jogos americanos, nos centros de mesa e tecidos”, explica Mariana. O dourado dos cachepôs revela uma fase especial da arquiteta. “ Estou explorando os metais e para o ambiente da Mostra Casa Nova, que acontece em setembro, escolhi trabalhar com o dourado. Então esta mesa de jantar recebe influência desta pesquisa”. 

Mariana Pesca

Mariana Pesca

 

Mesa em exposição na Roka.

Mesa em exposição na Roka.