Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de novembro 2013

Arquiteto Gustavo Correia Utrabo vence concurso para cobertura do Mercado Público de Florianópolis

26 de novembro de 2013 0

IAB VENCEDOR CONCURSO MERCADO PUBLICO

O vencedor do concurso nacional para a cobertura do vão central do Mercado Público de Florianópolis foi anunciado hoje a tarde, dia 26, durante cerimônia no próprio mercado. O arquiteto Gustavo Correia Utrabo, do Paraná, ficou em primeiro lugar e irá ganhar R$ 20 mil reais. O projeto passará por alguns ajustes e a partir da contratação, o vencedor tem 120 dias para apresentar o projeto definitivo. Só então, começa a licitação da empresa responsável pela obra. O professor da UFSC, Américo Ishida, recebeu Menção Honrosa.

Promovido pelo Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf), em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB – SC), o concurso recebeu 225 inscrições e 64 trabalhos. Entre os critérios para escolha do projeto, foram selecionados aqueles que apresentavam menor interferência na arquitetura original do Mercado.

Gustavo Correia Utrabo recentemente ficou entre os finalistas de um prêmio inovador, que durante quase um ano percorreu o Brasil. Trata-se do Movimento Hotspot que premiou os projetos mais criativos em 11 categorias de arte e cultura. Ele concorreu com o projeto [DES]dobrar.

iab concruso 1 iab concurso

 

Abito abre as portas em Florianópolis

26 de novembro de 2013 0

As divisórias com trilho suspenso que ajudam a integrar ou isolar os ambientes são um dos destaques da Abito, que desembarca no Brasil a partir do dia 26 de novembro, com a primeira loja no país localizada em Santa Catarina. Localizada na SC 401, a edificação com projeto da arquiteta Cátia Giacomello chama a atenção pela pele que reveste a arquitetura. A Abito foi idealizada por César Cini, presidente da Cinex, empresa líder no segmento de portas e divisórias de alumínio e vidro no Brasil.  

Vidro e alumínio são os principais componentes das portas da italiana Abito, nascida em Treviso, na Itália, onde fica o laboratório de pesquisas. A marca trabalha com portas especiais, portas de segurança, divisórias de ambientes, vidros, espelhos, acessórios e complementos que vestem ambientes.

abito 2

Portas divisórias integram e isolam o ambiente quando necessário.

A modernidade do vidro aplicado em ambientes com muita ousadia

Vidro aplicado em ambientes com muita ousadia.

A Abito possui três linhas de serviços: Abito Casa, com soluções para residências, Abito Ufficio, direcionada aos ambientes profissionais e Abito Contract, com produtos específicos para condomínios, hotéis e grandes empreendimentos.

As portas pivotantes, também chamadas de portas de passagem, surgem em modelos distintos com design limpo, maçanetas e puxadores exclusivos. As portas de segurança são opções para quem busca em um produto proteção e isolamento do espaço, podem ser utilizadas em ambientes internos e externos e contam com uma grande variedade de cores e acabamentos. As lâminas de vidro temperado garantem resistência e podem ser translúcidas, transparentes ou estampadas, que é uma impressão de imagens no vidro através de nanotecnologia italiana.

 Mais informações em www.abitocasa.com.br

 

"Design italiano é vermelho, redondo e sexy".

25 de novembro de 2013 0

bloco 3 - poltrona gaetano pesce

Esse é o conceito de design italiano apontado pelos arquiteto italianos Alessandro Ubertazzi e Massimo Ruffilli, professores da Universidade de Firenze, na Itália, que estiveram em Florianópolis para participar de uma conferência sobre design, na UDESC. Eu fui assistir e convidei os dois e a diretora do Centro de Artes da UDESC, Gabriela Mager, para participar da entrevista. Fomos até o cenário da Mostra Casa Nova para gravar e apresentar um pouco da produção catarinense aos italianos, que se encantaram com os projetos de interiores.

No nosso longo bate-papo, eles falam do design italiano como referência a partir do mostra “Italy: The New Domestic Landscape”, de 1972, no MoMA, Nova York; de Fabio Novembre como atual destaque do design italiano; e que é preciso andar na direção da cultura, porque o design sem cultura não faz sentido.

Assista a entrevista hoje no Missão Casa a partir das 21h30min, na TVCOM.

Entrevista com os italianos durante visita a Mostra Casa Nova.

Entrevista com os italianos durante visita a Mostra Casa Nova.

Fabio Novembre, arquiteto italiano.

Fabio Novembre, arquiteto italiano.

 

Você sabe como fazer a manutenção do seu colchão? Dicas no Missão Casa de hoje

25 de novembro de 2013 1

Hoje no quadro Hora de Dormir em parceria com a Cama Pimenta, a lojsta Heloisa Veronesi explica sobre a importância da manutenção do seu colchão. Você sabia, por exemplo, que durante os três primeiros meses depois da compra é preciso fazer o giro do colchão de 15 em 15 dias? Saiba sobre outros cuidados super importantes para evitar problemas no Missão Casa de hoje, a partir das 21h30min. É na TVCOM.

Colchão da Cama Pimenta.

Colchão da Cama Pimenta.

   

Inscrições para o 2º Prêmio Arquitetura Catarinense prorrogado até 28 de fevereiro

22 de novembro de 2013 0

Presidente da AsBEA-SC, Ricardo Fonseca, informa que as inscrições para o 2º Prêmio Arquitetura Catarinense foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro de 2014. Portanto, ainda dá tempo para providenciar o material necessário depois das festas de final de ano.

O primeiro prêmio foi realizado em 2011, na gestão do arquiteto Giovani Bonetti à frente da AsBEA, e do arquiteto Rael Belli, do IAB. É uma estratégia interessante de divulgação da arquitetura de qualidade e para chamar a atenção para o campo da arquitetura.

As categorias avaliadas pela comissão julgadora são: Residências; Edifício e/ou Conjuntos Residenciais Multifamiliares; Edifícios Comerciais – shopping center, supermercados, lojas de varejo, atacado e outros -; Edificações e Conjuntos habitacionais de interesse social; Edifícios para Hotelaria; Edifícios Institucionais públicos ou privados; Edifícios de Serviços Público ou Provados; Edifícios Industriais; Arquitetura Corporativa; Arquitetura de Interiores; Projetos de Restauro e Conservação de edifícios e sítios e arquitetura paisagística.

As inscrições para o prêmio podem ser feitas através do site: www.sc.asbea.org.br

 

Prêmio Brasilidade Industrial tem júri internacional

22 de novembro de 2013 0

Recebi do designer Christian Ullmann e divulgo aqui no blog este prêmio que tem a parceria com a A LOT OF, empresa de São Paulo que investe no design nacional. Leiam quem são os jurados desse prêmio e corram para participar.

“PRÊMIO DE DESIGN A LOT OF – CASA CLAUDIA Brasilidade Industrial” - Estão abertas até 20 de dezembro as indicações para participar do prêmio brasilidade industrial, organizado pela editorial Abril e patrocinada pela empresa A LOT OF. 

Para a edição deste ano, o tema escolhido é moveis para sentar, serão considerados desenhos e protótipos de bancos, cadeiras, poltronas, sofás e todo tipo de móvel para sentar com capacidade de ser produzido em serie. O Prêmio esta divido em três etapas: indicação, triagem e seleção e podem participar pessoas físicas maiores a 18 anos brasileiras natas ou naturalizadas.

A divulgação dos 10 projetos finalistas será realizado pelos sites http://www.casa.com.br e
http://www.alotofbrasil.com.br e pela Revista Casa Claudia.
A seleção do projeto ganhador será realizado pela comissão julgadora composta por:
Marva Griffin – Diretora do Salone Satellite de Milão
Alessandro e Francesco Mendini – arquitetos e designers italianos
Fabio Novembre – arquiteto e designer italiano
Vanni Pasca – critico de design italiano
Pedro Ariel Santana – diretor de Redação da Revista Casa  Claudia
Pedro Paulo Franco – diretor da Alot Of Brasil
O resultado final será divulgado na cerimônia de premiação que será realizada na sede da organizadora, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, em data a combinar. O premio para o ganhador é (um) pacote de viagem para Milão, na Itália, no mês de abril de
2014, durante a realização do Salão do Móvel. O pacote de viagem abrange:
1) 01 (uma) passagem aérea Brasil/Itália/Brasil;
2) 04 (quatro) noites de hospedagem em apartamento Quarto Standard em hotel Dover (2 estrelas)
E o protótipo do móvel do ganhador será exposto no Salão do Móvel 2014, na Itália, em período determinado oficialmente pela organizadora do Salão de Milão, em veículos de notório saber, em data, local e horário a ser definido pela organizadora.
Maiores informações
home. http://alotofbrasil.com/brasilidade
participe. http://alotofbrasil.com/brasilidade/participe
contato. http://alotofbrasil.com/brasilidade/contato
e-mail. brasilidade@alotofbrasil.com
siga alotof brasil pelo facebook https://www.facebook.com/brasilalotof

Homenagem ao Zeca D'Acampora

21 de novembro de 2013 0

vivá

Hoje à noite, em evento para convidados e uma oportuna estratégia de marketing, acontece o Festival Vivá de Gastronomia, que vai reunir cinco chefs da região de Cacupé para degustação de pratos. Na programação, um momento especial para a entrega do Prêmio Zeca D’Acampora, uma homenagem póstuma ao chef que resgatou a tradição junto com a culinária moderna. Os troféus serão entregues aos chefs Alysson Müller (Restaurante Rosso),  Helton Costa (Cantina Sangiovese), Roberto Bento Pereira – Betinho – (Bistrô D’Acampora), Vitor Gomes (Ponto G) e Klaus Pahl (Artusi), que estarão juntos no Vivá Residence Cacupé para apresentar receitas exclusivas. O chef  Beto Barreiros (Box 32) também estará presente e receberá um troféu pela divulgação da gastronomia da Ilha.

Durante o evento, o artista plástico Fernando D’Acampora, filho mais novo do chef Zeca, vai pintar um quadro que será comprado pelo Grupo Get, incorporadora do Vivá Residence Cacupé. O dinheiro sera revertido para uma instituição de caridade escolhida pela família D’Acampora. 

O novo empreendimento fica próximo ao local onde moro e realmente tem chamado a atenção e gerado curiosidade no bairro. Estarei lá para conferir.

Inscrições para o 2º Prêmio Arquitetura Catarinense termina dia 22

21 de novembro de 2013 0

Este ano acontece o 2º Prêmio Arquitetura Catarinense e as inscrições terminam amanhã, dia 22 de novembro. Iniciado na gestão do arquiteto Giovani Bonetti à frente da AsBEA, e do arquiteto Rael Belli, do IAB, o concurso retorna para expor e premiar os melhores projetos de profissionais e escritórios catarinense desenvolvidos nos últimos cinco anos. É uma estratégia interessante de divulgação da arquitetura de qualidade e para chamar a atenção das pessoas para esse campo.

As categorias avaliadas pela comissão julgadora são: Residências; Edifício e/ou Conjuntos Residenciais Multifamiliares; Edifícios Comerciais – shopping center, supermercados, lojas de varejo, atacado e outros -; Edificações e Conjuntos habitacionais de interesse social; Edifícios para Hotelaria; Edifícios Institucionais públicos ou privados; Edifícios de Serviços Público ou Provados; Edifícios Industriais; Arquitetura Corporativa; Arquitetura de Interiores; Projetos de Restauro e Conservação de edifícios e sítios e arquitetura paisagística.

“Esta é mais uma ação de valorização da arquitetura catarinense, a exposição dos trabalhos e profissionais participantes. É preciso fazer o debate sobre a arquiteura e urbanismo e envolver a sociedade nesta roda. Neste sentido, o prêmio é um reconhecimento e incentivo para os profissionais e escritórios catarinenses e uma forma de evidenciar o portfolio do Estado”, destaca Rael Belli, presidente do IAB/SC. As inscrições para o prêmio podem ser feitas através do site: www.sc.asbea.org.br

CRONOGRAMA

26/11 – Julgamento;

11/12 – Premiação (local: Museu Cruz e Sousa)

Para quem não viu ou para rever o programa, segue link da festa de premiação do 1ª Prêmio Arquitetura Catarinense do qual fomos parceiros.

Identidade visual da V Bienal Brasileira de Design será revelada em dezembro

21 de novembro de 2013 0
bienal

Da esquerda para a direita: Bruno Porto, Adélia Borges, Marco Aurélio Porto, Roselie Lemos, Letícia Garizi, Lincoln Seragini e Beatriz Carneiro.

O vencedor do concurso para a identidade visual da V Bienal Brasileira de Design foi escolhido segunda, dia 18, em Florianópolis, mas só será revelado em dezembro, dia 4 em uma grande festa na FIESC. O prêmio é de R$ 35 mil.  O  projeto ainda passará por alguns ajustes, segundo a comissão julgadora integrada por  oito profissionais indicados pelo Comitê de Orientação Estratégica da BBD de Florianópolis.

Foram analisadas 17 propostas finalistas dos 90 trabalhos inscritos. Segundo o presidente da comissão julgadora, o designer Bruno Porto, as discussões foram acirradas até a escolha de um projeto que marcasse a V BBD e se adequasse aos critérios definidos, principalmente ao conceito da bienal que foca no Design para Todos.

Foram vários os desafios: eleger uma identidade visual adequada aos olhos dos brasileiros e atraente ao olhar estrangeiro; ser atemporal e atualizada já que a bienal acontece em 2015; e compreendida amplamente pelas pessoas.

O júri

Participaram do júri Bruno Porto, designer e curador da Bienal de Design Gráfico da ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil); Lincoln Seragini, consultor de Economia Criativa e proprietário da Seragini/Farné; Adélia Borges, jornalista, escritora e especialista em design escolhida como curadora da V BBD; Roselie Lemos, presidente da SC Design (Associação Catarinense de Design); Letícia Castro Gaziri, diretora executiva do Centro Brasil Design (CBD); Marco Aurélio Lobo, gestor de projetos da Unidade de Inovação e Design da Apex-Brasil; Natalino Uggioni, superintendente do Instituto EuvaldoLoddi (IEL/SC); e Beatriz Carneiro, representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

 

Sobre a Bienal

A BBD tem o objetivo de apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design em seu dia a dia. Dessa forma, propicia a reflexão sobre o tema e promove a atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços.

A primeira edição, realizada em 2006 na Capital paulista, reuniu 35 mil visitantes e 600 produtos. O número de produtos expostos dobrou em 2008, em Brasília, quando a mostra atraiu 40 mil visitantes.

Em 2010, em Curitiba, a Bienal contou com nove mostras espalhadas por seis espaços, que incluíram pavilhões de exposição e parques e teve como temática central “Design, Inovação e Sustentabilidade”. Em 2012, foi realizada em Belo Horizonte, com o tema “Diversidade Brasileira”. Uma decisão estratégica definiu que a quinta edição ocorreria em 2015, em razão dos eventos esportivos que vão mobilizar o País em 2014 e 2016.

Em Florianópolis, os preparativos para o evento já começaram. Uma exposição com produtos catarinenses que se destacam pelo design rodou Santa Catarina e passou pelo Rio Grande do Sul. Recentemente foi escolhido o nome da curadora, Adélia Borges, que também respondeu pela curadoria da Bienal de Curitiba.

A V BBD é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo de Santa Catarina e promovida pela FIESC e pela Associação Catarinense de Design (SC Design).

 

Feira de eletroeletrônicos

20 de novembro de 2013 0

angeloni toca-disco2

Angeloni convida para mais uma Feira de Eletroeletrônicos na loja de Capoeiras, em Florianópolis. São cerca de 15 expositores ocupando 1.080 metros quadrados no estacionamento coberto da loja, com muitas novidades e promoções, além de condições especiais de pagamento.

As consagradas marcas como LG, Samsung, Electrolux, Sony, Panasonic, Fischer, Whirpool, entre outras, estão presentes com novidades do setor, mostrando a tecnologia atual e o design contemporâneo dos aparelhos. Entre as novidades, o Galaxy Note 3 nas cores branca e preta e como acessório, o relógio inteligente Galaxy Gear em cinco cores com câmera 1.9MP 1.6″ touchscreen e Bluetooth.

O evento tem entrada gratuita ao público, que repete o sucesso de anos anteriores com o posto “Troca-Troca”, um estande instalado na feira para onde o cliente poderá trazer o seu eletroportátil usado que renderá bônus na compra de um novo. É importante destacar que todos os produtos recolhidos no “Troca-Troca” serão doados para instituições cadastradas pela Ação Social Angeloni. 

Feira de Eletroeletrônicos Angeloni

Data: até dia 12 de dezembro

Horário: de 2ª a 6ª, das 16h às 22h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.

Local: estacionamento coberto da loja Supercenter Capoeiras 

Endereço: Av. Ivo Silveira, 2445 – Capoeiras – Florianópolis/SC

Entrada Franca